A análise de riscos do trabalho é um método utilizado para a avaliação dos perigos existentes nos ambientes de trabalho. Com esse documento é possível tomar as medidas essenciais para a proteção dos trabalhadores e para a prevenção dos acidentes. Trata-se de uma ferramenta utilizada pelos profissionais que fazem a gestão da segurança e evitam o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Essa análise faz parte das etapas do processo de gestão de riscos das organizações empresariais. Ela aponta as probabilidades de ocorrências negativas que podem causar prejuízos irreparáveis às empresas e seus colaboradores. Por meio dela é realizado o cálculo de impactos e são elaboradas medidas preventivas após a identificação de perigos potenciais.
Quer entender melhor o que é uma análise de riscos do trabalho e para que ela serve? Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!
O que é uma análise de riscos do trabalho e para que ela serve?
A análise de riscos é um processo realizado com o objetivo de identificar os riscos inerentes ao ambiente de trabalho. A avaliação serve para evitar, controlar e minimizar as ameaças que fazem parte do cotidiano das empresas. Conforme o objetivo do gestor, ela pode ser quantitativa e qualitativa, bem como considerar determinados perigos.
Portanto, essa análise tem como finalidade a avaliação dos riscos existentes nas etapas das tarefas laborais, o estabelecimento de correções de falhas, a implantação e a supervisão dos processos para assegurar a saúde e a segurança dos colaboradores. Ela visa à promoção de medidas de proteção por meio da capacitação, treinamentos e obtenção de conhecimentos.
Como funciona a análise de riscos do trabalho?
O funcionamento da análise de riscos está descrito na Norma Regulamentadora — NR nº 20, mas ela é uma obrigação de todos os empregadores. O documento é elaborado por um engenheiro ou médico especialista na área de Segurança do Trabalho, que avalia todos os locais de trabalho e as atividades correspondentes.
O profissional que utiliza esse método deverá preencher diversos campos, tais como: descrição da atividade, empresa, local da atividade, riscos, etapas de trabalho, responsáveis, medidas de controle, entre outros. O documento representa um estudo técnico de cada procedimento realizado pelos trabalhadores, aponta as medidas preventivas e facilita a gestão dos perigos.
Qual é a importância da análise de riscos do trabalho?
A análise de riscos é importante para os funcionários e para as empresas, pois evita acidentes graves. Uma avaliação detalhada permite a execução de ações que protegerão o patrimônio dos negócios, os seus recursos humanos e as suas finanças. Veja, a seguir, outras vantagens da aplicação dessa ferramenta que torna o dia a dia mais seguro no universo corporativo.
Identificar falhas na segurança
Outro benefício oriundo da análise de riscos é a possibilidade de localizar as falhas na segurança e impedir comportamentos inseguros por parte dos colaboradores. O documento revela as situações que oferecem perigos e possibilita a sua resolução antecipada para eliminar as chances de danos. Com essa técnica, as circunstâncias prejudiciais são modificadas.
Evitar acidentes
Uma das maiores vantagens da análise de riscos é a oportunidade de evitar acidentes de trabalho. Isso ocorre em virtude das reuniões de equipes, realização de pesquisas junto aos colaboradores, obtenção de informações atualizadas, aconselhamento dos especialistas, mapeamento das condições perigosas e inspeções de trabalho.
Tornar o ambiente de trabalho mais seguro
A avaliação fornece aos gestores do negócio a possibilidade de utilizar alguns indicadores de desempenho sobre frequência de ocorrências. Se as métricas estão baixas, significa que a empresa está seguindo na direção correta e que o ambiente de trabalho está mais seguro.
Entendeu como fazer uma análise de riscos do trabalho? Procure conhecer todas as atividades, pessoas e processos executados em sua empresa. Identifique os perigos, anote todos os dados das tarefas suspeitas e avalie com cautela os ambientes. Por fim, promova as medidas de prevenção necessárias para impedir a exposição dos colaboradores.
Gostou do conteúdo? Então nos acompanhe no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube e confira as nossas postagens em primeira mão!