A multinacional Marfrig voltou a falar sobre como o SOC mudou os processos da empresa e ajudou na redução de custos e otimização de tempo.
No EUSOC 2023, a Marfrig esteve presente para falar sobre o uso do sistema, e toda a sua jornada até implantá-lo. Um ano depois, durante a FISP, Feira Internacional de Segurança e Proteção, concederam mais um case de sucesso, falando ainda mais detalhes sobre a utilização do SOC.
>> Com 18 mil colaboradores, Marfrig utiliza SOC para Gestão de SST
A Marfrig tem mais de 25 anos de existência, e é uma das principais companhias brasileiras de alimentos. São mais de 30 mil colaboradores em 5 complexos industriais, 10 unidades de processamento, 7 centros de distribuições e escritórios comerciais, espalhados por diversos países. E fazer a Gestão de SST de todas essas vidas requer muito planejamento e um bom sistema para reunir as informações de forma rápida e prática.
Danilo Sarti, Coordenador de Saúde Ocupacional da Marfrig, falou que um dos principais pontos para a decisão do sistema, foi que fosse simples de usar. “Era algo que fosse para a ponta, para quem atendesse, fosse mais fácil de imputar os dados e não tão burocrático. Tinha que ser uma ferramenta fácil de usar e rápida de aprender. Então isso era importante”, relembra.
A virada de chave da Marfrig com a entrada do SOC
O médico relembrou como foi quando houve a apresentação do sistema para toda a equipe.
“Quando fomos apresentes, tínhamos pessoas que conheciam o sistema, mas a grande maioria não conhecia, então todo mundo ficou muito apreensivo. Depois que passou o treinamento, aconteceu a virada de chave, começamos a usar o SOC para realizar atendimento e eles viram como a vida mudou no sentido de ter uma ferramenta mais fácil, amigável, fácil de emitir as documentações, e já não era tão burocrático como antes. Então, obviamente a gente teve muito feedback positivo nesse sentido, sentimos isso desde a primeira semana. Foi realmente uma virada, um marco para nós na utilização dessa nova ferramenta”.
A empresa hoje, já consegue utilizar muito bem todas as funcionalidades que o sistema oferece.
“Nós utilizamos o SOC na sua totalidade, desde o input de todas as medições ambientais, o uso de EPI, a coleta de EPI com biometria, coleta de atestados médicos por meio de aplicativo, gestão de absenteísmo, SOC Indicadores, extração dos relatórios, webservices disponíveis e a gestão do eSOCial. Todos os nossos eventos são disparados pelo SOC”, conta.
As vantagens do uso do sistema na Marfrig
Com todas as funcionalidades que o SOC trouxe para a Marfrig, todo o olhar sobre a gestão de SST mudou.
“Com esse ganho, o tempo de atendimento, a otimização dessa gestão do time, a gente também conseguiu absorver novas demandas de gestão. E conseguiu olhar também, para muitos números que antes a gente não olhava. Passamos a fazer economias, por exemplo, a de papel. Quando olhamos sob o ponto de vista financeiro, parece uma economia pequena para uma empresa do tamanho da Marfrig, mas nós tivemos um bom resultado frente a sustentabilidade. Agora, a gente consegue pontuar em várias frentes que antes, a gente não pontuava sob o ponto de vista de saúde e segurança. Isso tudo é estratégico para o negócio”.
Facilidades
E completa dizendo sobre as facilidades que o sistema trouxe:
“Com as facilidades que ele traz no dia a dia, permite que a gente consiga exigir mais do nosso time, principalmente do cuidado das pessoas. Então, a gente conseguiu agregar atividades no dia a dia do ambulatório, até na parte de atendimentos, que a gente faz assistencial também, antes não dava tempo e era puramente ocupacional, não havia tempo para lançar. A gente ganhou muito tempo e o tempo é muito valioso. A gente tem que mostrar o valor dessa equipe, e não fazer eles perderem tempo com pequenas burocracias.”
