Garanta que os processos de segurança estejam corretos e que todos estejam seguros no local de trabalho ao utilizar o Checklist de Segurança.
Quando falamos de Segurança do Trabalho, estamos falando de proteção à vida de trabalhadores, de fazer com que todos consigam voltar para suas casas após um dia de trabalho. Por isso, cada passo é crucial, é necessário se atentar até nos mínimos detalhes, afinal, segurança é um assunto muito sério e que deve ser lembrado todos os dias.
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E para garantir essa segurança aos empregados e aos empregadores, são necessários alguns itens como EPIs, EPC’s, avaliação de risco, análise ergonômica, treinamentos, e por aí vai. No entanto, com tantos passos, nem sempre é fácil controlar se está tudo certo para começar a realização do trabalho e para isso, existe uma ferramenta crucial: o checklist de segurança.
O que é um Checklist de Segurança?
Um checklist de segurança é como uma lista de verificação detalhada, criada para garantir que todas as medidas de segurança necessárias sejam cumpridas em um determinado ambiente ou atividade. É uma ferramenta essencial para prevenir acidentes e garantir a integridade física de pessoas e a proteção de equipamentos e instalações.
São 38 Normas Regulamentadoras que as empresas devem seguir, dependendo do seu seguimento e suas atividades. Não cumprir uma norma, pode levar a multas e pode colocar funcionários em risco. Ao aplicar um checklist, a empresa tem a certeza de que está seguindo todos os passos.
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O checklist pode ser usado em diversas situações, como:
- Antes de iniciar uma tarefa: Para garantir que todos os equipamentos e ferramentas estão em condições de uso e que as medidas de segurança foram tomadas.
- Durante a realização de uma tarefa: Para verificar se todas as etapas estão sendo realizadas corretamente e se nenhum risco está sendo ignorado.
- Após a conclusão de uma tarefa: Para verificar se tudo foi limpo e organizado e se não há nenhum risco residual.
Com isso, vemos que o checklist serve em diferentes momentos, a fim de fazer a verificação completa dos equipamentos, máquinas, ferramentas e processos.
Por que realizar o Checklist de Segurança é importante?
O checklist se torna essencial no ambiente de trabalho, veja só alguns dos motivos e benefícios:
- Prevenção de Acidentes: O principal objetivo de um checklist é identificar e eliminar riscos antes que eles se transformem em acidentes. Ao seguir o checklist, você garante que nada seja esquecido e que todas as precauções sejam tomadas.
- Conformidade com as Normas: Muitas atividades exigem o cumprimento de normas e regulamentações de segurança. O checklist garante que você esteja seguindo todas as regras e evitando multas ou punições.
- Melhoria Contínua: Ao realizar o checklist regularmente, você pode identificar falhas e oportunidades de melhoria, tornando o processo cada vez mais seguro.
- Proteção dos trabalhadores e dos bens da empresa: Um checklist protege não apenas os trabalhadores, mas também equipamentos, instalações e o ambiente em geral.
- Transmite Confiança: Saber que todas as medidas de segurança foram tomadas proporciona uma sensação de tranquilidade e confiança a todos os envolvidos.
- Ajuda na imagem da empresa: Demonstra o seu compromisso com a segurança.
Quem deve realizar um Checklist para Segurança do Trabalho?
O Checklist de Segurança deve ser de responsabilidade da equipe de profissionais especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho. Ainda, esse processo pode ser realizado também com outros profissionais que tenham conhecimento especializado em determinadas atividades e pelos próprios funcionários.
- Funcionários: Os próprios funcionários que trabalham no local devem ser treinados e engajados na realização dos checklists, pois eles são os que mais conhecem as atividades do dia a dia e podem identificar os riscos de forma mais eficiente.
- Profissionais de Segurança do Trabalho: Profissionais com treinamento específico em segurança do trabalho, responsáveis por coordenar as atividades de prevenção de acidentes e garantir o cumprimento das normas.
- Engenheiros de Segurança: Profissionais com formação em engenharia de segurança do trabalho, responsáveis por analisar os riscos, desenvolver programas de segurança e acompanhar a implementação dos checklists.
