O Absenteísmo no Trabalho pode ser prejudicial para toda a empresa e principalmente para os colegas de trabalho.
Significado de Absenteísmo: Hábito de não comparecer, de estar ausente (ex.: absenteísmo escolar, absenteísmo laboral). O absenteísmo pode ter diversas causas e pode acontecer em diferentes ambientes. Quando em uma empresa, o absenteísmo pode trazer preocupações, além de perdas para toda a organização.
O absenteísmo vai além de uma falta por conta de doença, afinal, imprevistos acontecem. No entanto, ganha-se esse nome quando a frequência das faltas é muito alta.
O absenteísmo no trabalho
O absenteísmo remete à ausência frequente ou habitual do colaborador durante o expediente. Além disso, essa situação engloba diferentes motivos, desde a falta no dia de trabalho, até atrasos e saídas antecipadas.
>> Absenteísmo no trabalho: como medir e controlar esse problema?
Dessa maneira, o absenteísmo pode ser justificado, como em caso de doenças ou consultas médicas, e também tem as injustificadas, o que traz perdas para toda a empresa.
Ao faltar, um funcionário prejudica não somente seu próprio trabalho, como de toda a equipe. Isso porque, o desenvolvimento das atividades fica parado e quando uma atividade é atrelada a um colega de equipe, afeta o processo de mais pessoas. E é por isso que, é importante investigar e solucionar o absenteísmo.
Causas do absenteísmo no Trabalho
As causas do absenteísmo podem vir de diferentes maneiras, e aqui, estão algumas:
- Falta de motivação: a falta de motivação pode ser um dos problemas mais recorrentes, isso acontece por jornadas de trabalho excessivas, baixa expectativa quanto ao cargo, falta de descanso, ausência de benefícios, baixa remuneração e outros.
- Estrutura do trabalho inadequada ou insuficiente: quando o ambiente de trabalho não é confortável e não tem todos os recursos necessários para execução de tarefas.
- Bullying: por mais que se fale muito sobre o bullying em escolas com adolescentes, o bullying no trabalho é mais comum do que parece. Se dá por atitudes negativas e provações entre funcionários, que acabam afetando a entrega dos trabalhos. O bullying causa medo e tristeza, podendo até desencadear a depressão no colaborador.
- Estresse e depressão: o estresse e a depressão podem ser grandes causadores do absenteísmo no trabalho. Podem ocorrer por diferentes motivos, desde bullying, como dito anteriormente, até sobrecarga, ambiente hostil, entre outros.
- Problemas pessoais: doenças, consultas médicas e outras enfermidades podem provocar o absenteísmo.
- Problemas de família: problemas de saúde na família podem fazer com que o colaborador falte ao trabalho.
Absenteísmo X Presenteísmo X Turnover
Confunde-se muito o absenteísmo, com o presenteísmo e a taxa de turnover. No entanto, por mais que sejam parecidos, esses termos são distintos. Veja a diferença entre eles:
- Absenteísmo: é quando a pessoa não comparece ao trabalho.
- Presenteísmo: é quando a pessoa está presente fisicamente, porém distante mentalmente, apresentando baixo rendimento devido ao desengajamento ou por problemas pessoais, o que causa impactos negativos ao ambiente de trabalho.
- Turnover: é uma taxa, a rotatividade de pessoal, é o índice que revela o número de colaboradores que pediram demissão e foram desligados. Está relacionado diretamente às taxas de presenteísmo e absenteísmo.
Boas práticas para reduzir o absenteísmo
É importante que a empresa tenha boas práticas a fim de reduzir o absenteísmo. Veja só alguns exemplos:
>> Por que a medicina ocupacional é importante na redução de absenteísmo das empresas?
- Ofereça um bom local e condições de trabalho: ofereça boas condições de trabalho e seu colaborador se sentirá incentivado.
- Motive a sua equipe: faça com que os colaboradores se sintam motivados, estimule uma boa cultura organizacional, uma boa convivência no âmbito profissional, isso é uma ótima forma de incentivo.
- Incentive o cuidado com a saúde: oferecer bons planos de saúde e conscientizar os colaboradores a cuidar de saúde física e mental também é uma forma de incentivo e de diminuir o absenteísmo.
O que as empresas podem fazer?
A taxa de absenteísmo está sendo alta? É necessário buscar os motivos do porquê isso vem acontecendo. A empresa deve buscar, junto com os colaboradores, soluções para o problema.
É possível fazer a entrevista de absenteísmo. A entrevista de absenteísmo nada mais é do que uma ferramenta utilizada para identificar a causa das desídias dos funcionários. Ela tem o propósito de descobrir o verdadeiro motivo pelo qual eles estão saindo antes do horário ou faltando. Ela pode ser realizada de maneira amigável, como se fosse uma conversa, ou em forma de perguntas.
Se for identificada a causa, estratégias poderão ser argumentadas e um plano de ação ser elaborado. As entrevistas podem ser armazenadas e, ao final de um período, ser analisadas pelos gestores, que conseguirão ter maior noção de como lidar com os funcionários, incluindo planejar e implementar novas técnicas que deixem os colaboradores mais animados para o trabalho.
>> Saiba mais sobre a entrevista de absenteísmo
É importante manter um relacionamento de confiança com os funcionários, a fim de conhecer quais são os motivos de suas ausências. Fique atento aos colaboradores que têm mais faltas e, se houver oportunidade, tenha uma conversa com eles.
Utilize o SOC para Gestão de afastamentos e absenteísmo
Atualmente, observa-se uma certa carência em boa parte das empresas em relação a gestão de afastamentos e absenteísmos. No entanto, após a entrada do eSOCial, este é um assunto que não poderá ficar de lado, pois o Governo Federal monitora de perto todos os atestados dos funcionários.
No SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional, a tela de licença médica é a porta de entrada para essa gestão. Por meio dos dados lançados nela, é possível controlar e gerenciar o FAP, NTEP e ainda garantir que o evento S-2230 seja gerado dentro dos padrões do eSOCial.
Com base no lançamento da licença médica, o sistema oferece um relatório de absenteísmos, em que é possível levantar os dias perdidos utilizando diversos filtros. Por exemplo: doenças, grupo patológico, setores, cargos, turnos, etc.
Neste relatório também é possível trazer o gráfico de PTP (Proporção de Tempo Perdido) e acompanhar o percentual de dias perdidos na empresa, mês a mês.
>> Como funciona a Gestão de afastamentos e absenteísmos no SOC
Case de Sucesso: Delta Saúde
A empresa Delta Saúde tem utilizado de todos os recursos para começar um novo projeto de absenteísmo com a ajuda do SOC. “Hoje lá na Delta, temos um projeto que chama ‘Projeto de Absenteísmo’ e, sem o SOC, não seria possível estar realizando. É uma ferramenta fundamental para conseguirmos trazer uma melhor realidade, porque você não vê o paciente em um único momento, você vê o paciente no todo, no histórico de vida dele, não só no ocupacional, mas também na parte assistencial, o que facilita bastante nas tomadas de decisões. Não dá para atender sem o SOC, não dá”, conta Vivian, fonoaudióloga da empresa.
>> Delta Saúde cria ‘Projeto de Absenteísmo’ na empresa com a ajuda do SOC
Conheça o SOC
Com 22 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701. Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho, acumulando o maior número de inovações do segmento.
300 funcionalidades para Gestão de SST completa.
O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:
- SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
- Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
- Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET, a primeira e mais completa rede do mercado, onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
- SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter