Além de ações promovidas pelas áreas de serviços, administrativo e comercial, SOC também recebe melhorias e planejamento no setor técnico
Infraestrutura, segurança da informação e elasticidade dos serviços são alguns dos setores que recebem investimentos contínuos dentro na AGE Technology, empresa mantenedora do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional. Esta filosofia reflete de forma direta na qualidade de entrega dos serviços, na redundância das operações e no atendimento das melhorias solicitadas pelos usuários do sistema. Alinhado a esta política, está o fato dela integrar seus departamentos internos e estender sua proposta de integração total para toda a comunidade SOC e para o mercado brasileiro de Gestão Ocupacional.
Atenta a este cenário, a área de desenvolvimento do SOC promove inovações alinhadas com estas demandas e com as iniciativas lideradas por outros departamentos. Umas das primeiras novidades lançadas em 2013 é o “Menu Personalizado” do SOC. A facilidade irá permitir que o cliente monte sua própria configuração no menu do software. As mudanças serão realizadas em ambiente de testes, antes de colocadas em operação pelo “super usuário“ de cada empresa. Será possível acrescentar diversos níveis organizacionais dentro dos diretórios de “administração, cadastro, tarefas e relatórios”.
“Alguns softwares são reticentes em realizar mudanças deste tipo, pois são complexas. Por outro lado, sempre que alterávamos algo no menu do SOC, não era possível oferecer uniformidade para usuários com características tão distintas. Então resolvemos ouvir o mercado, onde nossa área comercial levantou as demandas e resolvemos implantar o benefício. Do ponto de vista técnico, levamos um ano para desenvolver a solução. Atualmente, o serviço está em fase de homologação. O lançamento oficial da versão 1.0 será feito no mês de março”, revela Luciano Demarchi, diretor de desenvolvimento da AGE.
Níveis estruturais, organizacionais e diretórios do SOC poderão sofre alterações de nomes e posicionamento, iguais aos que realizamos nas pastas ou arquivos de um computador, por exemplo. A versão 1.0 do “Menu Personalizado” também trará novidades à “barra de menu superior” do SOC. “Será possível renomear e reposicionar abas de programas abertos e alteras suas cores. A cor de aparência padrão da tela do SOC também poderá ser modificada conforme a preferência do usuário. Teremos um produto cada vez mais integrado e com as características próprias de cada cliente”, prevê o diretor.
Na área técnica, o planejamento de 2013 já foi colocado em prática. O processo de renovação da certificação da MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) é uma das metas. Será finalizado até abril, conforme previsão das consultorias, auditorias e avaliações. “Revalidar este selo é importante, pois leva valor ao mercado, segurança aos clientes e recicla nossa metodologia de trabalho. Outra ação valiosa será o foco especializado em segurança da informação, com analistas e consultores dedicados na aplicação das melhores práticas desta área”, conta Carlos Dantas, gerente de desenvolvimento do SOC.
Ele também pretende formar novos líderes em gestão de projetos, suprindo as demandas em “solicitação de melhorias” e PSEs (Projetos Sob Encomenda). Projetos estratégicos como a Rede SOCNET e módulos para indicadores estatísticos receberão atenção especial. “Ainda teremos capacitações em qualidade, testes e documentação de software. Apoiados pelo Maestro BPM, nosso software de gestão de workflow, e com a nova fluidez de comunicação que implantamos em todas as áreas da empresa, iremos superar todas as metas”, finaliza o gerente.