A inclusão da SST no eSocial visa melhorar a fiscalização das medidas que garantem a segurança e a saúde dos trabalhadores. No entanto, é recomendável que as empresas busquem ferramentas que facilitem o envio destas informações.
O SOC é o software de gestão ocupacional mais utilizado do Brasil. Ele atinge uma fatia de 70% do mercado nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
Sendo especialmente útil para trabalhar SST, ele promove soluções específicas e a integração com o eSocial, facilitando o registro e o envio de informações para a plataforma do Governo Federal.
Por meio do eSocial, pretende-se criar um banco de dados único para lidar com os dados dos trabalhadores brasileiros. Além disso, a informatização permite ainda o compartilhamento destas informações entre órgãos administrativos.
Em suma, além de modernizar as relações de trabalho, ele serve para garantir os direitos previdenciários e trabalhistas.
No entanto, muitos gestores ainda têm dúvidas com relação ao sistema e as obrigações que devem cumprir.
Por esse motivo, fizemos este texto para esclarecer como ocorre a integração entre o eSocial e o SOC.
Como funciona o eSocial?
Antes de descrever detalhes da integração do eSocial com o SOC, é necessário esclarecer o funcionamento do sistema do governo. Esta plataforma apresenta uma série de eventos em que são enviadas informações específicas. O processo ocorre por meio da internet, com validação realizada pelo próprio eSocial.
Com isso está dispensado o uso de Programas Geradores de Declaração (PGDs). É recomendável, contudo, um Web Service para fazer a integração com a plataforma. Este sistema é o canal para envio de arquivos XML. É neste ponto que entra o SOC e suas soluções.
Cabe ressaltar que também é possível o envio de informações por meio do Portal eSocial do SOC. E é a empresa que decidirá a melhor opção para fornecer os dados. Não obstante, a vantagem particular de utilizar softwares é que os documentos e registros podem ser mandados diretamente para o governo por meio da Mensageria.
Como é feita a integração do eSocial com o SOC?
O SOC é parte do comitê gestor de SST, o que facilita na elaboração de ferramentas para Saúde e Segurança Operacional. Por meio do SOC, os dados já podem ser disponibilizados no leiaute determinado pelo governo. Com isso, fica mais fácil atingir o compliance das regras estabelecidas em leis e normas.
A integração do eSocial ocorre por meio de soluções especificas do SOC para atender os eventos SST. Para começar, há o cadastro de funcionário que ajuda a unificar e integrar as informações de envio obrigatório. São detalhes que incluem desde CPF até identificação social (NIS, PIS, Pasep ou NIT).
Além disto, é possível exportar dados e realizar a integração com outros sistemas, como os de Folha/RH. Os leiautes enviados são validados no próprio SOC antes de serem transmitidos para o governo. Como dissemos anteriormente, os eventos já vêm configurados no SOC. Portanto, basta procurar por S-1060, S-2210, S-2220, S-2221, S-2240, S-2245, S-2230 e fazer o registro de dados.
Conheça mais a respeito do SOC
Outra função presente no SOC é o protocolo de recebimento. Com ele, a sua empresa pode conferir os recibos enviados pelo governo e confirmar a entrega dos leiautes. Os últimos são disponibilizados dentro dos formatos exigidos pelo eSocial.
Tudo isto com o software SOC conectando-se diretamente com o sistema do Governo Federal, garantindo o envio seguro de dados. É desta forma que ocorre a integração do eSocial com o Software SOC.
Quer saber mais a respeito desta solução para a gestão ocupacional? Então, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores.
Conheça mais artigos sobre eSocial e nosso Software:
► Saiba quais são as dúvidas mais frequentes sobre eSocial para SST.
► SST: dicas para evitar multas no eSocial.
► 13 Motivos do SOC ser o software que você precisa para o eSocial.