Blog

Como reduzir o absenteísmo no trabalho

1 de outubro de 2024

Compartilhe

O absenteísmo no trabalho pode ser mais comum do que se imagina, portanto, tomar providências a fim de identificar e reduzir taxas de não comparecimento a fim de melhorar os processos da empresa em geral é imprescindível.

O absenteísmo é um termo que se refere ao hábito de não comparecer, de estar ausente sem uma justificativa ou autorização e é muito comum de ocorrer no ambiente de trabalho.

Este não comparecimento pode ser causado por uma variedade de razões, como doenças, questões familiares, problemas pessoais, falta de motivação, insatisfação no trabalho, entre outros. Altos índices de absenteísmo podem impactar negativamente a produtividade da empresa, o moral da equipe e até mesmo a qualidade do serviço prestado.

Para lidar com o absenteísmo, as empresas geralmente implementam políticas de presença no trabalho, e trazem incentivos para promover um ambiente de trabalho saudável, bem como programas de bem-estar e suporte aos funcionários.

Impactos negativos do absenteísmo para as empresas

A ausência de um funcionário impacta em toda a empresa. Afinal, cada um, faz parte do processo e em um ambiente de trabalho há rotinas que contam com cada pessoa, o que afeta a produtividade de toda equipe.

Um dos impactos que a empresa sofre é o impacto financeiro. Isso porque, com funcionários ausentes, há redução na produção, perda de recursos e consequentemente, atrapalha o faturamento total.

Ainda, a equipe fica sobrecarregada, visto que terá que ‘cobrir’ o trabalho de um membro, o planejamento muitas vezes acaba não sendo seguido, bem como metas batidas. O que pode trazer ainda mais desmotivação e causar uma taxa mais alta ainda de absenteísmo.

Ou seja, não é só sobre uma ‘falta ao trabalho’, e sim sobre todos os impactos que isso traz para a empresa. No entanto, é importante encontrar a causa dessa falta, e reverter este cenário.

Causas do absenteísmo no Trabalho

Como dito anteriormente, as causas do absenteísmo podem ser várias, no entanto, é importante identificar a causa. Veja alguns exemplos:

  • Falta de motivação: a falta de motivação pode ser um dos problemas mais recorrentes, isso acontece por jornadas de trabalho excessivas, baixa expectativa quanto ao cargo, falta de descanso, ausência de benefícios, baixa remuneração e outros.
  • Estrutura do trabalho inadequada ou insuficiente: quando o ambiente de trabalho não é confortável e não tem todos os recursos necessários para execução de tarefas.
  • Bullying: por mais que se fale muito sobre o bullying em escolas com adolescentes, o bullying no trabalho é mais comum do que parece. Se dá por atitudes negativas e provações entre funcionários, que acabam afetando a entrega dos trabalhos. O bullying causa medo e tristeza, podendo até desencadear a depressão no colaborador.
  • Estresse e depressão: altos níveis de estresse no trabalho, carga excessiva de trabalho, falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e esgotamento emocional podem levar os funcionários a faltarem ao trabalho para cuidar da saúde mental.
  • Problemas pessoais: doenças, consultas médicas e outras enfermidades podem provocar o absenteísmo.
  • Problemas de família: questões familiares, como cuidados com filhos ou outros familiares doentes, problemas pessoais não relacionados à saúde, como divórcio, luto ou questões legais, também podem levar a ausências no trabalho.

Leia mais sobre as causas do absenteísmo

Entrevista de absenteísmo

Para descobrir efetivamente essa causa, é possível fazer a entrevista de absenteísmo.  Isto é uma ferramenta utilizada para identificar a causa das desídias dos funcionários. Ela tem o propósito de descobrir o verdadeiro motivo pelo qual eles estão saindo antes do horário ou faltando. Ela pode ser realizada de maneira amigável, como se fosse uma conversa, ou em forma de perguntas.

Se for identificada a causa, estratégias poderão ser argumentadas e um plano de ação ser elaborado. As entrevistas podem ser armazenadas e, ao final de um período, ser analisadas pelos gestores, que conseguirão ter maior noção de como lidar com os funcionários, incluindo planejar e implementar novas técnicas que deixem os colaboradores mais animados para o trabalho.

>> Afinal, o que é uma entrevista de absenteísmo? 

Como reduzir o absenteísmo?

