Criada pelo SOC, Software líder de Gestão Ocupacional, a SIA é a primeira inteligência artificial de SST.
A SIA é a assistente de Inteligência Artificial do SOC, que auxiliará os clientes a obterem análises rápidas sobre a saúde dos seus funcionários (ou do seu cliente), preenchendo resultados de exames, caracterizando riscos e apoiando na tomada de decisões.
Mais uma vez, o SOC é pioneiro em lançar esta novidade para a área de Saúde e Segurança do Trabalho. Essa é uma ferramenta que possui uma solução poderosa, transformando a maneira como os serviços de saúde são prestados, promovendo um atendimento mais eficaz e centrado no colaborador.
O SOC encerra 2024 com diversas novidades no seu sistema e promete que 2025 será um grande ano.
A importância da Inteligência Artificial em SST
A inteligência artificial (IA) está revolucionando a forma como vivemos e trabalhamos, impactando diversos setores da sociedade. Sua importância se destaca pela capacidade de processar grandes volumes de dados, aprender com eles e auxiliar na tomada de decisões.
Com isso, a Inteligência Artificial vem sendo de grande ajuda em todos os setores, basta saber onde aplicá-la. A IA veio para ser um auxílio e não para substituir cargos, como muitos pensam. E na área de Saúde e Segurança do Trabalho não é diferente.
Profissionais gastam muito tempo analisando dados e indicando possíveis riscos no ambiente. Para esse tipo de análise, é possível utilizar a IA, a fim de obter sugestões de resultados.
Há inúmeras oportunidades de explorar essa tecnologia em SST, e o SOC veio para ser o pioneiro em trazer novas funcionalidades para gestão.
Para Luciano Demarchi, diretor do SOC e idealizador da SIA, descobrir onde a IA poderia ser incluída nesta área foi o desafio. “A gente tem a SST e pensamos onde a IA poderia ser útil. Foi demorado e difícil enxergar isso, mas hoje, além das ideias iniciais, já apareceram várias outras que estão no forno”, conta.
SIA – A inteligência artificial do SOC
SIA é a inteligência artificial do SOC, uma ferramenta inovadora desenvolvida para otimizar e aprimorar os processos no sistema. Com a SIA, os profissionais de saúde e segurança do trabalho podem acessar uma variedade de análises e funcionalidades que facilitam a tomada de decisões e melhoram a eficiência no atendimento.
>> Solicite sua proposta agora
Para criar a funcionalidade no SOC, foram anos estudando a tecnologia e analisando como poderia ser introduzida no sistema. Antes de chegar na SIA, outros processos foram feitos, que ajudaram a descobrir a melhor forma de trazer a IA para o software. “Tivemos outras ideias, onde o resultado não trazia grandes vantagens, no entanto, foi um bom aprendizado para sabermos utilizar as interfaces”, comenta Luciano.
“Fazendo alguns cursos e escutando a alguns podcasts, a princípio, a ideia era fazer a análise de resultados de exames, fazendo comparativos de grandes quantidades de exames, e daí foram surgindo novas ideias, de colocar ficha clínica, característica do risco e a ideia de fazer upload de imagem, e assim foi surgindo”, contou.
Funcionalidades da SIA
A primeira versão da SIA veio com diversas funcionalidades, que irão auxiliar em:
- Análise de Resultados de Exames: A SIA oferece uma interpretação detalhada dos resultados de exames, permitindo que os profissionais compreendam rapidamente o estado de saúde dos colaboradores e identifiquem questões relevantes. Além disso, a análise histórica dos resultados proporciona uma visão abrangente da evolução da saúde do colaborador ao longo do tempo.
- Preenchimento Automático de Resultados: Com a integração dos documentos do SOCGED, a SIA realiza o preenchimento automático dos resultados de exames, economizando tempo e minimizando a possibilidade de erros.
- Análise de Ficha Clínica: A SIA analisa as informações presentes nas fichas clínicas, identificando padrões e dados relevantes que podem auxiliar no diagnóstico e no tratamento dos colaboradores. A análise histórica de todas as fichas clínicas permite uma compreensão mais profunda das condições de saúde ao longo do tempo.
