Dia Pan-americano da Saúde 2016 incentiva a saúde em dia, promovendo a qualidade de vida e bem-estar dentro e fora do ambiente laboral
Desde 1941, o Brasil comemora o Dia Pan-Americano da Saúde, segundo o Decreto Federal nº 8.289. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidade”. Diversos estudos indicam que o melhor caminho para isso é considerar o equilíbrio entre a política de saúde e segurança do trabalho. Além da promoção da saúde emocional no ambiente laboral.
Por se tratar de uma data continental, um dos focos da data é incentivar a vacinação e prevenção de doenças. Além disso, o dia ainda estimula a medicina preventiva e os exames de rotina na rotina das pessoas. Além disso, a data ainda lembra a importância de uma alimentação balanceada, incentiva a prática de exercícios físicos e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Um dos objetivos do Dia Pan-americano da Saúde 2016 é ampliar a conscientização do continente. Especialmente sobre a importância de encarar o ser humano de forma complexa. Essa análise permite que o empregador entenda mais o colaborador. O que se espera é, a longo prazo, embutir a ideia de que as pessoas não são apenas geradoras resultados. Portanto, é preciso levar em conta o contexto emocional, social, de saúde e segurança ao qual o indivíduo está inserido.
Dia Pan-americano da Saúde 2016: homenagem do SOC
O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional aproveita a data para reforçar a campanha de Qualidade de Vida dentro das empresas! Para isso, é necessário implantar uma Política de SST de qualidade, promover exames internos, eventos e ações. Um exemplo delas é a ginástica laboral, conforme explicação da Associação Paulista de Medicina (APM). A associação indica a importância de incentivar hábitos saudáveis no ambiente laboral. Essas ações podem contribuir para amenizar custos de assistência médica e índices de absenteísmo. Elas também melhoram a qualidade de vida do funcionário, que pode levar as informações e novos hábitos para a vida pessoal, potencializando os resultados.