O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deu início no dia 3 de abril, o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) 2025. Neste ano, a campanha traz o tema “CIPA e SESMT – Protegendo vidas no trabalho”, com foco no fortalecimento desses dois importantes instrumentos de prevenção de acidentes: a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). O evento conta com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
No Brasil, 1 notificação de acidente de trabalho acontece a cada 51 segundos, e mais de 169 mil profissionais atuam na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), desempenhando um papel essencial na preservação da integridade física e mental dos trabalhadores.
Dados do MTE (Rais 2022/Caged 01/2025) apontam que a maior parte desses profissionais é composta por Técnicos de Segurança do Trabalho (122.793 trabalhadores), além de Engenheiros de Segurança do Trabalho (12.093), Médicos do Trabalho (8.481), Enfermeiros do Trabalho (5.084) e Técnicos de Enfermagem do Trabalho (11.034).
>> Profissional de SST: como se destacar nessa área? Veja cursos
A Canpat 2025 busca ressaltar a importância da capacitação e do investimento na CIPA e no SESMT, destacando seu papel essencial na política de prevenção de acidentes em empresas e órgãos públicos e privados. A campanha também visa conscientizar sobre os impactos organizacionais, financeiros e sociais da segurança no trabalho, promovendo um ambiente laboral mais seguro e saudável para todos.
O evento é gratuito e transmitido pelo canal da ENIT no Youtube
A abertura ocorreu no dia 03 de Abril
E os próximos dias serão:
08/04 – Fatores de Riscos Psicossociais – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – Alteração de Norma Regulamentadora Nº 1
09/04 – Fatores de Riscos Psicossociais – Fatores de Riscos Psicossociais – Direitos à saúde e riscos psicossociais
10/04 – Fatores de Riscos Psicossociais – Implementação do PGR – Inventário de Risco e Plano de Ação