- Ficha Clínica Personalizada: A SIA permite a análise de fichas clínicas personalizadas, oferecendo informações específicas configuradas para atender às necessidades individuais dos colaboradores. A análise histórica dessas fichas personalizadas ajuda a identificar tendências e a monitorar a evolução de condições específicas.
- Análise de Consulta Assistencial: A SIA examina as consultas assistenciais, fornecendo informações valiosas que podem ajudar os profissionais na formulação de planos de cuidado mais eficazes e personalizados. A análise histórica das consultas assistenciais também contribui para a identificação de tendências e necessidades dos colaboradores.
- Sugestão de Perigos/Fatores de Risco: Por meio da análise de dados, a SIA identifica potenciais perigos e fatores de risco, permitindo uma abordagem preventiva e proativa na saúde do colaborador, com sugestões específicas de riscos que podem estar presentes no ambiente.
- Sugestões de Textos Detalhados: Na tela 185 – Textos Detalhados, a SIA sugere textos específicos para o tipo “Risco”, facilitando a documentação e a comunicação sobre questões críticas de saúde.
- Sugestões de Preenchimento de Campos de Risco: A SIA oferece sugestões para o preenchimento de campos relacionados a características de risco, ajudando os profissionais a registrar informações essenciais de forma mais eficiente.
Benefícios da SIA
- Eficiência: A automação e análise rápida de dados permitem que os profissionais se concentrem mais no atendimento ao colaborador.
- Precisão: A SIA reduz o risco de erros humanos na interpretação de dados e no preenchimento de informações.
- Apoio à Decisão: Com análises detalhadas e sugestões de riscos, os profissionais têm acesso a informações que apoiam decisões clínicas mais informadas.
- Economia de Tempo: A agilidade nas análises e preenchimentos automáticos libera tempo valioso para os profissionais de saúde.
Segurança de Dados e Inteligência Artificial
O SOC possui as ISO 27001 de Segurança da Informação e ISO 27701 de Segurança de Dados, e zela seu compromisso com a segurança dos dados de todos os clientes, afinal, já são 17 milhões de vidas ativas no sistema.
Então, essa foi uma preocupação desde o início: como ter segurança de dados para utilizar a IA para ajudar na otimização de processos de SST?
Luciano comentou que foram duas grandes preocupações que a equipe SOC teve desde o princípio: “Primeiro, é de não ferir decisões médicas, a SIA é uma auxiliadora do médico, que auxilia na tomada de decisões. É para ajudar. E o segundo ponto é que não manda nenhum tipo de dado pessoal, de forma alguma. Ao fazer a análise de um exame, mandamos que é um funcionário ou paciente, a idade e o sexto, somente. Não identifica nomes e nenhum dado sensível.”
A SIA compila informações pré-cadastradas no SOC e submete para os modelos de IA generativa mais potentes do mercado, para que análises criteriosas sejam realizadas e devolvidas ao usuário em um formato pronto para a tomada de decisões.
Com isso, vemos que os clientes SOC podem ficar tranquilos em relação aos seus dados, seguiremos todas as diretrizes de Segurança da Informação. E lembrando que, o SOC possui uma equipe especializada a fim de manter toda a segurança.
Ainda não é cliente SOC?
O SOC é o maior e mais completo Software Integrado de Gestão Ocupacional do Brasil, com clientes em 27 dos estados brasileiros.
Abaixo alguns números expressivos atualizados da nossa operação:
- +17 milhões de vidas gerenciadas;
- + 7.000 clientes;
- + 710 mil empresas gerenciadas;
- +170 mil usuários ativos;
- 100% online.
Com 23 anos de inovação no mercado, a solução é 100% online e atende empresas Prestadores de Serviços e SESMT’s que desejam ter uma gestão completa de SST, otimizando custos e cumprindo todos os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho.
A AGE Technology, empresa que desenvolve o SOC, é a pioneira no segmento com a certificação ISO 27001 e aderente à Lei Geral de proteção de dados (LGPD) com a certificação ISO 27701. Atualmente, conta com o maior time de profissionais de TI especializados em soluções de Saúde e Segurança do Trabalho. Dessa maneira, acumulando o maior número de inovações do segmento.