O RH e a área de SST devem trabalhar juntos em prol da Saúde dos colaboradores e o Portal do Cliente SOCRH veio para facilitar a comunicação.
Que a área de Recursos Humanos e a área de Saúde e Segurança do Trabalho devem trabalhar juntos, todos já sabemos. No entanto, o quão transparente deve ser a comunicação entre esses profissionais?
>> O papel estratégico da gestão de SST com o RH (soc.com.br)
Redução de custos, cumprimento da legislação, garantir que o trabalhador volte para casa seguro após seu expediente… São diversas tarefas que estão em comum. Afinal, o RH deve cuidar do colaborador, trazendo o melhor bem-estar para ele no dia a dia. E a área de Saúde e Segurança também precisa garantir que não haja nenhum tipo de riscos no ambiente, evitando afastamentos.
Qualquer empresa que tenha seus colaboradores em regime CLT, possuem legislações que devem ser seguidas, afinal, são 38 Normas Regulamentadoras em prol da segurança de todos. Com isso, um dos melhores caminhos é contratar empresas que prestam esse tipo de serviço e que cuidam de toda documentação necessária. No entanto, a comunicação entre o prestador de serviços e o RH deve ser transparente, para que todos os processos sejam fluídos.
Transparência nos serviços ofertados com o SOCRH
Prestar serviços de Saúde e Segurança do Trabalho envolve toda a empresa contratante, isso porque, é necessário que seja um trabalho em conjunto de ambos os lados.
>> Conheça o Portal do Cliente SOCRH
Com isso, para uma boa transparência entre essas duas áreas, é importante ter o compartilhamento de informações, ou seja, o RH conseguir ver os dados necessários, se o colaborador fez os exames corretamente, se há algum impedimento e se todos os documentos estão corretamente preenchidos e enviados para o eSocial.
Além disso, exames como admissional, periódico e demissional fazem parte da rotina do colaborador e do cumprimento da legislação, e a taxa de não comparecimento (no show) muitas vezes aumenta. Com o RH podendo ter acesso às informações, fazer o agendamento diretamente na agenda do prestado e relembrando os colaboradores sobre suas obrigações, reduzindo essa taxa, e facilitando o trabalho do prestador.
Uma boa forma de fazer isso é usar ferramentas tecnológicas, como o SOCRH, que funciona como uma ponte entre a gestão da SST e o RH, facilitando a comunicação, o acompanhamento e a tomada de decisões estratégicas relacionadas à saúde e segurança dos colaboradores.
Este sistema é integrado ao SOC, Software de Saúde e Segurança do Trabalho, e veio para facilitar todo esse processo.
Benefícios para o Prestador de Serviços ao ofertar o Portal do Cliente SOCRH
Tanto o prestador, quanto o RH, são beneficiados ao usar um sistema como o SOCRH. E para o Prestador, podemos ver pontos como:
- Estreitamento do relacionamento entre o prestador e cliente, gerando mais transparência nos serviços ofertados;
- É uma solução intuitiva para oferecer aos clientes;
- Não precisa de administração de senha;
- Os processos entre prestador e RH são automatizados;
- Redução do ‘no show’, ou seja, o não comparecimento após agendamento de exames;
- Mais opções de serviços a serem ofertados, aumentando possibilidade de negócios.
>> Portal do Cliente SOCRH para Prestadores de Serviços
Benefícios para o RH ao utilizar esse portal
Já para a área de Recursos Humanos, também são inúmeros benefícios, como:
- Melhor visão sobre a estrutura organizacional cadastrada na base do prestador e as necessidades de atualizações;
- Solução simples e automatizada para processos internos, como para agendamento de férias, contratação de funcionários e outros;
- Visualização do cumprimento das obrigações relacionadas ao eSocial em tempo real;
- Consulta do status de realização dos exames e convocações;
- Melhor comunicação com os funcionários por meio do aplicativo MEUSOC, onde o colaborador poderá fazer o envio de atestados médicos, gerenciar férias e outros;
- Maior autonomia para agendamento de exames com acesso da agenda direto do prestador.
>> Portal do Cliente SOCRH para RH
Garanta a segurança e saúde do colaborador
Com todos esses recursos, o foco principal é garantido: a saúde e segurança do trabalhador. É importante lembrar sempre do objetivo final e envolver todos os colaboradores, para que priorizem sempre sua saúde e segurança, com cada um fazendo sua parte, o resultado é positivo.
Conheça o SOC
Com 23 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701.
Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento.
Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades.
300 funcionalidades para Gestão de SST completa.
O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:
- SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
- Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
- Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado, onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
Veja alguns dos recursos do Portal do Cliente SOCRH
- Acesso a Agenda do Prestador: Consulta dos agendamentos realizados para os funcionários da empresa.
- Estrutura Organizacional: Consulta das unidades, setores e cargos que estão cadastrados na sua base SOC como prestador.
- SOCGED: Consulta de documentos guardados e disponibilizados por você, prestador.
- Tela de gestão de exames: Onde poderá visualizar os atendimentos concluídos e a convocação dos exames com base nas configurações e cadastros realizados na sua base SOC de prestador.
- Portal eSOCial: Visualização da operação referente aos eventos do eSocial realizada por você, prestador, agilizando as necessidades relacionadas ao cliente. Como por exemplo atualização de dados cadastrais desatualizados dos eventos da folha de pagamento (RH).
- Multiusuários: Cadastro da quantidade que desejar de usuários de acordo com a sua necessidade – ilimitado
- Histórico de prontuários e documentos: Possibilidade de acesso do histórico de prontuários, laudos, eventos do eSOCial e outros documentos do antigo prestador, tanto para você quanto para o seu cliente.
- SOCFLOW: Solução automatizada de RH de criação de processos internos ao seu cliente, por exemplo: agendamento de férias, contratação de funcionários entre outros.
- Migração simplificada: Facilidade na migração dos dados de um antigo prestador para a sua base por meio dessa funcionalidade automática. (Modelo I e data de resultado dos exames e Parecer do ASO).
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