Equipe de profissionais que atua em consultoria e informatização é o principal diferencial do modelo desenvolvido para o setor de Saúde e Segurança do Trabalho
Nos últimos anos, o Maestro BPM consolidou sua presença no mercado como um sistema especializado em “Gestão de Processos”. Dentre suas premissas estratégicas está o fato de ser um produto tecnológico que permite criar e operacionalizar fluxos de trabalho de forma ilimitada. Isso significa afirmar que o cliente pode desenhar o processo de negócio, conforme a necessidade da sua empresa, independente do seu ramo de atividade. Agora, o software investe seu conhecimento e coloca à disposição de seus usuários um modelo para gestão automatizada dos processos em Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
O conceito desenvolvido pela Make Technology, empresa mantenedora do software, foi batizado de Maestro SST. Ele consiste em ser uma solução exclusiva e inovadora para o mercado de SST. Entre os diferenciais competitivos está a possibilidade de fornecer soluções para automatizar a gestão de processos dentro de um segmento que envolve profissionais, rotinas e situações diversificadas. Emissão de alertas sobre atividades, controle dos prazos para a realização dos trabalhos, prevenção de abandonos de tarefas e a geração de indicadores sobre o desempenho dos processos estão entre as principais vantagens.
Michel Brito, gerente comercial do Maestro BPM, explicas alguns dos objetivos do novo modelo. “Iremos prover soluções adequadas para a gestão em SST, desde o processo relacionado ao exame admissional, até a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), no momento do desligamento do colaborador. Esta facilidade será muito útil para empresas médicas prestadoras de serviços. No caso das corporações que possuem SESMT próprio, podemos integrar os seus serviços com as áreas co-relacionadas, como RH, almoxarifado, tecnologia, financeiro, compras, clientes, parceiros e fornecedores”.
Redução de custos
Por meio da metodologia BPM, o modelo reduz até 25% dos custos operacionais já no primeiro ano de implantação (*). Visibilidade do processo, minimização de falhas operacionais, alertas automatizados, repositório de documentos, relatórios gerenciais, integração entre departamentos, agilidade, controle e monitoramento da produção estão entre os processos e documentos de SST gerenciados pela proposta tecnológica e operacional do Maestro. “Percebemos que a falta de uma gestão inteligente destas demandas acaba criando gargalos nas empresas. Por isso desenvolvemos recursos inovadores”.
Entre os fluxos do Maestro SST, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é tratado de forma globalizada, com o gerenciamento dos serviços e exames como o Admissional, Periódico, Mudança de Função, Retorno ao Trabalho, Demissional e Audiometria. Também é realizada a rotina de controle dos afastamentos dos colaboradores (Absenteísmo), entrega e devolução de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), gestão do PPP, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), grupos ocupacionais, riscos e exames complementares.
Expertise
O gerente ressalta o período focado em Gestão Ocupacional como o diferencial de seus produtos. “Nosso grupo acumula mais de uma década no desenvolvimento de softwares para o segmento, com a liderança de mercado conquistada pelo SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional. Ele faz a operação completa em SST, enquanto o Maestro SST gerencia, analisa e acompanha os procedimentos que alimentam o SOC, operando de forma integrada. As soluções evitam controles paralelos, planilhas, impressos, retrabalhos, ausências e perda de prazos. O processo nunca é interrompido”, conclui.
(*) Fonte: Pesquisa Gartner Group