Saiba como fazer a Gestão FAP com o SOC e controle todas as etapas, prazos e tarefas relativas ao processo de afastamento dos funcionários da empresa.
Você sabia que os afastamentos e acidentes de trabalho têm relação direta com o Fator Acidentário de Prevenção (FAP)? E mais: os afastamentos podem incidir por até 2 anos na sua folha de pagamento.
Por isso, a adoção de uma gestão FAP eficiente toda a diferença na rotina de uma empresa. Ela deve abranger não só os procedimentos assistências como também trabalhar as ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Organize as tarefas e otimize sua Gestão FAP com o SOC
Com a Gestão FAP do SOC, você pode personalizar diversos controles com foco na geração de evidências para a prevenção e o respaldo legal de possíveis afastamentos.
Tenha personalizado os controles das licenças médicas, anamnese, recusa de retorno ao trabalho, cronograma de ações e muito mais.
O SOC também permite que você gerencie e controle todas as etapas, prazos e tarefas relativas ao processo de afastamento dos seus funcionários.
Ou seja, é possível centralizar e personalizar todas as evidências e informações necessárias para as contestações, como: importar os benefícios da Previdência Social, cadastrar e imprimir CATs, integrar os dados do SOC com um sistema de folha de pagamento, realizar a gestão de afastamento e afastados e ainda lançar os atestados médicos.
O afastamento de um funcionário pode gerar um impacto em diversas áreas da empresa devido ao fluxo de tarefas que ele exercia. E, para acompanhar de perto todas as atividades das equipes, os Clientes SOC podem utilizar o Módulo de Workflow como uma forma de fazer a gestão de processos.
Gestão FAP eficiente, por que investir?
Uma política efetiva de prevenção contribui para garantir a integridade dos funcionários, além, é claro, de reduzir drasticamente os impactos financeiros na empresa. Isso porque o Índice utilizado para calcular os valores a serem pagos ao governo para o financiamento da aposentadoria especial tem relação direta com o Fator Acidentário de Prevenção.
O módulo de Gestão FAP do SOC permite o gerenciamento automatizado por meio de dados disponibilizados em tempo real pela base do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e insere de forma automática os registros no SOC, em um dashboard intuitivo que permite a projeção das variáveis do FAP.
» Novo Módulo de Gestão FAP do SOC: realize a gestão automatizada e promova ações proativas.
Além de possibilitar o gerenciamento de contestações, ferramenta que centraliza as informações e cria um histórico de contestações feitos pela empresa, que facilita consultas futuras.
Entenda sobre o Fator Acidentário de Prevenção
O FAP é uma forma que o governo encontrou para incentivar as empresas a zelarem ainda mais a segurança e saúde dos seus funcionários. O índice FAP varia de acordo com a atividade econômica da empresa.
Por obrigação legal, as empresas devem descontar 20% dos salários de seus funcionários e destinar ao INSS, nos repasses feitos à previdência social, existe o FAP que é exclusivo para aposentadorias especiais e os custos de afastamentos.
As aposentadorias especiais são referentes a quem se aposenta por problemas de saúde adquiridos no trabalho e, os afastamentos, ocorrem quando um funcionário desenvolve uma doença ocupacional ou se acidenta e passa um tempo determinado impossibilitado de exercer as suas funções.
O INSS é custeado pelo empregado e o FAP é custeado pela empresa, o Fator Acidentário de Prevenção é um multiplicador, ou seja, as organizações que apresentam maiores incidências, tanto no volume, gravidade ou nos custos do acidente também apresentarão um custo elevado do FAP.
» 6 Dicas para reduzir o FAP da sua empresa.
Conte com o SOC para minimizar esse custo e fazer a Gestão FAP com eficiência e segurança, entre em contato com a nossa Equipe e solicite uma proposta.