Ao iniciar um projeto, é necessário ter uma ampla visão do que se deseja colocar em prática, seja ele um planejamento financeiro da organização, seja ele a projeção de um novo serviço ou de um produto. É importante levar em conta que, às vezes, o cronograma pode não ser cumprindo como o esperado. Há, contudo, um método chamado de análise de risco industrial que auxilia no alcance do êxito.
Neste post, abordaremos os motivos pelos quais esse processo é extremamente relevante para as indústrias. Ele proporciona segurança e oferece inúmeras vantagens para os empreendedores e para os gestores. Isso, é claro, sem contar que permite que os funcionários realizem as suas tarefas com mais exatidão e com menor taxa de erros.
Quer saber como fazer uma análise de risco assertiva para a sua organização? Continue a sua leitura e tire todas as dúvidas!
O que é a análise de risco industrial?
Os riscos industriais são eventos que podem acontecer e que não fazem parte dos objetivos empresariais. Eles ocorrem a qualquer momento e geram diversos problemas. Para diminuírem a quantidade de perigos, os gestores fazem uma análise minuciosa dos processos industriais. Esse procedimento avalia todos os prováveis erros nos projetos e é por meio dessa avaliação que são elaboradas as medidas de prevenção mais eficientes.
Como o processo de análise de risco funciona?
Os riscos sempre vão existir, contudo, os problemas causados por eles podem ser evitados por meio da aplicação de boas práticas. Para mitigar os imprevistos, é preciso fazer uma análise das ameaças e, posteriormente, tomar atitudes que reduzam a probabilidade de esses perigos se tornarem um obstáculo real.
Uma matriz de riscos apresenta duas variáveis: a probabilidade de acontecer e o impacto que isso vai causar na empresa. Após identificar as possíveis falhas, o gestor deverá agir imediatamente para que tudo saia conforme o planejado. As pessoas que podem atuar nessa linha de frente geralmente são os gestores.
Por que é tão importante fazer uma avaliação de riscos industriais?
A avaliação de riscos deve ser assertiva e eficiente, pois um erro no processo pode causar prejuízos que inviabilizam um projeto. Geralmente, os processos são cuidadosamente elaborados e, caso venham a ser cancelados, o prejuízo pode ser grande. Observe, abaixo, os benefícios da realização desse procedimento!
Auxilia na proteção dos colaboradores
Um dos pontos positivos de realizar a análise de riscos é que isso ajuda na proteção dos funcionários. O conhecimento de quais problemas podem acontecer em um projeto facilita o trabalho com a antecipação da prevenção de acidentes. Sempre que um perigo não puder ser eliminado, ele poderá ser minimizado.
Melhora o processo de tomada de decisão
Os meios de análise de riscos são elementos essenciais na tomada de decisão, principalmente das interligadas com a remediação ambiental. Como exemplos, podemos citar as atividades para a reabilitação de locais contaminados, a utilização de técnicas de contenção e a redução e a remoção de agentes contaminantes da área.
Auxilia na implementação de controles de segurança
Após saber quais são os riscos de cada uma das operações, é possível executar medidas de prevenção. As atividades podem ser realizadas sem que haja poluição do meio ambiente e sem que as pessoas corram o perigo de se machucarem.
Traz mais estabilidade
A análise de risco ajuda a empresa a ter maior estabilidade. Ela poderá se manter sólida no mercado e com uma taxa baixa de acontecimentos indesejados. Desse modo, os funcionários se sentirão mais seguros ao realizar qualquer procedimento e permanecerão estáveis em seu trabalho.
Reduz prejuízos
Outra vantagem é a redução dos prejuízos. A ausência da análise de riscos causa perdas financeiras e pode gerar estragos permanentes. Nessa avaliação, os gestores verificam o que pode acontecer de errado, as possibilidades de acidentes de trabalho no local e as consequências que um desses imprevistos pode causar.
Então, agora que você já sabe os motivos pelos quais deve fazer a análise de risco industrial em sua empresa, não deixe de colocar esse procedimento em prática em seu empreendimento. Saiba que, entre as técnicas mais recomendadas, estão o checklist, o HAZOP (Estudo de Perigos e Operabilidade) e a LOPA (Análise de Camadas de Proteção).
Gostaria de ter acesso a mais conteúdos como este? Então acompanhe outros artigos em nosso blog e siga-nos no Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e LinkedIn!