Conheça cinco dicas para a Política de Segurança da sua empresa ou do seu cliente, levando em consideração o espírito de equipe e a gestão eficaz de SST
Para ajudar a sua rotina operacional, selecionamos cinco dicas para a Política de Segurança da sua empresa ou dos seus clientes. É fundamental que a Política de Segurança considere a análise de consequências lógicas, deficiências técnicas e treinamentos adequados para os seus colaboradores. Nesse sentido, a política deve englobar mais do que os riscos de cada função. Unir tudo isso às campanhas de conscientização também contribui para disseminar as boas práticas de segurança. A segurança deve ser vivida dentro das organizações, por isso, confira cinco sugestões para melhorar a Política de Segurança do seu cliente ou a da sua empresa!
Dicas para a Política de Segurança:
Atenção na rotina
A distração costuma ser um dos maiores fatores de acidente durante o expediente. Por isso, é importante manter a atenção durante a execução das tarefas. Uma forma de chegar a esse objetivo é através de campanhas de conscientização. Além disso, promover um Diálogo Diário de Segurança (DDS) também pode ajudar a manter os colaboradores atentos. Conscientize os seus funcionários!
Equipamentos de proteção
Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são muito importantes na rotina do trabalhador. Criar mecanismos que reforcem a importância destes e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pode fazer a diferença na sua Gestão de Segurança. Organize a entrega e administração desses equipamentos. Além de contribuir para a sua Política de SST, a ação pode ajudar a amenizar riscos.
Organização das tarefas
A pressa é companheira dos acidentes! Ajude a sua equipe a organizar as demandas e tarefas do dia. Além de planejar o dia, realizar as atividades com tempo faz bem para a segurança e para o psicológico do trabalhador. Para cada tarefa, reserve alguns minutos para o descanso físico ou mental da sua equipe. Sistematize as rotinas: realizar as atividades com tempo para trabalhar bem e com segurança também pode ajudar na produtividade da equipe.
Comunicação
Converse com a sua equipe e esteja aberto a ouvir! Ao se comunicar com eficiência, você pode perceber melhor a realidade da sua equipe. Procure incorporar o máximo de melhorias possível na rotina do time. As anormalidades ou defeitos em equipamentos devem ser corrigidas! Também considere promover melhorias no ambiente de trabalho.
Atualização constante
Cada acidente ou incidente de segurança deixa lições. Reflita junto com a cúpula estratégica da organização e adote medidas para evitá-los. Oriente a sua equipe sobre as novas definições e regras da empresa. Promova conscientização das recomendações mais atuais de SST. Promova campanhas, espalhe cartazes, envie mensagens. Utilize todos os recursos possíveis para melhorar a vida dos colaboradores e evitar acidentes!
Fonte: Carteira de Trabalho, página 5