A gestão de SST pode utilizar o PPRA para contribuir de forma mais ativa na Política de Segurança
Estabelecer o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é uma obrigatoriedade da Norma Regulamentadora 9 (NR 9). Isso significa que a organização possui responsabilidade legal na prevenção de riscos laborais, amenizando impactos dentro da empresa. As ações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) estão muito além da prevenção e o PPRA também! Quando bem aplicado, o documento amplia os valores da cultura organizacional. Dessa forma, contribui para as questões legais e para melhorar a Gestão de SST.
O PPRA levanta os riscos das funções desempenhadas dentro da empresa para melhorar as condições de salubridade. A Gestão de SST pode utilizar essas informações como uma oportunidade para, além de mitigar riscos, estar um passo além da prevenção. Com a análise profunda dos pontos levantados, é possível definir diversas estratégias. Entre elas, a avaliação e controle de riscos ambientais.
Gestão de SST além da prevenção
A Gestão de SST hoje assume um caráter sustentável, especialmente com o incentivo da Qualidade de Vida no Trabalho. E isso é um grande desafio, porque significa avaliar a empresa além de indicadores e resultados. Para dar esse tipo de passo, a alta administração da empresa deve apoiar a humanização das relações de trabalho. As ações de humanização fornecem um caminho para fortalecer o aspecto psicológico da equipe.
PPRA no universo SOC
No SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional, o PPRA possui duas metodologias de aplicação. Uma tradicional e uma com validação. Em termos comparativos, o PPRA com validação exige uma configuração diferenciada, mas que proporciona diversos benefícios. Ele ainda evita falhas na emissão do documento e está pronto para atender as demandas do eSocial. É possível permanecer com a configuração padrão, já que a Validação não impacta o PPRA tradicional.
Fonte: Revista Proteção, edição de abril