Adotar algumas medidas de prevenção baseadas na computação defensiva contra ataques de vírus é essencial para não perder dados do computador
Já ouviu falar com computação defensiva? Este é um termo relativamente novo, surgido nos Estados Unidos, mas que aponta para a importância de se adotar medidas preventivas de segurança dos computadores. A computação defensiva é um conceito de garantia de informação na qual várias camadas de controles de defesa são colocadas em um sistema de tecnologia de informação.
Sua intenção é fornecer proteção extra em casos de falha de segurança ou de vulnerabilidade do sistema. Basicamente, 4 pilares compõem o conceito de computação defensiva, sendo eles:
Backup
Especialmente para quem precisa do computador para trabalhar e guarda arquivos importantes nele, é bom ficar atento para os backups. Eles são uma cópia de segurança e permitem resgatar todos os dados perdidos em caso de ataques por malwares ou até mesmo por um problema técnico do computador. O ideal é fazer o backup diariamente, seja do computador, do tablete ou do celular, e deixar as cópias dos arquivos salvos em em dispositivos como pendrives, HD externa ou na nuvem, em serviços online como Google Drive, Dropbox e SkyDrive.
Atualização de software
Ao visualizar uma página na web seu PC fica infectado com um software malicioso, o chamado malware. Isso pode acontecer por uma razão: seu computador está com o software desatualizado e com bugs já bem conhecidos. Por isso é sempre recomendado a atualização do software para possíveis correções de bugs, além de fazer a atualização dos navegadores e até mesmo do Adobe Acrobat, já que ele é um alvo constante de ataques de malware.https://www.soc.com.br/blog/veja-a-importancia-de-manter-o-seu-navegador-sempre-atualizado/
Antivírus
O mercado de computação disponibiliza diversos softwares anti-spyware e malware (antivírus) pagos e gratuitos, mas é preciso analisar bem qual deles é o ideal para o tipo de proteção que o seu computador/tablet precisa. Vale lembrar que os aparelhos celulares também merecem essa proteção, principalmente em casos em que o usuário do aparelho acessa e-mail, redes sociais e contas bancárias pelo aparelho móvel.
Firewall
O Firewall é um software que atua como uma barreira de proteção, controlando todo o tráfego de dados entre um computador e a Internet. Com ele, é permitida a transmissão e a recepção apenas de dados autorizados. Existem firewalls que combinam hardware e software e firewalls baseados somente em software, sendo este último o tipo mais recomendado para uso doméstico.