A campanha Janeiro Branco visa conscientizar e colocar os temas relacionados à saúde mental em evidência para toda a população. Saiba mais sobre a iniciativa.
Qual a importância o Janeiro Branco tem em nossa vida?
O Janeiro branco é um mês importante para promover os cuidados da saúde mental. A campanha foi criada por psicólogos brasileiros, em Minas Gerais, no ano de 2014.
O intuito é quebrar tabus sobre tratamentos mentais e emocionais. Buscando prevenir e combater os aspectos mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas sofrerá com algum tipo de transtorno mental durante a vida, sejam fobias, ansiedade ou depressão.
► Por que prestar atenção na saúde mental do trabalhador e qualidade de vida no trabalho?
Importância da conscientização
Hoje em dia, ainda há grande preconceito quando o assunto é relacionado aos cuidados com a mente. Aos poucos, os fatores como terapia vem quebrando alguns tabus, mas ainda há muitas pessoas que não acreditam neste tipo de tratamento. Ou pior, julgam ser algo “da cabeça” da pessoa.
A grande verdade é que a terapia e o acompanhamento com psicólogos são necessários a todos os seres humanos. Eles funcionam como uma maneira de autoconhecimento e, muitas vezes, ajuda a conhecer traumas que lhe atrapalham e você nem percebe.
O autoconhecimento pode auxiliar muito no dia a dia, evitando muitos males e ajudando a ter uma socialização mais saudável.
Janeiro branco e sua relação com saúde mental em tempos de pandemia
Durante esses dois anos e meio de pandemia esse preconceito vem sendo quebrado, pois os casos de ansiedade, depressão e fobias vem aumentando cada vez mais, existem alguns cuidados que você pode ter com a saúde mental em meio a uma crise ou pandemia. Segundo a pesquisa do Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros admitiram que a sua saúde mental se tornou mais instável no ano de 2020.
A mudança de rotina e o isolamento social geraram medo e insegurança na população, esse é o momento em que devemos ficar mais atentos aos cuidados com a mente. Essa campanha do janeiro branco ainda é nova, ela se iniciou em 2014, idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, com o objetivo chamar a atenção para as necessidades emocionais das pessoas.
Por que a escolha do mês de janeiro e da cor branca?
Não foi por acaso que a campanha é celebrada no início do ano. Isso porque a “virada de ano” e o início de uma nova etapa sempre gera expectativas e, consequentemente, ansiedade. No começo do ano as pessoas estão mais dispostas e procuram iniciar mudanças para as suas vidas, a cor branca representa uma folha em branco em que podemos traçar novas metas e objetivos pessoais
A campanha Janeiro Branco
A campanha foi criada justamente para conscientizar as pessoas sobre as reações de um ano novo. Afinal, saber lidar com as emoções é de suma importância para lidar também com planos não concretizados ou àqueles que ainda serão criados.
A CAPESESP – Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde mostra ainda os pilares nos quais a campanha é fundamentada:
- Chamar a atenção para o tema Saúde Mental e fazer do primeiro mês do ano um marco temporal estratégico para que as pessoas reflitam, planejem e efetivem ações em prol do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
- Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;
- Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!
Sinais preocupantes
Com o intuito de alertar separamos alguns sintomas que indicam que a sua saúde mental pode estar afetada:
- Dificuldade de concentração;
- Angústia;
- Dores no corpo sem motivo;
- Sofrer por antecipação;
- Falta de apetite;
- Sono em excesso ou insônia;
- Fácil irritabilidade;
O Janeiro branco te mostra como preservar a sua saúde mental
Com o foco de melhorar sintomas preocupantes, nós separamos uma lista que pode te ajudar:
- Procure realizar atividades que geram sensação de prazer para você, como assistir um filme, fazer um passeio, viajar ou escutar música;
- Crie uma rotina de sono, escolha dormir pelo menos oito horas por noite;
- Busque uma rotina de cuidados com a sua saúde física, procure comer alimentos saudáveis e pratique exercícios físicos;
O SOC sempre enfatizou e se importou muito com a saúde mental dos seus funcionários e leitores, mesmo com o alto índice de pessoas com a saúde mental abalada, ainda é possível conscientizar profissionais e formar um ambiente saudável dentro das empresas.
E você? Como está cuidando da sua saúde mental?
Saiba mais sobre nossos conteúdos:
» A importância de manter a Segurança das Informações de Saúde Ocupacional.
» Por que promover a saúde ocupacional é importante para a rotina das empresas.
» Tecnologia e Medicina do trabalho: formas de utiliza-la a favor da área.