Excesso de trabalho, ansiedade, problemas interpessoais e falta de reconhecimento são os fatores que contribuem para esse quadro
Descubra como evitar o estresse no ambiente de trabalho
Uma pesquisa realizada pela Consultoria de Recrutamento Robert Half aponta o brasileiro como o profissional mais estressado do mundo. O estudo, feito em 13 países e com diretores de grandes empresas, mostra que a média mundial de funcionários que afirmam enfrentar o estresse é de 11%, enquanto no Brasil, esse número chega a 42%. Confirmando esse resultado, segundo o Ministério da Previdência Social, os afastamentos por estresse e dificuldades de adaptação aumentaram em 41,9% desde 2010.
O site do Hospital Albert Einstein diz que os indícios de estresse no local de trabalho são a ansiedade do profissional, problemas de relacionamento (com colegas, clientes, chefe…) e falta de cooperação, de autonomia e desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O trabalhador pode apresentar fadiga, cansaço, distúrbio de sono, dores musculares e de cabeça, alterações de humor, dificuldade de concentração e perda de iniciativa.
A página indica algumas medidas para melhorar a qualidade de vida dentro e fora do serviço, como os colaboradores adotarem a prática de atividade física, manter uma alimentação equilibrada, hobbies e contribuir para um bom ambiente de trabalho. Por outro lado, as empresas também podem estabelecer uma estratégia de investimento na qualidade de vida dos trabalhadores, com a ginástica laboral, por exemplo. Um funcionário feliz trabalha melhor e se sente mais motivado, diminuindo o número de afastamentos por estresse e aumentando o rendimento da equipe.
Tipos de estresse
O estresse no trabalho é uma realidade global, esse sentimento se tronou presente na vida dos colaboradores e vem ganhando cada vez mais força, o estresse causa consequências negativas para o nosso dia-a-dia como batimentos cardíacos mais acelerados, mais agressividade e falta de atenção.
É completamente normal se sentir mais pressionado e estressado no ambiente de trabalho, mas você sabia que existem tipos diferentes de estresse? Separamos alguns para que você consiga identificar o seu tipo de estresse:
Estresse crônico
Se existe uma situação contínua no seu dia-a-dia como demandas com prazos curtos, faculdade, relacionamento e filhos, as obrigações acabam se tornando um acúmulo causando o estresse crônico. O maior perigo do estresse crônico é que se ele não for cuidado pode se transformar em depressão e ansiedade.
Estresse agudo
Esse tipo de estresse é o mais comum, o colaborador sente o corpo reagindo de forma pontual e intensa. Geralmente acontece quando aparece uma situação ou demanda repentina e com um curto prazo, o estresse agudo não causa sequelas.
Estresse episódico
O estresse episódico acontece quando os sintomas do estresse agudo permanecem, com isso as sensações passam a se tornar mais intensas acontecem com maior frequência.
Entenda como lidar e melhorar o estresse no ambiente de trabalho
Respeite seus limites
Aprenda a entender como o seu corpo e mente funcionam, evite pegar muitas demandas ao mesmo tempo, abrace somente aquilo que você realmente consegue entregar para que não vire um acumulo que causa estresse.
Separe o trabalho do pessoal
Tente ignorar os acontecimentos do trabalho durante o tempo em que você estiver fora do ambiente corporativo, quanto mais você se concentrar nos problemas profissionais mais difícil se tornará a sua rotina em qualquer local.
Tenha uma boa noite de sono
Para ter uma rotina de produtiva e de qualidade é necessário um sono de qualidade durante as noites. Dê atenção para o seu sono e para a sua saúde.
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Este fator cresce mais devido à exigência cada vez maior do cliente e também à diminuição do quadro de funcionários, para abaixar custo.