A captura biométrica agora acontece via SOCPlug, que fornece mais segurança e potencializa o desempenho e performance dos leitores biométricos
A captura biométrica do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional mudou! A Equipe de Desenvolvimento criou um plugin que permite, via navegadores web, a captura de dados em dispositivos que realizam leitura biométrica no software. Portanto, os Clientes SOC que utilizam esse recurso devem instalar este novo componente o quanto antes. Sem ele, não será possível a utilização do SOC com equipamentos que fazem a leitura biométrica dentro do software.
O desenvolvimento do plugin ocorreu devido à descontinuação da tecnologia anterior, chamada Applet desenvolvida pela Java. Nesse sentido, a Equipe SOC optou por uma solução própria. Com o SOC, este modelo operacional não é diferente. Devido a descontinuação do Applet Java, alguns chamados relatando falhas de funcionamento podem ocorrer no suporte técnico do SOC. “Neste caso, serão apenas alarmes falsos, pois será necessário instalar o SOCPlug para que os leitores biométricos voltem a funcionar. Basta fazer o download e instalar o arquivo que está disponível gratuitamente dentro da Central de Ajuda do SOC. É fácil e rápido”, garante Mayara Medeiros, analista do Centro de Recursos e Conhecimento do SOC.
Caso necessário, o suporte técnico do SOC poderá auxiliar na instalação do complemento. Mas para que os usuários tenham total independência ao operar o sistema, a Central de Ajuda do SOC também disponibilizou vídeos e o manual do SOCPlug para consultas. “A leitura biométrica é importante na rotina dos usuários. Ela faz o reconhecimento pessoal com base nas características biológicas, levando em conta os dados fisiológicos e anatômicos das pessoas. No segmento de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), a Biometria do SOC se posiciona como ferramenta inovadora, especialmente para entrega de EPIs e assinatura biométrica de prontuários, atestados e documentos médicos”.
Tecnologia para captura biométrica
O SOCPlug possui um arquivo auto executável de rápida instalação. Não muda nada em relação a tudo que os clientes já estão acostumados a utilizar, pois o complemento funciona em segundo plano. “O recurso é compatível com diversos sistemas operacionais e navegadores web disponíveis no mercado. Ganho de performance, rapidez e segurança também estão entre os principais benefícios oferecidos. Os leitores biométricos que já eram utilizados vão funcionar normalmente. Os novos equipamentos lançados no mercado também serão homologados pelo nosso desenvolvimento, tudo de acordo com as demandas”, finaliza Mayara.