Os benefícios de investir em SST vão além da redução de custos e podem melhorar a qualidade de vida da empresa, permitindo que o trabalhador seja cada vez mais produtivo
Entenda porque investir em SST
Uma pesquisa realizada com 500 médias e grandes empresas revelou diversas estatísticas sobre as vantagens de investir em Saúde e Segurança do Trabalho (SST). O estudo mostrou que a divulgação da Política de SST e suas boas práticas trazem muitas vantagens para a empresa. O tema é tão importante que mais de 71% delas possuem grau de preocupação muito alto ou alto com a área. Na visão de 76,4% dos entrevistados, esse índice deve aumentar nos próximos cinco anos. Selecionamos quatro pontos da pesquisa e que mostram os benefícios de investir na área de SST!
Benefícios de investir em SST
Redução de absenteísmo: Ao evidenciar os procedimentos da Política de SST, a pesquisa indicou que 48% das empresas notaram redução nas faltas dos colaboradores. Com isso, essas empresas mostraram ir além dos requisitos legais. No total, cerca de 87,8% delas pratica a Gestão de FAP e Afastamento. E cerca de 84% dos pesquisados disseram monitorar a ergonomia dentro da organização.
Aumento de produtividade: Com a redução do absenteísmo, 43,6% das empresas atestaram que a produtividade da empresa aumentou. Afinal, um trabalhador doente não consegue executar bem as suas tarefas. Nesse sentido, o funcionário sente-se mais protegido e disposto, além de estar apto a desempenhar de forma plena suas atividades. Quanto menos um colaborador se afasta, mais familiarizado ele fica com a sua rotina de atividades.
Mais concentração no trabalho: A ocorrência de um acidente ou doença ocupacional acarreta em muitas ações internas. Entre elas está a investigação do acidente, ações de conscientização, mobilização da equipe para evitar outros acidentes, etc. Quando o índice de doenças e acidentes diminui, nenhuma mão de obra precisa ser mobilizada. Dessa forma, todos podem se manter mais focados na produção e na rotina da empresa!
Redução de custos: A partir da redução de absenteísmo e do aumento da produtividade, 34,8% do universo pesquisado identificou, por consequência, redução de custos na folha de pagamento. Essas despesas estão relacionadas à perda de produtividade, incidência do FAP, custos de atendimento médico, despesas com o INSS, possíveis indenizações aos trabalhadores e familiares. Esse tópico também engloba o possível desgaste da imagem da empresa. Isso indica que a implementação de uma Política de Segurança de qualidade pode fazer a diferença nos resultados da instituição.
Fonte: Serviço Social da Indústria (SESI)