Riscos Químicos podem causar sérias doenças aos trabalhadores que são expostos todos os dias, por isso, é importante ter todo cuidado.
Os riscos químicos no ambiente de trabalho são uma preocupação constante, podendo causar diversos danos à saúde dos trabalhadores se não forem devidamente controlados. É fundamental que empresas de todos os setores adotem medidas preventivas para garantir a segurança de seus colaboradores.
>> Confira os 5 principais tipos de riscos ocupacionais e como identificá-los
Utilizar EPIs, realizar treinamentos, armazenar substâncias corretamente, indicar ambientes com sinalização e ter uma boa ventilação são alguns dos cuidados imprescindíveis ao lidar com os riscos químicos.
O que é um Risco Químico?
Riscos químicos são perigos que podem ocorrer quando um indivíduo é exposto a substâncias químicas no ambiente de trabalho. Essas substâncias podem ser tóxicas, inflamáveis, corrosivas ou reativas, e podem causar danos à saúde, ao meio ambiente ou a propriedades materiais. Os riscos químicos podem ser identificados por meio de agentes químicos que se apresentam em diferentes estados físicos, como poeiras, fumos, gases, neblinas, nevoas ou vapores.
>> Como elaborar a declaração de inexistência de riscos?
Esses riscos são encontrados em diversas profissões. Como na indústria química, indústria farmacêutica, dedetizadores, pintores, frentistas e mecânicos, esses são apenas alguns exemplos. E profissionais que atuam em ramos como estes têm o direito a ter adicional de insalubridade, que é um valor pago a trabalhadores expostos a condições de trabalho prejudiciais à saúde e à vida. Além disso, as empresas são obrigadas a oferecer todo equipamento de proteção necessária.
O que os Riscos Químicos podem causar?
Os riscos químicos podem causar uma série de danos à saúde humana, desde irritações leves até doenças graves.
E isso pode ocorrer por diversos motivos e tipos de exposição, como o contato direto com os produtos químicos na pele ou nos olhos, a inalação de vapores e a exposição a solventes e metais pesados. Esses danos a curto, médio e longo prazo podem levar a danos como irritação na pele, queimaduras, doenças respiratórias, doenças do sistema nervoso, doenças renais e outras.
Além disso, as substâncias químicas podem gerar incêndios e explosões.
Para garantir a saúde dos trabalhadores, é importante identificar os riscos químicos e elaborar um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). O PPRA deve informar as formas de prevenção e ser cumprido para evitar problemas para a empresa, como afastamentos de funcionários e multas.
>> PPRA ou PGR: quais as diferenças e quando usar cada uma?
Os cuidados com Riscos Químicos
É importante buscar a prevenção e oferecer auxílio para profissionais que estão expostos a agentes químicos.
- Armazenar os produtos químicos corretamente;
- Utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como luvas, máscaras, óculos, botas, respiradores, entre outros;
- Utilizar instrumentos de contenção, como diques, para controlar vazamentos;
- Manter as portas do local fechadas;
- Não armazenar os produtos químicos acima do nível dos olhos;
- Não reutilizar embalagens que armazenaram produtos químicos;
- Não guardar os produtos líquidos em cima dos sólidos;
- Armazene os produtos em recipientes bem fechados e em local fresco e seco;
- Ler atentamente as instruções de uso no rótulo do produto;
- Lavar bem as mãos com água e sabão após manusear qualquer tipo de produto;
- Não deixar produtos que contenham este símbolo em seu rótulo perto de fogões, lareiras, churrasqueiras e outros.
Qual Norma Regulamentadora diz sobre Riscos Químicos?
Não existe uma Norma específica que diz sobre os Ricos Químicos, no entanto, há diversas nas quais este tipo de risco é citado, como no caso da NR-09, NR-15, NR-26 e NR-32.
- NR-09: Ela estabelece as diretrizes para a prevenção de riscos ocupacionais, abrangendo uma ampla gama de agentes que podem afetar a saúde dos trabalhadores, incluindo os riscos químicos.
- NR-15: É a norma que trata especificamente das atividades e operações insalubres, define os limites de tolerância para agentes físicos, químicos e biológicos, e estabelece os critérios para caracterização da insalubridade, garantindo assim o direito ao adicional de insalubridade para os trabalhadores expostos a esses riscos.
- NR-26: Esta norma exige que os funcionários recebam informações sobre os produtos químicos e treinamento em segurança e saúde. A NR 26 também determina que os riscos químicos no ambiente de trabalho sejam mitigados através da sinalização de segurança. A sinalização deve conter elementos como a identificação e composição do produto químico, pictograma de perigo, palavra de advertência, entre outros.
- NR-32: Esta norma estabelece medidas de segurança e saúde para profissionais de serviços de saúde, incluindo a identificação e mitigação dos riscos químicos. A NR 32 determina que os produtos químicos devem ser identificados com etiquetas que contenham informações como o nome do produto, a composição química, a data de validade, entre outras. A norma também proíbe a reutilização de embalagens que tenham tido contato com produtos químicos.
>> Saiba como calcular o adicional de Insalubridade
FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos
A FISPQ é a sigla para Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos, um documento obrigatório para todos os produtos químicos. A FISPQ é um guia que fornece informações sobre a segurança, saúde, proteção e meio ambiente do produto. A FISPQ é padronizada pela ABNT-NBR 14725 e deve ser elaborada de acordo com a Norma Técnica NBR-14.725 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A FISPQ é obrigatória para todos os produtos químicos classificados como perigosos. A Norma Regulamentadora Nº26 estabelece que o fabricante ou o fornecedor deve elaborar e disponibilizar a FISPQ para estes produtos.
A FISPQ deve conter as seguintes informações:
- Identificação do produto e da empresa
- Identificação de perigos
- Composição e informações sobre os ingredientes
- Medidas de primeiros-socorros
- Medidas de combate a incêndio
- Medidas de controle para derramamento ou vazamento
- Manuseio e armazenamento
- Controle de exposição e proteção individual
- Propriedades físico-químicas
- Estabilidade e reatividade
A FISPQ pode ser obtida através do banco de fichas da UFU, de um buscador na internet ou solicitando-a ao fornecedor ou fabricante do produto e é importante para a prevenção de acidentes com esse tipo de substância, visto que tudo ficará descrito nela.
Procurando um Software para Gestão de SST? Conheça o SOC
Com 23 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701.
Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento.
Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades.
300 funcionalidades para Gestão de SST completa.
O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:
- SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
- Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
- Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado. Onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
- Portal do cliente SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.
- SIA – Inteligência artificial: utilize a inteligência artificial do SOC para otimizar processos e ajudar na tomada de decisões.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn