Com funções adicionais, os softwares de gerenciamento de senhas garantem proteção, agilidade e praticidade para as empresas
Os softwares de gestão de senhas surgiram para automatizar a geração de senhas e logins e proteger tais dados com base na criptografia, mas a tecnologia evolui e essas ferramentas também. Atualmente, existem alguns softwares capazes de ir além da simples geração de senhas seguras; eles alteram as senhas da Web com um clique e efetuam login em sites para o usuário de forma automática, entre outras funções. Sendo assim, o SOCBlog selecionou os 3 melhores softwares gerenciadores de senhas que estão disponibilizados para ampliar a segurança de dados nas empresas, assegurando mais agilidade nos processos.
LastPass
O LastPass foi um dos primeiros gerenciadores de senhas disponíveis e um dos primeiros que realmente facilitou o armazenamento de todas as senhas online, sincronizado-as com outros computadores e dispositivos locais. Em resumo, o LastPass “lembra” as senhas para o usuário e permite torná-las mais fortes facilmente, até mesmo alterando de modo automático uma senha caso um site tenha sido invadido ou esteja inválido. Esse gerenciador de senhas suporta Windows, OS X, Linux, Android, iOS, Windows Phone e Blackberry, e tem plug-ins para Chrome, Firefox, Safari, Opera e Internet Explorer. É gratuito para baixar e usar, mas para obter a versão premium, com mais funcionalidades, é preciso fazer o upgrade do software, que custa cerca de US$ 12 ao ano.
Dashlane
Lançado em versão beta em 2012 , o software Dashlane ganhou proeminência, em grande parte, por causa de seu foco na interface (que é intuitiva e fácil de usar), da segurança simples, rápido autologin e preenchimento automático de formulários. Desde então, passou a incluir uma série de atualizações, como suporte para autenticação de dois fatores, capacidade de compartilhar senhas com contatos de emergência caso o usuário não possa acessar suas contas e, mais recentemente, a capacidade de mudar várias senhas em dezenas de sites com apenas alguns cliques . O software suporta Windows, OS X, Android e iOS, e tem plug-ins para Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer. É gratuito para baixar e usar, mas para usar senhas sincronizadas entre os dispositivos, é preciso baixar o Dashlane premium, com custo de US$ 40 ao ano.
KeePass
As senhas no KeePass são armazenadas dentro de um banco de dados criptografado que o usuário controla em seu próprio sistema, e nunca são sincronizadas ou carregadas em qualquer lugar, a menos que o usuário queira mudar de máquina ou servidor. KeePass também é um aplicativo portátil, o que significa que pode ser usado em vários computadores, mesmo que a máquina esteja bloqueada. Ele tem seu próprio gerador de senha, possibilitando alterá-las, recuperá-las e verificar se possuem um bom nível de segurança. O banco de dados de senhas no KeePass também pode ser configurado com várias chaves para compartilhamento de acesso entre usuários privilegiados e exportar em texto simples para backups. O software de gestão de senhas KeePass suporta oficialmente o Windows, OS X, Linux, iOS, Android e Windows Phone.