A NR-26 é a norma que regulamenta as sinalizações de segurança, necessárias para prevenção de acidentes e riscos.
A NR-26 é a Norma que regulamenta as sinalizações de segurança. Isso porque, o Brasil ainda está no topo no ranking de acidentes do trabalho, portanto, a NR-26 veio para cuidar da sinalização de segurança, indicando, a partir de cores, os riscos existentes para os trabalhadores no local.
Essa norma regulamentadora tem o objetivo de, com a sinalização, prevenir acidentes do trabalho.
O que é a sinalização de segurança?
A sinalização de segurança diz sobre um conjunto de elementos visuais, sonoros ou táteis, que informam e auxiliam na identificação de áreas de perigo, a fim de orientar as pessoas em relação aos riscos existentes em um determinado local.
Existem diversos tipos de sinalização como placas, luzes de emergência, alarmes sonoros, etiquetas e entre outros. Tudo irá depender do ambiente e da necessidade de informar as pessoas no local.
As cores da sinalização
Além disso, a sinalização de emergência é dividida por cores:
>> Quais são as cores dos riscos ocupacionais? Confira
- Vermelho: a sinalização vermelha é uma das mais comuns, e significa ‘combate ao incêndio’, indicando a presença de água, portas de emergência, sirenes e/ou extintores de incêndio.
- Branco: o branco é muito comum em passarelas e corredores, indica o sentido da circulação e passagens, ainda, é usado para mostrar a localização de zonas de segurança, coletores de resíduos ou outros.
- Preto: indica a presença de combustíveis com grande viscosidade, como óleo combustível, lubrificantes e piche. Pode ser usado em combinação com o branco.
- Laranja: o laranja é a cor da atenção, por ser uma cor chamativa, ganhou o significado para mostrar a presença de possíveis ameaças no local. É comum ver em equipamentos de salvamento aquático, por exemplo, além de bordas de serras, prensas e outros.
- Amarelo: assim como todos já conhecem pelos semáforos no trânsito, amarelo simboliza ‘cuidado’. É utilizado em corrimãos, parapeitos, pisos molhados e outros.
- Verde: o verde é a cor da segurança, e você pode encontrá-lo em caixas de armazenamento de EPI, emblemas de segurança, sinalizações de porta, saídas de emergências, itens de primeiros socorros e outros.
- Púrpura (Roxo): a cor roxa é encontrada quando há riscos provenientes de radiações eletromagnéticas e partículas nucleares. É comum encontrá-la em salas de raio X, e locais de armazenamento de itens com radiação.
Essas cores seguem as regras da ABNT NBR7195, que estabelece as cores a serem utilizadas em locais de trabalho para prevenção de acidentes.
Por que as cores são utilizadas como indicativos?
Com isso, vimos que as cores:
- Indicam equipamentos de segurança a serem utilizados;
- Advertem contra possíveis riscos;
- Delimitam as áreas de atuação.
NR-26 e os produtos químicos
A NR-26 também regulamenta a classificação e sinalização de produtos químicos e segue os padrões internacionais, como o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS).
>> Atenda as Normas Regulamentadoras e faça uma gestão eficiente
É obrigatoriedade do fabricante ou do fornecedor do produto elaborar a Ficha com Dados de Segurança (FDS) para todo produto químico que é classificado como perigoso no mercado nacional.
Rotulagem Preventiva
Entre as obrigatoriedades, os produtos químicos devem ser rotulados com as informações de manipulação, deixando claro os perigos do produto. As informações que deve conter são:
- Identificação e composição do produto químico;
- Pictogramas de perigo;
- Palavra de advertência;
- Frases de perigo;
- Frases de precaução;
- E outras informações necessárias.
No caso de produtos químicos que não são perigosos, devem dispor a rotulagem preventiva simplificada que contenha o nome e a informação sobre o que se trata o produto, além de recomendações de precaução, tudo isso conforme o GHS.
Explicando a Ficha com Dados de Segurança (FDS)
Ainda entre as exigências da NR-26, está a necessidade de que todos os produtos químicos em um uso nos ambientes de trabalho tenham uma Ficha com Dados de Segurança (FDS). Esse é um documento que possui como objetivo comunicar ao trabalhador sobre a segurança do produto químico, como informações de armazenamento, composição química, identificação, possíveis riscos de acidente, medidas de primeiros socorros, meios de extinção recomendadas, e por aí vai…
Todos os funcionários devem ter acesso a FDS, para que possam ler quando desejarem. E ainda, todos devem passar por treinamentos para entender as informações que estão contidas na Ficha com Dados de Segurança.
Compreender a importância da FDS é imprescindível, isso porque as informações que estão contidas nesse documento são fundamentais para entender os perigos e as consequências sobre a exposição aos produtos químicos.
Gestão completa de SST? Conheça o SOC
Com 22 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701.
Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento.
Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades.
300 funcionalidades para Gestão de SST completa.
O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:
- SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
- Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
- Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado, onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
- SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter