Estresse ainda pode desencadear outras doenças e problemas de saúde, como LER/Dort ou lombalgia
Os problemas que o estresse causa no trabalho e na saúde
O estresse deverá liderar o ranking de faltas no trabalho até 2020, de acordo com o portal de notícias G1. Essa informação foi retirada de um estudo da Previdência Social. O problema é um dos três que mais afasta funcionários por períodos maiores do que 15 dias. O estresse ainda pode ser relacionado a diversos problemas de saúde. Alguns exemplos são a lombalgia e Lesão por Esforço Repetitivo/Doença Osteoarticular Relacionada ao Trabalho (LER/Dort). O problema ainda pode estar relacionado à doenças cardíacas e derrames.
A matéria indica que uma das formas de reduzir o estresse laboral é investir em atividades que ajudam a deixar o colaborador mais relaxado. A Ginástica Laboral é uma alternativa para amenizar o impacto psicológico e físico da rotina durante o trabalho. Segundo um estudo da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, a prática combate as dores provenientes da má ergonomia. A ginástica ainda promove a integração dos funcionários, proporcionando descontração.
O estresse ocupacional já afeta 70% das pessoas. Portanto, ampliar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) pode contribuir para a diminuição das estatísticas. O estresse da jornada de trabalho aliado à má postura e mobílias inadequadas pode gerar diversos problemas físicos, como dores nas costas e na região lombar. Além disso, as tensões musculares reduzem o fluxo de sangue e, consequentemente, aumentam a incidência de dores e lesões especialmente nas costas.
Estresse no Brasil
Como o brasileiro é um dos profissionais mais estressados do mundo, facilitar o acesso à informação e desenvolver ações com foco na QVT pode aliviar bastante o problema. Afinal, um funcionário feliz e realizado trabalha melhor e se sente mais motivado. Na prática, isso ajuda a diminuir os afastamentos e aumenta o rendimento da equipe.
Como o estresse se manifesta?
O estresse no trabalho surge por um esgotamento físico e emocional causado por situações que desequilibram o emocional do colaborador no ambiente de trabalho. Essa é uma das doenças mais presentes em profissionais que atuam no mercado de trabalho, algumas vezes os sintomas não são causados apenas por situações que acontecem no ambiente de trabalho, eles podem ser causados por situações externas que envolvem o trabalhador, as consequências podem ser físicas ou psicológicas.
Descubra os sintomas causados
Os sintomas não são os mesmos em todos, as colaboradores podem ser diagnosticados com o mesmo problema porém os sintomas podem mudar de pessoa para pessoa. Nós separamos algumas manifestações do corpo:
- Tensão
- Batimentos cardíacos acelerados
- Irritação
- Falta de foco
- Sono em excesso durante a jornada de trabalho
- Baixa produtividade
Cuide da sua saúde e não se esqueça de ficar atento aos sinais que o seu corpo manifesta.
Gostou deste post? Então, compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais para que seus amigos se informem sobre o assunto!
Acompanhe o SOC nas Redes Sociais e fique por dentro das novidades do SOC: Instagram | Youtube | Facebook | LinkedIn | Twitter