O perfil epidemiológico pode ser um grande decisor na tomada de decisões, a fim de preservar a saúde dos colaboradores.
O perfil epidemiológico é conhecido como um estudo, feito para identificar o quadro de saúde de uma certa população, ou de um certo ambiente. Traçar esse perfil ajuda a identificar e avaliar os principais problemas que afetam um grupo de pessoas, como por exemplo, no ambiente de trabalho. Com o resultado, é possível ter a prevenção, controle e tratamento destes problemas.
Uma das grandes questões é: por onde começar a coleta de dados? E quais dados são necessários?
É necessário explicar que essa coleta é feita por meio de questionários personalizados, que abordam questionamentos como incidência e prevalência de doenças, hábitos de vida, condições socioeconômicas e os fatores de risco.
A importância do perfil epidemiológico
O perfil epidemiológico tem um papel de extrema importância para tomada de decisões e planejamento para prevenir doenças em um determinado lugar.
>> Perfil epidemiológico: entenda como funciona nas ações preventivas
Quando falamos do perfil epidemiológico no âmbito ocupacional, falamos sobre a importância de zelar pela vida dos colaboradores de uma determinada empresa. Esse perfil traça uma compreensão clara dos desafios de saúde enfrentados pela população da área.
Ainda, o perfil permite que os gestores da empresa (no caso de saúde ocupacional) ou de saúde pública (no caso da população em geral) e os planejadores alinhem novas estratégias para as necessidades do local.
Por exemplo: em uma área da fábrica, um grupo de profissionais está tendo problemas auditivos.
A partir do perfil epidemiológico, os gestores vão trazer recursos para campanhas de prevenção, irão falar mais sobre o uso de EPI, educar sobre tratamentos, e irão monitorar para diminuir os casos.
Tipos de doenças ocupacionais que podem ser encontradas no perfil epidemiológico
As doenças ocupacionais vêm mudando com o passar dos anos, e com base nas declarações de saúde, atestado e análise de internações hospitalares, é possível visualizar quais doenças estão em evidência no ambiente de trabalho. Veja alguns exemplos que podem ser recorrentes:
- Surdez/Perda auditiva induzida por ruído (PAIR): no topo das doenças ocupacionais mais comuns, a surdez e PAIR ganham destaque, e geralmente ocorrem quando os colaboradores estão em exposição a sons elevados e ruídos acima de 80 decibéis.
- Asma ocupacional: a inalação de partículas de poeira, gases ou fumaças nocivas à saúde podem causar estreitamento e obstrução das vias aéreas, fazendo com que os colaboradores tenham asma ocupacional.
- Problemas na visão: no ambiente ocupacional, podem ocorrer diferentes doenças na visão, como catarata, conjuntivite, dificuldade para enxergar, visão embaçada e dor de cabeça.
- Antracose pulmonar: essa doença atinge o pulmão e acontece devido a inalação de partículas nocivas à saúde.
- Doenças psicossociais: os transtornos mentais ganham destaque, causando estresse, ansiedade, depressão, dores musculares e enxaqueca. Essas doenças ocorrem ao trabalhar em ambientes com conflitos, assédios morais ou altas pressões que afetam o psicológico do colaborador.
- Dorsalgias: doença causada pelo esforço repetitivo e/ou uso excessivo de força ao levantar peso. As dorsalgias podem causar problemas de coluna, hérnias de disco e desvios.
- Câncer de pele: trabalhadores que estão expostos por longos tempos ao sol ou irradiação podem ter câncer de pele.
Esses são apenas alguns exemplos. O perfil epidemiológico avalia as doenças que um grupo de trabalhadores está tendo e se as doenças tiverem um senso comum, medidas precisam ser implementadas e é necessária uma investigação para saber o motivo disso.
Benefícios de fazer o perfil epidemiológico na empresa
Traçar o perfil epidemiológico em uma empresa traz benefícios para ambos os lados, tanto para os colaboradores, quanto para gestores. É dever da empresa, cuidar e zelar pela saúde de cada trabalhador, e por isso, é importante analisar as doenças que estão ocorrendo no ambiente e pensar estrategicamente a fim de preveni-las.
Veja alguns dos benefícios:
- Planejamento de estratégias: com o perfil epidemiológico, a equipe de saúde ocupacional da empresa poderá traçar estratégias para prevenção de doenças.
- Diminuição do absenteísmo: após ter uma estratégia, o número de casos de doenças ocupacionais diminui e com isso, há redução do absenteísmo.
Melhora do clima organizacional: com mais saúde e segurança no ambiente em que trabalham, os colaboradores ficam mais satisfeitos e com isso, há uma melhora no clima organizacional.
Quer tecnologia ao fazer seu perfil epidemiológico? Conheça o SOC
Com o SOC, sistema de Saúde e Segurança do Trabalho, é possível extrair o Relatório de Perfil Epidemiológico.
Com 22 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701.
Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento.
300 funcionalidades para Gestão de SST completa.
O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:
- SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
- Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
- Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET. A primeira e mais completa rede do mercado, onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
- SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter