Abril Verde segue reforçando os cuidados com a segurança dos trabalhadores em situação de pandemia do coronavírus (COVID-19). Saiba mais sobre esta campanha.
Por que cuidar da saúde no ambiente de trabalho?
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países que mais registram mortes durante atividades de trabalho. Por conta disso, foi criada a campanha “Abril Verde”, que busca conscientizar a redução desta estatística no País.
O dia 28 de abril é dedicado à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. A data foi instituída devido a um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Já no Brasil, foi promulgada a Lei No. 11.121, em maio de 2005, criando assim o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Além disso, no dia 07 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E, por isso, durante todo o mês de abril é celebrado à conscientização voltada para a saúde e a segurança do trabalhador.
A campanha Abril Verde visa conscientizar empregadores e trabalhadores sobre a importância do zelo pela saúde e segurança do trabalhador e suas atividades de trabalho durante o expediente. Além de mobilizar a sociedade para a prevenção de doenças ocupacionais, ela ainda ressalta a melhoria nas condições de trabalho e a redução dos acidades e os agravos à saúde do funcionário.
Neste ano, devido à pandemia do coronavírus (COVID-19), a campanha não só continua, como também adota mais algumas dicas e reforços nas informações sobre os cuidados necessários que todas as pessoas precisam ter para uma prevenção eficiente.
A campanha Abril Verde durante a pandemia
Por conta da atual situação mundial, a campanha Abril Verde ganhou ainda mais força, já que ressalta ainda mais as cautelas que necessitamos ter neste momento.
Por esse motivo, a iniciativa fortalece o assunto de prevenção de doenças no ambiente de trabalho, principalmente para evitar a propagação do vírus no ambiente de trabalho.
Muitas empresas tiveram iniciativas para lidar com o caso, elaborando planos de contingência com medidas essenciais, como por exemplo: insistir na higienização das mãos, disponibilizar álcool em gel nas salas, uso de EPI (máscaras e luvas), suspensão de reuniões presenciais redução do número de colaboradores dentro do escritório para evitar aglomeração e a maior parte trabalhando em home office e entre outros.
Como prevenir acidentes de trabalho?
Campanhas internas são essenciais para que tudo dentro da empresa funcione de forma efetiva e preventiva, alguns tópicos são essenciais para o andamento saudável.
1. Identificar e listar os riscos na empresa
O primeiro a se fazer é mapear os riscos existentes no local de trabalho. Explore todos os ambientes, veja quais locais precisam de mais atenção e apresente diferentes soluções para cada local.
2. Equipamentos adequados
Um dos passos mais importantes é a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), o empregador tem obrigação de oferecer aos empregados os equipamentos necessários para a sua proteção, sendo assim, com a instrução correta e o treinamento de todos, a empresa também tem que fiscalizar e garantir que todos estejam utilizando com o devido cuidado, para evitar acidentes e a proliferação de doenças no ambiente de trabalho.
3. Feedback dos colaboradores
Os colaboradores devem fazer parte da cultura de segurança da empresa. No dia a dia, os funcionários acabam percebendo diferentes tipos de riscos, seja uma empresa aberta a sugestões e ouça todos os colaboradores.
Se as medidas recomendadas forem seguidas corretamente, poderemos evitar acidentes e a proliferação de doenças no ambiente de trabalho.
Abril verde, todos juntos pela saúde e segurança do trabalhador!
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