Blog

Alpargatas utiliza integração SOC X SAP para melhoria de processos

19 de setembro de 2023

Compartilhe

Utilizando o SOC desde 2019, Alpargatas utiliza diversas funcionalidades do sistema, além de integração SAP X SOC.

A Alpargatas é uma empresa global, fundada e sediada no Brasil com mais de 115 anos de história. É dona de marcas como Havaianas e Rothy’s e está presente em mais de 100 países ao redor do mundo.

>> Alpargatas encontra facilidade, agilidade e autonomia com o SOC

Para fazer toda a gestão de SST em suas 4 fábricas, 1 escritório administrativo, 2 centros de distribuição, 6 lojas próprias, milhares de escritórios de representação pelo mundo e mais de 12 mil colaboradores, utilizam o sistema SOC, software líder de Gestão de SST.

#20 – Implementação do SOC na Alpargatas – Papo SOC | Podcast on Spotify

Início da história da Alpargatas com o SOC

Em 2018, a empresa enxergou algumas questões técnicas nos sistemas anteriormente usados, como:

  • Sistemas descentralizados, cada fábrica da administração de SST do seu jeito;
  • Não era possível integrar os dados de segurança e saúde com o sistema SAP, dando mais trabalho;
  • Não havia uma base centralizada para controle de atestados médicos;
  • Não havia nenhum controle centralizado com histórico de movimentação PPP.

Assim, resolveram implementar o SOC em 2019.

Implementação do SOC com a Alpargatas

A implementação do SOC ocorreu em 2019 e foi feita em 2 entregas.

Para isso, foi necessária uma equipe de 7 pessoas (GP, GP Alpa e Consultor SOC | 2 Key-users Alpa | 2 tech lead) com o prazo de 5 meses para todo o processo ser realizado.

1ª Entrega: feita de março a julho

Na primeira entrega, o escopo teve a carga inicial na Modelo 1, a interface de colaboradores com SAP na Modelo 2, gestão de EPI sem biometria, gestão de riscos, capacitação da equipe, além de migração de dados históricos com riscos e movimentações.

2ª Entrega: feita de julho a agosto

Já na segunda entrega, a Alpargatas passou a implementar a entrega de EPI por biometria, a carga histórica de entrega de EPI’s, estabilização e ajustes da interface de colaboradores na Modelo 2.

Evolução a cada dia

Com isso, a empresa evoluiu pouco a pouco e a cada ano, novas funcionalidades do sistema passaram a ser utilizadas, como:

  • 2020: utilização do SOC para gestão de eleições da CIPA;
  • 2021: contratação de fornecedor para auxiliar nos processos do dia a dia (Gestão de Saúde e Meio Ambiente), envio de eventos de SST ao eSOCial e base centralizada para lançamento de atestados médicos pela enfermaria;
  • 2022: utilização de pré-cadastro de colaborador para melhor gestão de ASO admissional e melhorias na interface de colaboradores.
  • 2023: gestão de treinamentos.

Fábio Facco, especialista de SAP HCM da Alpargatas, conta “Observamos diversas melhorias após a implantação do SOC e do SOC Digital. O sistema trouxe muitos ganhos para a companhia, como: mais produtividade e autonomia. O SOC nos permite fazer toda nossa gestão otimizando tempo, a ‘engrenagem’ gira muito melhor!”.

Integração SOC e SAP

A Alpargatas utiliza a integração do SOC com a SAP que foi construída por meio de WebServices, trazendo automaticamente dados como: empresa, unidades, setores, cargos e funcionários.

>> Saiba mais sobre a integração SOC X SAP

Para os clientes SOC, há inúmeras vantagens como o advento das integrações, onde não será mais necessário manter os dados de funcionários de forma manual e/ou por meio da importação Modelo I, tornando assim, as atualizações mais ágeis e seguras, uma vez que o dado existente no SOC irá refletir exatamente a posição da folha de pagamento.

Veja as integrações que a Alpargatas utiliza (SAP X SOC):

  • Integração de colaboradores (SAP X SOC), integrando toda a parte de cultura organizacional, descrição de cargo e muito mais, indo automaticamente para o SOC.
  • Integração de atestados médicos (SOC X SAP), integrando os afastamentos, atestados, lançando no SOC e baixando diretamente no SAP.

No entanto, algumas interfaces foram descontinuadas no ano de 2023, pois preferiram fazer diretamente pelo sistema SOC, facilitando todo o processo.

