Blog de SST

SOC é aprovado em avaliações e conquista selo MPS.BR pela segunda vez

12 de agosto de 2014

Blog de SST

Compartilhe

Melhoria de processos, valorização profissional e qualidade nos serviços são alguns dos benefícios proporcionados pela conceituada certificação

O selo MPS.BR, Melhoria de Processos do Software Brasileiro, é um dos certificados mais importantes para as empresas brasileiras desenvolvedoras de software. Ele é elaborado segundo as normas ISO/IEC 12207, ISO/IEC 15504 e compatível com o modelo CMMI, que são os processos focados nas pequenas e médias empresas e adequados à realidade brasileira. Essa conquista foi resultado do esforço coletivo da Equipe SOC, que estudou o assunto, entendeu a importância da recertificação e implantou em sua rotina diversas melhorias nos processos de desenvolvimento de software e de gerência de projetos. O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional foi certificado pela primeira vez em 2009, quando integrou a MPS.BR às suas práticas internas e tornou possível a revalidação do nível G – Parcialmente Gerenciado do modelo de referência MR-MPS-SW.

A avaliação foi realizada pela IA ProMove Soluções em Sistemas e Software Ltda no primeiro semestre de 2014, por avaliadores externos e um representante da empresa mantenedora do SOC, a AGE Technology. Michell Sarno, representante da Equipe SOC nessa avaliação, destaca a importância da recertificação no nível G do modelo MPS-SW. “Foi mais um desafio vencido por toda a equipe. Tenho orgulho de fazer parte dessa conquista e ser um dos responsáveis por este projeto. Tudo isso mostra a nossa preocupação com a qualidade do software”, explica.

Os líderes de projetos da Equipe SOC e os demais colaboradores envolvidos nesses projetos interagiram com os consultores e avaliadores externos. O estudo das documentações e conhecimento dos processos que envolvem o desenvolvimento do software foi uma tarefa cumprida por todos. Aliar a documentação detalhada exigida pelo certificado e a metodologia AGILE/SCRUM, que funciona em um ciclo PDCA (plan, do, check, act) foi o maior desafio para a equipe. Enquanto a primeira exige uma documentação mais detalhada, a segunda é mais rápida e funciona em um ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act).

No aspecto gerencial, Alexandre Ehrenberger, diretor do SOC, aponta os diferenciais que essa certificação trouxe ao negócio. “Manter o modelo é uma estratégia eficiente para evoluirmos em qualidade e longevidade no mercado. Internamente, a nossa equipe reconhece a importância do selo e valoriza a metodologia de trabalho nas melhores práticas. Os valores são reconhecidos também pelo mercado, que em alguns momentos exige essa certificação”, conclui.

Comentários

Deixe um comentário

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saúde ocupacional

  • Cadastro de Exame
  • Tela de Digitação Rápida
  • SOCAPP
  • Gestão de Convocação
  • Guia de Encaminhamento
  • Pedido de Exames
  • Licença Médica
  • Gestão de FAP

Segurança no trabalho

  • Cadastro de Risco
  • GHE
  • Entrega de EPI
  • CIPA
  • Registro de Ocorrência
  • Atividades
  • Cursos

Estrutura Organizacional

  • Empresa
  • Unidade
  • Setor
  • Cargo
  • Funcionário
  • Importação Modelo I

Configurações Gerais

  • Navegação
  • Comandos básicos
  • Usuários e Perfil de Acessos
  • Configurações Pessoais
  • Gestão de Avisos
  • Log de Ações
  • Restrição de IP
  • Pesquisa Avançada
  • Parâmetros de Empresa Principal
  • Parâmetros Gerais

eSocial

  • Portal eSOCial
  • Mensageria SOC
  • Interface Específica com outros Sistemas

SOC Net

  • Visão do Credenciador
  • Visão do Credenciado

Gestão eletrônica de documentos

  • SOCGED
  • Biometria
  • Assinatura Digital

SOC Indicadores

  • Power BI
  • Painéis de Gráficos

Financeiro

  • Tabela de Preços
  • Produto e Serviço

Integrações Web Service

  • SOC Integrador
  • Exporta dados

Personalizações

  • Cadastro Dinâmico
  • Tipos de Ficha
  • Modelos Personalizados
  • ASO, Funcionário, entre outros.

Relatórios

  • Relatórios Agendados
  • PCMSO
  • PPRA

Para comprar soluções SOC

Brasil

0800 888 8888

Ou veja a nossa lista completa de números locais

Chat online

Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

Fale Conosco

Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback