Funcionalidade tem aderência às exigências do eSocial e ajuda a evitar inconsistências jurídicas, trabalhista e previdenciárias aos clientes
Conformidade e segurança dentro do SOC
A criação da hierarquia de uma empresa é fundamental para manter sua estrutura organizacional sempre atualizada. Dessa forma, é possível evitar equívocos de funções e possíveis passivos trabalhistas, jurídicos ou previdenciários. No SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional, as informações ocupacionais são armazenadas por unidade, setor e cargo. Isto funciona dentro de um parâmetro padrão de hierarquia e estrutura empresarial. A partir de um vínculo cadastrado de forma errada, a chance de que novos erros ocorram em sequência cresce. Pensando nisso, o SOC desenvolveu um recurso que faz alertas aos gestores na criação da hierarquia.
Documentos como a folha de pagamento, políticas de RH, programas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e outros arquivos ocupacionais levam em conta o registro do funcionário dentro de uma empresa. Uma hierarquia cadastrada de forma errada pode gerar erros por vários anos. Na prática, isso resulta em transtornos que serão resolvidos no futuro, como se fossem uma bola de neve. “Se o equívoco não for corrigido, a base de dados pode ficar muito inconsistente. É justamente este cenário que o alerta na criação da hierarquia do SOC pode ajudar a evitar. Por exemplo, ao cadastrar um funcionário com erros, é possível que ele faça exames desnecessários, impactando diretamente no financeiro da empresa. Esse recurso pode evitar alguns problemas neste sentido”, explica Edeilza Sousa, coordenadora do Centro de Recursos de Conhecimento do SOC (CRC).
O alerta na criação da hierarquia
Quando há a criação da hierarquia no SOC, o gestor recebe um e-mail que avisa sobre a atualização do cadastro organizacional. Isso facilita a rotina de observação dos cadastros do SOC. “Além dos responsáveis diretos, o SOC permite criar um perfil com um grupo de gestores que também receberão o mesmo alerta assim que novas hierarquias são criadas. Com o advento do eSocial, hierarquias mal configuradas podem gerar problemas para o empregador, como multas. Este é o principal alerta que temos que fazer aos clientes”, finaliza Felipe Bicineri, Analista do CRC do SOC.