- Técnicos de Segurança: Profissionais com formação técnica em segurança do trabalho, responsáveis por auxiliar os engenheiros de segurança e realizar as inspeções e verificações previstas nos checklists.
- Brigada de Emergência: Responsável por realizar inspeções periódicas nos equipamentos de combate a incêndio e outras medidas de emergência.
Onde pode ser utilizado o checklist?
Os checklists são comumente utilizados em diversas áreas, como a Indústria para verificar a segurança de máquinas e equipamentos, na área de Construção Civil para garantir a segurança dos trabalhadores e do ambiente, na área de Alimentos para garantir a higiene e segurança alimentar, na área de Saúde para garantir a segurança de pacientes e profissionais de saúde, na área de Transporte para garantir a segurança dos veículos e seus passageiros, entre outras.
Quais são os passos para criar um checklist de segurança eficaz?
Os checklists possuem um processo para terem uma alta eficácia.
Ao começar pela identificação dos riscos, é necessário analisar o ambiente para identificar todos os riscos presentes no local. Após esta etapa, é necessário definir os itens que serão verificados no checklist, uma ótima dica é criar uma lista detalhada. Já no terceiro passo, é importante definir os procedimentos a serem seguidos caso algum problema for identificado. Após realizar as etapas anteriores, é hora de divulgar o checklist para todos envolvidos e oferecer o treinamento adequado para que possam realizá-lo. E por último, é a hora de revisar e atualizar o checklist para garantir que ele esteja sempre abrangendo todos os aspectos relevantes.
Também é possível fazer a criação desse checklist por meio de softwares, como o SOC, software de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, que conta com essa funcionalidade, onde você pode realizar o cadastro de checklists totalmente personalizáveis, a fim de realizar avaliações e inspeções internas e externas da sua empresa.
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Segurança é um dever de todos: conheça o SOC, software para gestão de SST
A Segurança do Trabalho é um dever de todos, da empresa, dos funcionários, é algo que deve estar na mente de todos os presentes no local. Se cada um fizer a sua parte, acidentes não acontecerão, o local estará seguro.
Para realizar o checklist e se certificar que está tudo certo, conte com a ajuda do SOC.
O SOC é o software líder de Saúde e Segurança do Trabalho. Com 23 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
Com o sistema, é possível inserir um cadastro, personalizar o formulário de inspeção e até mesmo vincular um cadastro dinâmico, caso necessário para distinguir itens inspecionados. E o melhor: você executa os checklists direto pelo aplicativo do SOC, o SOCAPP e ainda os gerencia via web. Com isso, as inspeções podem ser realizadas em campo, ajudando nos procedimentos e fluxos de trabalho, garantido que tudo esteja bem documentado e adequado às necessidades da sua empresa, tudo isso com design fácil e intuitivo.
A ferramenta ideal para otimizar e automatizar a maneira que você realiza checklists e inspeções.
300 funcionalidades para Gestão de SST completa.
O SOC possui mais de 300 funcionalidades para gestão completa de saúde e segurança do trabalho. Veja algumas funcionalidades exclusivas do SOC:
- SOC Digital: o SOC é um sistema 100% sem papel, e a cada 1 hora, 5 árvores são salvas todos os dias. Com o SOC, é possível utilizar biometria, assinatura digital e ainda ter o SOCGED, para armazenar todos os seus arquivos em um só lugar.
- Aplicativo MEUSOC: o aplicativo MEUSOC é exclusivo para clientes SOC liberarem a seus funcionários. O aplicativo ajuda a otimizar a operação entre empresa e funcionário com funcionalidades exclusivas que permitem dar autonomia para seus funcionários realizarem processos e consultarem documentos.
- Rede SOCNET: o SOC possui uma rede credenciada SOCNET. A primeira e mais completa rede do mercado, onde é possível encontrar prestadores e ser encontrado em todo o território brasileiro.
- SOCRH: tenha um sistema integrado ao SOC que conecta as informações relacionadas à SST entre prestador e RH.