Por Nestor W. Neto
No campo da segurança do trabalho e gestão de riscos, é comum se deparar com termos técnicos que, à primeira vista, podem parecer semelhantes, mas possuem diferenças importantes em suas aplicações no dia a dia. Dois desses termos são “matriz de risco” e “inventário de risco”.
MATRIZ DE RISCO
A matriz de risco é uma ferramenta que nos ajuda a entender visualmente a avaliação e priorização dos riscos identificados em um determinado processo ou ambiente de trabalho.
Por causa da NR 01, as empresas brasileiras normalmente utilizam matrizes de risco que classificam os riscos ocupacionais através dos critérios de probabilidade de ocorrência e severidade das consequências.
A severidade se relaciona com a possibilidade da gravidade e caso de acidente ou lesão. Já a probabilidade busca definir quais são as chances do evento indesejado ocorrer.
A matriz de risco permite que os gestores, profissionais do SESMT e outros interessados visualizem rapidamente quais riscos precisam de atenção imediata e quais podem ser monitorados com menor urgência.
INVENTÁRIO DE RISCO
O inventário de risco, por outro lado, é um levantamento detalhado de todos os riscos identificados em um ambiente ou processo de trabalho específico.
O inventário de riscos pode ser elaborado com riscos qualitativos e quantitativos. Ele é uma lista que documenta cada risco, suas características, nocividade, probabilidade de exposição, limites de exposição, nível de ação, as condições que o geram e as possíveis consequências. Além disso, o inventário de risco inclui informações que podem ajudar a organização a definir as medidas de controle e recomendações para ações de mitigação.
O inventário de risco é essencial para a criação de um plano de ação eficaz, pois fornece uma visão ampliada dos perigos presentes no ambiente de trabalho. Ele serve como um ponto de partida para a análise e gestão de riscos, em algumas organizações oferecendo, inclusive a base necessária para a elaboração de matrizes de risco e outras ferramentas de análise de risco.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS
Enquanto a matriz de risco é uma ferramenta analítica que ajuda a priorizar os riscos com base em sua severidade e probabilidade, o inventário de risco é um documento descritivo que lista todos os riscos identificados, independentemente de sua prioridade.
A matriz de risco é utilizada para decidir sobre quais riscos devem ser tratados primeiro, facilitando gestão dos recursos da organização. Já o inventário de risco serve como um registro detalhado dos riscos, sendo essencial para a implementação de medidas preventivas e para a gestão de riscos como um todo.
Conheça o SOC
Quer soluções eficazes para a gestão de GRO e PGR? Escolha o SOC, Software líder de Gestão Ocupacional. Isso porque o SOC será um grande aliado, visto que é totalmente voltado para essa área e está sempre atualizado.
Com 22 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701.
Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento.
Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades.
300 funcionalidades para Gestão de SST completa.
O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:
- SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
- Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
- Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado, onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
- SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter