Implantação Presencial, Implantação à Distância (IAD) e Capacitação à Distância (CAD) estão entre os modelos mais versáteis de capacitação e implantação do SOC junto aos clientes.
Desenvolvido comercialmente dentro da metodologia SaaS (Software como Serviço), o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional – coloca uma atenção especial em seus processos de capacitação, implantação e pós-venda.
Essa preocupação técnica, administrativa e comercial tem como principal objetivo disponibilizar elevados níveis de qualidade e satisfação total na entrega do produto final. A principal vertente deste trabalho está focada nas condutas de implementação do sistema junto aos usuários.
Os modelos são divididos em: Implantação Presencial, Implantação à Distância (IAD) e Capacitação à Distância (CAD). Eles oferecem versatilidade comercial para os variados tipos de clientes, levando em conta o perfil do negócio e o número de vidas gerenciadas.
Implantação do SOC: Presencial
Em alguns casos, a Implantação Presencial pode levar meses. Isso porque está relacionada aos projetos de grande porte.
“Nestes casos mais complexos, essa metodologia prevê a alocação de um consultor de implantação presencial. Na maioria deles, o próprio cliente costuma solicitar a consultoria residente. Inclusive, ela pode ser projetada em horas previamente contratadas ou sob demanda específica. Em projetos com estas características, temos condições de conhecer melhor o perfil do cliente e realizar um trabalho personalizado com base nas melhores práticas de gerenciamento de projetos”, explica o gerente de serviços do SOC Marco Posva.
Implantação à Distância (IAD)
No modelo IAD, todas as implantações do SOC são realizadas de forma remota. O processo começa com um planejamento de datas e um consultor de implantação alocado junto ao projeto do cliente.
De forma padrão, este tipo de consultoria tem duração de 40 horas.
“Este processo culmina em bons resultados, pois faz uso do ambiente virtual e estimula a participação online de vários usuários SOC ao mesmo tempo. Dentro das 40 horas contratadas, o consultor SOC realiza exercícios práticos em tempo real, além de submeter lição de casa aos participantes. Geralmente, as horas de consultoria são divididas em dias úteis e horário comercial”.
Ao término das 40 horas de consultoria previstas no SOC IAD, os usuários participantes do processo recebem extensão grátis dentro da plataforma SOC+, mantendo-se atualizados por vídeos, boletins informativos e documentações sobre o software.
“No final do treinamento, os usuários recebem uma pesquisa de satisfação sobre o IAD. Além disso, o cliente que passa pelo processo pode usufruir do nosso suporte técnico, das novidades proporcionadas pela política de melhoria contínua do sistema e dos conteúdos produzidos pelo CRC (Centro de Recursos e Conhecimento do SOC). Os prestadores de serviços de pequeno e médio porte têm uma excelente aderência a este modelo de implantação”.
Capacitação à Distância (CAD)
Diferentemente da Implantação Presencial e da IAD, que dividem as horas de consultoria em horário comercial, o SOC CAD é mais flexível, pois permite que o usuário faça sua capacitação em qualquer hora e local. Neste modelo, o cliente não tem nenhuma interação com o consultor SOC, seja presencial ou à distância.
“Neste caso, a equipe comercial do SOC envia um agendamento de CAD à nossa gerência de serviços. Em seguida, montamos um planejamento que contém roteiro, agenda e cronograma de vídeos para o usuário assistir. Por meio de um software workflow integrado ao nosso sistema, o cliente recebe avisos das atividades pendentes na CAD diretamente em sua tela do SOC”, revela Posva.
No final da CAD, os usuários ganham um plantão de dúvidas à distância com um consultor via telefone. Depois disso, da mesma forma que ocorre com a IAD, todos podem acessar os conteúdos do SOC+ ou solicitar suporte técnico como os demais clientes fazem.
“A principal vantagem da CAD é a mobilidade que ele oferece de data, horário e local ao usuário. Seu fluxo operacional começa no agendamento com o nosso time comercial, passa pela criação de usuário e senha na gerência de serviços e depois pelas notificações para visualização dos vídeos na Central de Ajuda do SOC.