>> Por que o sistema SOC é referência nos envios do eSOCial?

As lições aprendidas no projeto

Com a integração auxiliando a Alpargatas, algumas lições foram aprendidas no projeto, tais como:

  • Carga de históricos em geral são trabalhosas e precisam ser muito bem avaliadas pela companhia;
  • É necessário estabelecer critérios práticos para eleger o que se deve carregar de histórico;
  • É necessário entender o funcionamento pleno da interface de colaboradores (modelo 2), principalmente na questão de geração de histórico de movimentações, que são utilizados para o PPP. (Começaram a utilizar o histórico do SOC em janeiro de 2023).

Pontos positivos da Alpargatas com o SOC

A Alpargatas vêm ganhando melhoria nos processos com o SOC, e com isso, tiveram muitos pontos positivos em relação ao sistema. Segundo Fábio, esses foram os pontos que chamaram a atenção da empresa:

  • Suporte do SOC: “quando a gente contrata a ferramenta, já vem agregado o suporte e a gente têm um retorno em tempo do suporte”, relata Fábio;
  • Documentação e manuais do sistema muito bem-organizados: “dentro do próprio SOC, você tem o manual, a central de ajuda, lá tem tudo muito bem detalhado, se você tiver dúvidas, você vai conseguir entender o que precisa”;
  • Autonomia para os Key Users: “por exemplo, uma das funcionalidades que o SOC tem é a questão de eleição de CIPA, a área de usuário faz tudo sozinho, são eles que lançam, eles que fazem, a contagem, tem toda essa autonomia sem envolvimento da área de TI”;
  • Atualizações de melhorias e correções automáticas no sistema SOC: “há mudanças recorrentes na legislação, e as atualizações já vem de forma automática”;
  • Implementação rápida do sistema.

Quer ser um case de sucesso também? https://www.soc.com.br/solicite-uma-proposta/ Solicite a sua proposta e a próxima história pode ser a sua!

Leia mais sobre nossos Cases:

>> SOTREQ realiza Gestão de EPI efetiva com o SOC

>> Camargo Corrêa se adepta ao mundo digital utilizando o SOC

>> Empresa Swift tem informações sobre a área de SST em tempo real com o SOC

Conte com o Software líder no mercado

Líder no mercado de software de SST, o SOC possui mais de 22 anos de experiência e é o mais preparado para ajudar a sua empresa com os envios ao eSOCial. Quer se tornar o próximo Case de Sucesso? Solicite a sua proposta. 

Gostou do conteúdo? Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter.

Comentários

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

Aceite nos Termos referentes aos Fornecedores SOC:

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Saúde ocupacional

    • Cadastro de Exame
    • Tela de Digitação Rápida
    • SOCAPP
    • Gestão de Convocação
    • Guia de Encaminhamento
    • Pedido de Exames
    • Licença Médica
    • Gestão de FAP

    Segurança no trabalho

    • Cadastro de Risco
    • GHE
    • Entrega de EPI
    • CIPA
    • Registro de Ocorrência
    • Atividades
    • Cursos

    Estrutura Organizacional

    • Empresa
    • Unidade
    • Setor
    • Cargo
    • Funcionário
    • Importação Modelo I

    Configurações Gerais

    • Navegação
    • Comandos básicos
    • Usuários e Perfil de Acessos
    • Configurações Pessoais
    • Gestão de Avisos
    • Log de Ações
    • Restrição de IP
    • Pesquisa Avançada
    • Parâmetros de Empresa Principal
    • Parâmetros Gerais

    eSocial

    • Portal eSOCial
    • Mensageria SOC
    • Interface Específica com outros Sistemas

    SOC Net

    • Visão do Credenciador
    • Visão do Credenciado

    Gestão eletrônica de documentos

    • SOCGED
    • Biometria
    • Assinatura Digital

    SOC Indicadores

    • Power BI
    • Painéis de Gráficos

    Financeiro

    • Tabela de Preços
    • Produto e Serviço

    Integrações Web Service

    • SOC Integrador
    • Exporta dados

    Personalizações

    • Cadastro Dinâmico
    • Tipos de Ficha
    • Modelos Personalizados
    • ASO, Funcionário, entre outros.

    Relatórios

    • Relatórios Agendados
    • PCMSO
    • PPRA

    Para comprar soluções SOC

    Brasil

    0800 888 8888

    Ou veja a nossa lista completa de números locais

    Chat online

    Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

    Fale Conosco

    Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback