A comunicação desempenha um papel fundamental quando se trata de Segurança do Trabalho, afinal, sem ela, o risco de acidentes pode aumentar.
Risco… Essa palavra é muito falada no mundo de Segurança, mas afinal, qual o significado? Avaliando o dicionário Oxford, podemos ver que risco é um substantivo masculino que significa ‘probabilidade de perigo, geralmente com ameaça física para o homem e/ou para o meio ambiente, como por exemplo “risco de vida”.’
Ao falar de Segurança do Trabalho, o risco é mencionado dia a dia, afinal, precisamos evitá-los. Os riscos ocupacionais são aqueles que representam algum tipo de perigo à saúde dos colaboradores de uma empresa (desde lesões ocupacionais simples a risco de afastamento e morte). E é por isso que a comunicação na área de Segurança do Trabalho é imprescindível.
O papel da comunicação na Segurança do Trabalho
A comunicação no ambiente de trabalho vai além de transmitir uma simples informação, é um processo que deve ser completo, envolvendo a troca de ideias, fazendo com que o trabalho de equipe seja aflorado, conscientizando os colaboradores e promovendo uma boa cultura de segurança.
Software para Segurança do Trabalho: SOC é líder em soluções
Veja alguns dos pontos que envolvem a comunicação:
- Conscientização: ao comunicar os riscos de forma clara, você aumenta a conscientização os colaboradores sobre os perigos presentes no local de trabalho, fazendo-os que fiquem mais atentos.
- Engajamento dos colaboradores: quando a comunicação sobre segurança faz parte da rotina, o engajamento dos colaboradores aumenta, fazendo com que todos façam parte da solução.
- Melhora do clima organizacional: quando há uma comunicação aberta e transparente sobre segurança, isso contribui para um clima organizacional mais positivo, fazendo com que os colaboradores tenham mais confiança.
- Cumprimento da legislação: quando todos os colabores entendem sobre seu papel com a segurança, cumprir a legislação fica muito mais fácil, evitando multas para a empresa.
- Melhora da imagem da empresa: uma empresa que demonstra essa preocupação com a segurança de seu time transmite uma imagem positiva para os clientes e toda a sociedade.
E como consequência, com a comunicação, há prevenção de acidentes. Uma vez que, os colaboradores entendem todos os procedimentos de segurança, utilizam os equipamentos, ajudam o colega de trabalho e passam a identificar riscos, o número de acidentes tende a cair.
Como melhorar a comunicação para Segurança do Trabalho?
Há interrupções na comunicação da empresa quando se trata de segurança do trabalho? É importante trabalhar isso, e existem diferentes pontos que podem ser melhorados.
Entre esses pontos, podemos falar sobre canais de comunicação diversos. Os colaboradores podem ser atingidos de diferentes formas, como por meio de reuniões, treinamentos, e-mails e até mesmo cartazes na empresa.
Além disso, ao fazer esse tipo de comunicação precisa ser clara e objetiva, para que atinja todos os públicos. Ainda, os líderes devem oferecer feedbacks constantes, para que os processos sejam transparente e mostrando que as opiniões são valorizadas, os líderes têm esse dever de serem exemplos na cultura de segurança, devem mostrar o que deve ser feito.
Portanto, se ocorreu algum acidente, a investigação também faz parte do processo de comunicação. Após investigar e ter um resultado sobre o ocorrido, é importante alertar toda a equipe.
Comunicando os riscos no ambiente de trabalho
O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e o Programa de Gerenciamento de Riscos são obrigações constantes da NR-01, a fim de garantir a segurança e saúde de toda a equipe.
No GRO, são feitas ações como avaliação de riscos, adoção de medidas de proteção coletiva e individual e treinamentos para conscientização.
Já no PGR, é feito um documento para avaliar os riscos do manuseio de substâncias perigosas como produtos químicos, gases e explosivos.
GRO e PGR: entenda as diferenças entre eles (soc.com.br)
Entretanto, ambos têm algo em comum: os riscos. Eles avaliam os riscos e possuem ações para mitigá-los, e trabalham sempre em conjunto. E então, podemos dizer que fazer o GRO e o PGR é o primeiro passo para comunicar os riscos, afinal, é necessário entender os impactos desses riscos.
Após analisar e classificar o risco, é hora de comunicar para toda a equipe, para que todos estejam atentos e trabalhem em conjunto para evitá-los. Eventualmente, esses riscos podem ser lembrados em reuniões ou treinamentos da equipe, assim como as precauções que devem ser tomadas. Além disso, realizar o Diálogo Diário de Segurança, o DDS, é uma forma de relembrar todos os dias sobre a segurança.
O que não pode faltar no Inventário de Riscos do PGR (soc.com.br)
Segurança é um dever de todos
Não importa qual o segmento de atuação da sua empresa, estamos diariamente expostos à riscos, que envolvem questões de segurança do trabalho. Até mesmo os melhores planos estratégicos, ainda podem falhar por causa de falhas na comunicação. Mensagens podem ser mal interpretadas, recebidas incorretamente ou até mesmo deixar de ser transmitidas, gerando confusão entre os funcionários. Portanto, podemos dizer que investir em uma comunicação interna clara e eficiente demonstra, em primeiro lugar, uma preocupação legítima, que reforça a relação de confiança entre corporações e colaboradores.
Cuidar da saúde e segurança dos colaboradores da empresa é imprescindível. Todos os colaboradores desejam voltar para sua casa e para suas famílias ao fim do dia. Além disso, investir no bem-estar da equipe traz uma série de benefícios tanto para os funcionários quanto para a organização como um todo.
>> Gestão de saúde ocupacional: qual a importância para sua empresa? (soc.com.br)
Por isso, utilize ferramentas que ajudem a fazer toda a gestão de saúde e segurança desses colaboradores, faça com que se sintam especiais e cuidados. Isso irá render frutos no ambiente de trabalho.
Conheça o SOC
O SOC é o maior e mais completo Software Integrado de Gestão Ocupacional do Brasil, com clientes em 27 dos estados brasileiros.
Abaixo alguns números expressivos atualizados da nossa operação:
- +16 milhões de vidas gerenciadas;
- + 7.000 clientes;
- + 710 mil empresas gerenciadas;
- +170 mil usuários ativos;
- 100% online.
Com 23 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701. Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho. Dessa maneira, acumulando o maior número de inovações do segmento.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter