Um ponto extremamente importante, que não pode faltar em uma organização, seja qual for o setor, é o cumprimento das normas regulamentadoras, que definem seus processos, cuidados com os funcionários, entre outros. Por isso, a auditoria em segurança do trabalho acaba sendo indispensável para as empresas ficarem consoante ao regulamento, a execução dos processos e a integridade física e mental dos seus colaboradores.
Sabendo disso, preparamos esse conteúdo para você entender melhor o conceito de auditoria, seu funcionamento, o que é comumente avaliado nessa vistoria e o que pode auxiliar no cumprimento das regras. Confira!
O que é a auditoria em segurança do trabalho?
De forma geral, uma auditoria se caracteriza por ser uma verificação formal e profissional nas instalações da empresa. Pode ser feita uma inspeção nas contas da organização, nos documentos emitidos, nos equipamentos dos funcionários, política do local, entre outros tipos de avaliações.
Quando falamos na auditoria em segurança do trabalho, estamos visando proteger o colaborador de potenciais riscos de acidentes, analisar o cumprimento das normas regulamentadoras e outras legislações específicas. Identificar problemas, incoerências e procedimentos inadequados são alguns de seus objetivos.
A solicitação de uma auditoria pode ser feita pelo conselho fiscal da organização e ser realizada em qualquer setor da empresa, especialmente quando estamos falando de áreas que apontam maiores deficiências.
Geralmente, existem três tipos de auditoria que podem ser executados na organização, conforme comentamos a seguir.
Auditoria de primeira parte ou interna
Executada a partir da própria organização que busca melhorias e ajustes de pontos inadequados no setor.
Auditoria de segunda parte
Feita pela empresa ou por uma organização contratada que presta este tipo de serviço, visando avaliar se a organização está conforme os requisitos legais.
Auditoria de terceira parte ou externa
Processo realizado por empresas independentes de forma totalmente exclusiva, visando a emissão de certificados que entregam maior relevância na fiscalização.
Como a auditoria em segurança do trabalho funciona na prática?
A auditoria nesse ramo tem a principal função de averiguar e ajustar o que não está em conformidade com o regulamento e estabelecer melhores condições aos funcionários da companhia. Aqui, podemos citar os principais pontos avaliados pelos gestores. Acompanhe!
Riscos potenciais
É função do auditor analisar e medir o nível dos riscos que os colaboradores podem estar expostos em sua empresa. Caso haja falhas ou descumprimento de algumas regras, é provável que o órgão responsável fiscalize e multe o local.
Com a auditoria, o índice de riscos diminui, bem como a probabilidade de tomar multas desnecessárias.
Política Interna
Um fator extremamente relevante para as organizações, visto que ela revela bastante sobre a cultura da empresa e da importância que os gestores dão aos seus empregados. Podemos destacar a qualidade de vida no ambiente laboral e o processo de manutenção dos equipamentos.
Condições do ambiente laboral
Um ambiente de trabalho precisa ser totalmente seguro e confortável para o funcionário, sendo uma das funções da auditoria avaliar se esse ponto está ou não conforme as normas. O local precisa ter condições sanitárias e infraestrutura elétrica adequada para os seus colaboradores.
Capacitação do colaborador
É importante as empresas analisarem se aquele funcionário contratado é totalmente capaz de realizar as funções que forem designadas. Cabe a auditoria observar se a organização faz os exames necessários dos trabalhadores e se 69+ela segue o regulamento, como os exames admissionais no eSocial.
O que pode ajudar no cumprimento da legislação de segurança do trabalho?
Para não ter problemas com a auditoria e não ter que lidar com multas ou riscos de acidentes para os colaboradores, você pode investir em um software que integre esses processos e diminua as chances da organização infringir alguma norma. Dessa forma, quando houver um processo de auditoria em sua empresa, a redução do nível de falhas será visível.
Como você pôde ver, a auditoria em segurança do trabalho é um importante instrumento de fiscalização do cumprimento das normas de segurança no ambiente de trabalho. Além de cumprir as orientações, é importante contar com a tecnologia para agilizar processos.
Gostou dessas informações e quer saber mais? Siga as nossas redes sociais e acompanhe todas as publicações. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin e Twitter.
Leia mais >>>
Saiba como realizar a redução de custos com o FAP
Indicadores de SST: entenda qual é a importância de acompanhá-los
NR-4 atualizada: Confira o que mudou na norma regulamentadora