Realizada anualmente em 28 de abril, comemoração pela data em 2013 terá como foco a prevenção de doenças ocupacionais por todo o mundo
A data de 28 de abril é lembrada como o “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”. Em 2013, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) colocou como foco desta campanha a prevenção de doenças ocupacionais, reconhecendo o papel de leis, educação e políticas contínuas em Gestão Ocupacional por todo o planeta. Estatisticamente, as doenças ocupacionais ainda são responsáveis pela maioria das mortes relacionadas ao trabalho. Neste contexto, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional reforça a importância da tecnologia e da cultura de prevenção em ambientes profissionais pelo Brasil.
Conforme dados estimados da OIT, de um total de 2,34 milhões de mortes no trabalho por ano, apenas 321 mil são relacionadas com acidentes. Os demais óbitos são causados por diferentes doenças ocupacionais. Isso equivale uma média diária de mais de 5.500 mortes. Ainda segundo os estudos da entidade, a falta de prevenção e políticas adequadas têm efeitos negativos não somente na vida dos trabalhadores e suas famílias, mas em toda a sociedade. Este cenário gera custos governamentais, perda de produtividade empresarial e sobrecarga nos sistemas de previdência e seguridade social.
Do ponto de vista econômico e social, a prevenção é mais eficaz e menos onerosa. Tratamento e reabilitação são mais caros em todas as nações. Reconhecendo este custo benefício, a OIT entende que todos os países podem tomar medidas para melhorar a capacidade de prevenir doenças relacionadas ao trabalho. Como em todos os anos, o programa mundial da instituição sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente vai preparar um relatório que servirá de pano de fundo ao tema. Este ano, ela vai chamar governos, empregadores, trabalhadores e organizações para colaborar no desenvolvimento de políticas e estratégias nacionais para a prevenção de doenças ocupacionais no mundo.
“Quando falamos no tema, pensamos nos cuidados que o ser humano deve ter ou receber em seu local de trabalho. Mas a Gestão Ocupacional vai além, por isso devemos celebrar o dia de 28 de abril com muita importância, reconhecimento e divulgação. O bem estar do ambiente profissional é dever de todos. É justo reconhecer o papel do trabalhador, empregador, gestores de RH, educadores, psicólogos, engenheiros, técnicos, enfermeiros e médicos do trabalho neste universo. O SOC e a tecnologia também fazem parte desta engrenagem, onde dedicamos esforços diários por uma luta tão nobre. Comemoremos sem perder o foco na causa”, ressalta Alexandre Ehrenberger, diretor executivo da AGE Technology, empresa responsável pelo SOC.
Dados: OIT – Organização Internacional do Trabalho