E completa: “Então, esse é o grande ganho. Quando as pessoas estão trabalhando com uma ferramenta que é mais fácil, que é mais acessível, elas conseguem também se doar mais, conseguem atender melhor. Então, para mim, independente do ganho financeiro, esse é o grande ganho que a gente teve e os resultados estão vindo. A gente não pensa em trocar de sistema hoje em dia, pelo contrário, tivemos uma aquisição de uma empresa irmã e que quis também adquirir a ferramenta quando viu que a gente usava”, relata.
Formação Super SOC na Marfrig
A Formação Super SOC é uma formação completa e possui mais de 80 horas de aulas, com um consultor ao vivo e dedicado para sua turma, podendo tirar dúvidas e aprender sobre o SOC, do básico ao avançado. O dr. Danilo fez a formação e compartilhou sua experiência.
>> Conheça a Formação Super SOC
“Gostei muito, aprendi muita coisa e saí cheio de ideias. Eu consegui implantar algumas mudanças, então, eu recomendo, independente de quem trabalhe na empresa, seja um profissional de saúde ou segurança, agrega muito. Na turma 11, tinham pessoas de todos os ramos de atividades, administradores, engenheiros, médicos e técnicos de enfermagem. Então é muito legal, porque você tem uma visão ampla do sistema. Muitas vezes, o sistema já tem um recurso que você procura e ainda não sabe. Eu descobri que tinha um rol de coisas que eu podia utilizar ali que eu ainda não conhecia, então para mim foi de muito valor e eu vou fazer algumas pessoas do meu time fazerem também”, relata.
Marfrig e a utilização do SOC Indicadores
Indicadores de SST são importantes para tomadas de decisões, isso porque eles monitoram o programa de segurança do trabalho aplicado em uma empresa e os seus resultados. Com o SOC Indicadores, é possível, com base em todos os atendimentos registrados no sistema, ter uma melhor visão de diferentes resultados de documentos e a Marfrig faz um bom uso deste recurso.
“Antes, a gestão de dados, ficava ‘embaixo do tapete’, porque com a rotina do dia a dia, pegava esse tempo de gestão. FAP, gestão de afastados, absenteísmo, entender onde estão as nossas maiores dores, e com o SOC, foi possível diminuir o absenteísmo sob o ponto de vista de atestados, diminuir média de afastamentos de longo prazo, isso porque estamos ‘mais em cima’, fazendo uma gestão melhor e olhando para os números, agora temos tempo para nos dedicarmos para isso”, diz dr. Danilo.
>> Como o SOC Indicadores podem ajudar a tomar decisões
O médico ainda completou dizendo que uma das coisas que mais gosta é a análise de dados, e que o SOC permite ter essa liberdade de extrair os dados e poder cruzá-los.
Conselhos para quem ainda não possui o SOC
E ainda, para finalizar, Danilo Sarti, deixou seu recado para quem ainda não tem o sistema:
“Veja o módulo do eSocial, esse é uma dica que dou. Eu já trabalhei com algumas ferramentas que tinham a gestão do eSocial muito difícil, pouco amigáveis. Eu não tenho problema com o eSocial, a gente tem tudo ali no painel, qualquer inconsistência que aparece, a gente já trata, então assim, só o módulo do eSocial já vale conhecer. O SOC é como uma Ferrari, se você não souber guiar, dirigir uma Ferrari, você vai acabar fazendo ‘besteira’ se sentar a primeira vez e sair acelerando. Então, declaro que sou fã do SOC. As pessoas têm que conhecer, porque as soluções que elas estão procurando, já estão reunidas em uma ferramenta. Ele reúne muitas qualidades essenciais para a nossa prática do dia a dia”, encerra.
Torne-se um case de sucesso do SOC
Deseja melhorar a Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa? Solicite uma proposta com a Equipe Comercial do SOC e descubra soluções personalizadas para você.
Conheça mais sobre nossos Cases:
>> Pepsico tem mais de 21 milhões de redução de custos com o SOC
>> P&G tem economia de 15 Milhões em FAP com a Gestão do SOC
>> “Qualidade dentro das atividades de SST”, diz gerente da Multilaser sobre o SOC
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn