Melhorar o fluxo de comunicação, ambiente de trabalho saudável, valorizar pessoas e fomentar a melhoria continua estão entre os desafios da gerência de RH
“Vamos nos questionar. Vamos nos reinventar”, resume de forma objetiva Luiz Alvarenga Torres, gerente de RH da AGE Technology, mantenedora do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional. A frase sintetiza a política de Gestão de Pessoas que é uma das apostas da empresa desde 2012, quando um novo DNA foi implantado no SOC. O primeiro desafio foi apresentar uma avaliação estratégica para cuidar do capital humano da companhia. Diante da aprovação da Diretoria, o trabalho evoluiu e colhe resultados positivos a cada dia. Recrutamento, plano de carreira, política salarial, qualificação, academia de lideranças, estratégias de informação e incentivos estão entre os projetos, desafios e ações diárias deste setor.
O primeiro desafio de Torres foi conduzir o processo de transição para a chegada de um novo gerente de Serviços, posto liderado atualmente por Marco Posva. Depois de aprovada sua seleção à frente da gerência, uma nova equipe de trabalho também foi montada para ajudá-lo. “Trouxemos dois consultores, uma analista e dois estagiários. Além disso, a área de Serviços do SOC irá crescer em breve e possui uma metodologia de melhoria contínua. O processo de mudança desta área foi considerado um sucesso interno e junto à comunidade SOC que utiliza os serviços desta gerência. Em paralelo, iniciamos outros projetos de RH, ações de rotina e implantamos o plano de cargos e salários de toda a empresa”, revela Torres.
Depois dos desafios iniciais da sua gerência, Torres iniciou projetos pioneiros em Gestão de Pessoas com toda a equipe SOC. O primeiro deles foi batizado de “Interagindo”, metodologia que aborda como as pessoas estão trabalhando em equipe. Foi criado um ambiente de aproximação com reuniões quinzenais. O gerente revela que são debatidos temas sobre ambiente de trabalho, clima pessoal, relacionamento entre áreas e projetos sobre Gestão de Pessoas que possam ser implantados. “O Interagindo envolve Diretoria e gestores de áreas, quebrando qualquer cultura técnica ou familiar de administração. Depois das reuniões, as equipe partem para a prática e cobram melhorias na gestão de seus departamentos”.
Com apelo participativo, o Grupo de Melhoria Continua (GMC) é o projeto mais democrático da gerência de RH. Formado por colaboradores de áreas distintas, ele não abriga gerentes ou cargos de chefia. É formado por colaboradores com postura construtiva e que podem opinar desde o modelo de negócio até a qualidade de vida na empresa. “Cada um traz uma dica de melhoria. Três ideias são priorizadas sempre. A Diretoria aprova e a equipe monitora o andamento das ações. Criação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Empresa Limpa (sustentabilidade) e Ergonomia Funcional (conforto no mobiliário e instalações) são os primeiros projetos apresentados pelo GMC. Com total apoio da direção, vamos nos reinventando a cada dia, preservando o nosso maior patrimônio, o capital humano”, conclui o gerente.
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