Após descoberta a causa, é importante começar a implantar estratégias eficazes para promover a redução da taxa de absenteísmo e aumento no engajamento dos funcionários. Veja algumas dicas:

  • Crie um ambiente de trabalho positivo: para reduzir essa taxa, os funcionários precisam se sentir motivados, promova o trabalho em equipe, ofereça planos de desenvolvimento dentro da empresa, reconheça conquistas, dê elogios, isso irá aumentar a motivação;
  • Promova a saúde e o bem-estar: incentive práticas de saúde entre os colaboradores, implemente programas de atividade física, orientação nutricionista e ofereça suporte para saúde mental e estresse;
  • Implemente políticas claras sobre presença na empresa: é importante estabelecer políticas de presença que definam claramente as expectativas em relação à frequência e às ausências no trabalho. Certifique-se de que essas políticas sejam aplicadas de maneira justa e consistente para todos os funcionários;
  • Ofereça benefícios: programas de benefícios, como plano de saúde, licença remunerada e flexibilidade no horário de trabalho, podem ajudar os funcionários a lidarem com questões pessoais e familiares sem recorrer a faltas não justificadas;
  • Trabalhe para uma boa comunicação em toda a empresa: mantenha uma comunicação aberta e transparente com os colaboradores, assim, será possível identificar problemas de forma precoce, e resolver as preocupações antes que ocorram as faltas;
  • Monitore os dados de absenteísmo: acompanhe e analise regularmente os dados de absenteísmo para identificar padrões e tendências. Isso pode ajudar a entender as causas subjacentes e ajustar estratégias de maneira eficaz.

Ao implementar essas estratégias de forma consistente e adaptá-las às necessidades específicas da sua organização, é possível reduzir o absenteísmo e promover um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável.

E-Book Cultura de Segurança Horizontal
CTA - Ebook Grátis

>> Afinal, o que é uma entrevista de absenteísmo? 

Faça Gestão de Saúde Ocupacional com o SOC

Monitorar o funcionário, fazer a gestão de doenças do trabalho e de toda saúde ocupacional nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário olhar para o lado do colaborador e de toda a empresa.  Por isso, contar com um software para gestão de saúde do trabalho é necessário.

>> Gestão de saúde ocupacional: qual a importância para sua empresa? (soc.com.br)

Com 23 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.

A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701.

Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento.

Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades.

>> Como funciona a Gestão de afastamentos e absenteísmos no SOC

Case de Sucesso absenteísmo no SOC – Delta Saúde

Com o SOC, é possível ter maior controle dos processos de absenteísmo e a Delta tem utilizado de todos os recursos para começar um novo projeto. “Hoje lá na Delta, temos um projeto que chama ‘Projeto de Absenteísmo’ e, sem o SOC, não seria possível estar realizando. É uma ferramenta fundamental para conseguirmos trazer uma melhor realidade, porque você não vê o paciente em um único momento, você vê o paciente no todo, no histórico de vida dele, não só no ocupacional, mas também na parte assistencial, o que facilita bastante nas tomadas de decisões. Não dá para atender sem o SOC, não dá”, conta Vivian Levi, fonoaudióloga da Delta Saúde.

>> Leia o case completo 

300 funcionalidades para Gestão de SST completa.

O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:

  • SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
  • Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
  • Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado, onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
  • Portal do cliente SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.

Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter

 

EBook CTA - Horizontal

Comentários

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

Aceite nos Termos referentes aos Fornecedores SOC:

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Saúde ocupacional

    • Cadastro de Exame
    • Tela de Digitação Rápida
    • SOCAPP
    • Gestão de Convocação
    • Guia de Encaminhamento
    • Pedido de Exames
    • Licença Médica
    • Gestão de FAP

    Segurança no trabalho

    • Cadastro de Risco
    • GHE
    • Entrega de EPI
    • CIPA
    • Registro de Ocorrência
    • Atividades
    • Cursos

    Estrutura Organizacional

    • Empresa
    • Unidade
    • Setor
    • Cargo
    • Funcionário
    • Importação Modelo I

    Configurações Gerais

    • Navegação
    • Comandos básicos
    • Usuários e Perfil de Acessos
    • Configurações Pessoais
    • Gestão de Avisos
    • Log de Ações
    • Restrição de IP
    • Pesquisa Avançada
    • Parâmetros de Empresa Principal
    • Parâmetros Gerais

    eSocial

    • Portal eSOCial
    • Mensageria SOC
    • Interface Específica com outros Sistemas

    SOC Net

    • Visão do Credenciador
    • Visão do Credenciado

    Gestão eletrônica de documentos

    • SOCGED
    • Biometria
    • Assinatura Digital

    SOC Indicadores

    • Power BI
    • Painéis de Gráficos

    Financeiro

    • Tabela de Preços
    • Produto e Serviço

    Integrações Web Service

    • SOC Integrador
    • Exporta dados

    Personalizações

    • Cadastro Dinâmico
    • Tipos de Ficha
    • Modelos Personalizados
    • ASO, Funcionário, entre outros.

    Relatórios

    • Relatórios Agendados
    • PCMSO
    • PPRA

    Para comprar soluções SOC

    Brasil

    0800 888 8888

    Ou veja a nossa lista completa de números locais

    Chat online

    Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

    Fale Conosco

    Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback