A ansiedade no ambiente de trabalho é uma das questões que traz constantes preocupações em nosso dia a dia, sendo uma das doenças preocupantes do século. Saiba mais abaixo.
Como lidar com a ansiedade durante o trabalho?
O dia a dia de quem trabalha é sempre cheio de atividades e emoções. Esse conjunto de sensações pode desencadear uma série de ansiedades ao profissional. Por isso, vale a pena conferir dicas para lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho.
Via de regra, tanto o estresse quanto a ansiedade são sensações naturais do ser humano, ou seja, tê-los em algum grau faz parte. O problema é que o acúmulo de ambos pode gerar um transtorno de ansiedade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas. Sabia que cerca de 18,5 milhões de brasileiros convivem com o transtorno de ansiedade?
O ambiente de trabalho é um dos que mais contribuem para esse tipo de transtorno. Logo, é muito importante ter uma série de cuidados para lidar com o estresse e ansiedade no ambiente de trabalho.
Busque momentos de relaxamento
Como o estresse está fortemente ligado à ansiedade, é importante que todo profissional possa ter um tempo para si. Nesse sentido, encontrar atividades que proporcionem relaxamento é fundamental.
Na prática, as pessoas ficam muito expostas a situações de estresse. A partir disso, começam a sentir medo e receio de qual será o próximo estresse ou a consequência dele. Ao passo que começam a pensar demais nas coisas antes de acontecerem, ficam ansiosas. Dessa forma, ter momentos que permitam extravasar e adquirir paz fazem toda a diferença.
Tenha organização e foco
Muitas vezes, a rotina de trabalho de alguém é prejudicada pela sua própria falta de organização. Em meio ao que há para ser resolvido, podem surgir dúvidas de por onde começar.
Pessoas que conseguem se planejar, tendem a ter mais foco e identificar o momento certo para resolver cada pendência. Que tal definir prioridades para sanar cada questão conforme a sua necessidade?
A desorganização pode acarretar um acúmulo de tarefas e gerar uma verdadeira bagunça. Daí, aumenta muito a ansiedade no ambiente de trabalho.
Busque ajuda profissional
A situação é recorrente: a pessoa se dá conta que algo do trabalho lhe deixa cada vez mais ansiosa. Quando se dá conta, começa a ter falta de ar, taquicardia, dilatação das pupilas e outras complicações.
Já pensou passar por isso no meio do expediente? Acontece que a situação não é impossível. Pelo contrário, tem sido cada vez mais comum a ansiedade no ambiente de trabalho evoluir para um transtorno.
A dica é sempre respirar fundo no momento. Dê uma pausa e tente não entrar em pânico. Entenda que essas são as consequências pelo seu corpo ter emitido adrenalina para a sua corrente sanguínea.
Ao perceber esse tipo de transtorno, busque imediatamente ajuda médica. O encaminhamento para um psicólogo e psiquiatra pode fazer toda a diferença!
Conte com o apoio da empresa
Faz parte da rotina das empresas a preocupação com a saúde ocupacional do funcionário. Algumas organizações têm medidas específicas voltadas para esses casos. Seja como for, tenha um diálogo aberto com os seus gestores e superiores.
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