Conheça o Método HRN, que ajuda na análise de risco e em cumprimento de normas regulamentadoras como a NR-12.
HRN é a sigla para Hazard Rating Number, que em português significa Número de Classificação de Perigo. Esse método é amplamente utilizado na área de segurança do trabalho, especialmente em conformidade com a Norma Regulamentadora 12 (NR-12), que trata da segurança em máquinas e equipamentos. Este método é uma ferramenta valiosa para a gestão de riscos em máquinas e equipamentos. Ao quantificar os riscos, ele permite que as empresas adotem medidas de segurança mais eficazes, reduzindo a probabilidade de acidentes e garantindo a saúde e a segurança dos trabalhadores.
O que é uma Avaliação de Riscos?
A Avaliação de Riscos é um processo que possui como objetivo identificar, analisar e avaliar quaisquer riscos presentes no ambiente de trabalho ou em algum processo. Essa avaliação é fundamental para compreender a natureza e a magnitude dos riscos, permitindo a tomada de decisões informadas para a implementação de medidas de controle e redução de danos.
>> Como fazer uma análise de riscos do trabalho? Confira! (soc.com.br)
Quando falamos do HRN na Segurança do Trabalho, ele ajuda a traduzir em números o grau dos riscos presentes, trazendo informações como: quais os riscos são mais ‘sérios’, quais ações devem ser priorizadas, quais são as não conformidades que existem na empresa, quais riscos tem maior probabilidade de acontecer um acidente e outras informações. Com isso, os profissionais de SST conseguem tomar decisões assertivas para controlá-los.
Por que realizar o método HRN é importante?
Fazer toda a classificação de perigo é importante para diferentes fatores em toda a corporação.
Um dos pontos a serem abordados é a priorização de ações, visto que, ao atribuir um valor numérico aos riscos, o HRN permite que as empresas priorizem as ações de segurança, direcionando os recursos para pontos mais críticos. Ainda, o método auxilia na tomada de decisões, como na hora de implementar medidas de proteção.
Outro ponto que o método HRN é um importante é quando falamos sobre tomada de decisões, visto que demonstra o cumprimento na NR-12 e outras normas de segurança.
Como fazer o cálculo do Método HRN?
O cálculo do Método HRN (Hazard Rating Number) é feito com base na seguinte equação: HRN = LO x FE x DPH x NP:
- LO: Probabilidade de ocorrência
- FE: Frequência de exposição
- DPH: Grau de dano possível
- NP: Número de pessoas em risco
O HRN é um método qualitativo e quantitativo que permite identificar os pontos frágeis de um ambiente de trabalho ou máquina. Com base nos valores obtidos, é possível determinar o nível de risco e estabelecer prioridades para a seleção de dispositivos de segurança.
Os níveis de risco são classificados da seguinte forma:
- 0–1: Aceitável
- 1–5: Muito baixo
- 5–10: Baixo
- 10–50: Significante
- 50–100: Alto
- 100–500: Muito alto
- 500–1.000: Extremo
A NR-12 e o Método HRN
A NR-12 é a norma que é dedicada à segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Com isso, exige que as empresas realizem análises de risco detalhadas em suas máquinas e equipamentos. E a partir daí, vemos o Método HRN se encaixando no contexto, pois oferece uma metodologia estruturada e objetiva para quantificar e priorizar os riscos.
Ao utilizar o método HRN para cumprir a NR-12, os requisitos já estarão praticamente cumpridos, facilitando todo o processo.
Procurando um Software para Gestão de SST? Conheça o SOC
Com 23 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701.
Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento.
Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades.
>> Gestão de riscos e adicionais por meio de um software de SST (soc.com.br)
300 funcionalidades para Gestão de SST completa.
O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:
- SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
- Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
- Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado, onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
- Portal do cliente SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter