“O SOC veio para agregar valor ao nosso dia a dia”, diz Diretor Administrativo da empresa Desafio SEGMAQ.
A Desafio SEGMAQ está no mercado há mais de 10 anos, atuando na área de Medicina e Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional, Meio Ambiente, Prevenção a incêndio, Cursos e Treinamentos, regularização de licenças ambientais junto a CTESB e Prefeituras, elaborando, implementando e orientando seus clientes na implantação de legislações trabalhistas. A empresa utiliza o SOC como sistema de Gestão de SST para entregar o melhor a seus clientes.
Mudanças que o SOC Trouxe para a SEGMAQ
A empresa Desafio SEGMAQ migrou para o SOC a fim de utilizar a tecnologia a seu favor em 2017 e se adaptou ao sistema.
“O aprendizado foi um desafio para a gente, o aprendizado de como utilizar essa tecnologia ao nosso favor, que são os benefícios que a gente colhe hoje. O nosso objetivo foi transformar o SOC, uma vez que ele tem todas essas funcionalidades e recursos, tanto para nós, quanto para nossos clientes e parceiros”, conta o Diretor Administrativo Genivaldo Pereira.
Usando a tecnologia ao favor
“Antes do SOC, tudo que nós estávamos fazendo era em sistemas normais, no pacote office, então na documentação a gente tinha que repetir várias informações dos clientes, você gerava um PCMSO e tinha que repetir todas as informações em um outro documento. Hoje, com essa implantação do SOC desde 2017, todo processo foi otimizado. Na otimização, uma vez que eu insiro a informação do cliente, eu não preciso inserir mais, vai sair em tudo, no PCMSO, no PR, no LTCAT e por aí vai. Vai sair em tudo que a gente opera dentro do SOC, então, o SOC veio para agregar valor no nosso dia a dia e nos mostrar a tecnologia a nosso favor. A gente agregou valor, facilitou nossa vida, evitou muitos erros no dia a dia, isso é importante para que a documentação continue evoluindo ao passo que a legislação também está evoluindo”.
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SOC acompanha a legislação
Genivaldo conta que o SOC evoluiu de acordo com as mudanças da legislação, e que isso foi muito importante para a empresa.
“O eSOCial hoje facilitou a nossa vida, a gente sobe tudo em massa e por exemplo, a gente parametrizou toda a parte de esocial, tanto a parte de S-2220 e S-2240, padronizou e realizou”
O SOC faz parte do Grupo de Trabalho das empresas piloto de Segurança e Saúde no Trabalho e garante antecipação e foco de soluções desenvolvidas para o eSOCial.
Antes mesmo do projeto ser implementado oficialmente, o SOC já tinha realizado 300 mil envios de eventos relacionado aos afastamentos (S-2230).
>> Por que o sistema SOC é referência nos envios do eSOCial?
Aumento de vidas no SOC
No começo, a Desafio SEGMAQ tinha apenas 250 vidas. Mas hoje, já são mais de 5 mil.
“Hoje, a gente controla essa quantidade de vidas, de funcionários, dentro de um único sistema e não ocupa nenhum espaço físico. A gente tem login, senha e ID para entrar, podemos limitar tanto acesso dos meus funcionários, quanto do meu prestador, meu cliente, meu parceiro de negócio. É fenomenal”, conta.
Desafio SEGMAQ e o uso da rede credenciada do SOC
A rede SOCNET é a maior rede colaborativa de Serviços Ocupacionais do Brasil, e a melhor forma de encontrar parceiros e ser atendido, além de poder ser encontrado e contratado pelos clientes SOC de todo o Brasil.
“A rede SOCNET vem para agregar valor, hoje eu libero as informações que estão dentro da plataforma do SOC para o meu prestador. Então, eu não preciso enviar os dados do funcionário, do cliente que eu coloquei lá dentro. Hoje, isso facilita também a lei da proteção de dados, a LGPD. O cliente vai usar uma vez a informação que inseriu dentro da empresa, vem para dentro do SOC e do SOC o meu prestador pega o serviço e utiliza dentro da base SOC, então facilitou demais a nossa vida”, relata.
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Basta configurar os níveis de acesso e pronto: já é possível cadastrar ou visualizar os resultados dos serviços prestados em tempo real e de qualquer lugar do Brasil.
Atendimento digital gerando economia e agilidade
O atendimento digital do SOC otimiza rotinas, dá segurança e gera economia para as empresas. E com a SEGMAQ não foi diferente!
“A gente aloca as biometrias, os EPIs são todos cadastrados via biometria. O funcionário não assina mais com caneta, ele vai lá e coloca a biometria, que carrega no SOC, vai para nuvem, depois para o SOCGED e fica lá armazenado. Tivemos ganho de tempo no manuseio, no tratamento dos dados e também da documentação, mas também ganhamos tempo no arquivamento. Antes tínhamos que gerar toda a papelada intensa e colocar em um arquivo externo. Hoje está tudo em nuvem no próprio SOC, então não preciso mais me preocupar com o tempo de arquivamento, e tenho utilizado o SOC para tudo”, relata.
Ainda, Genivaldo contou que antes, era necessário usar de 2 a 3 pessoas para fazer o arquivamento de documento, ficar procurando documento. O tempo era perdido, e hoje, ele consegue procurar os documentos de forma fácil e rápido. “Foi um ganho de tempo absurdo, financeiramente, na organização e ganhamos em todas as esferas”, diz.
Formação Super SOC e a importância dos treinamentos
A empresa SEGMAQ sabe a importância de investir em treinamentos, e com isso, está formando Super SOC’s que são multiplicadores de conhecimento dentro da empresa.
“Acabamos de formar um Super SOC, e vou formar a segunda, quanto mais pessoas treinadas, melhor a empresa anda, então eu foco muito em treinamento. O treinamento é primordial em qualquer esfera do trabalho que a gente faz no dia a dia, sem treinamento, não vamos a lugar nenhum”, relata.
>> Conheça mais sobre a formação Super SOC
O futuro da Desafio SEGMAQ com o SOC
Genivaldo ainda tem muitos planos com o SOC para o futuro da empresa. O diretor administrativo conta que ainda há muitas funcionalidades a serem implantadas, e que irão facilitar a vida dos clientes, da empresa e dos parceiros.
Ainda, deixou um conselho para quem não utiliza o SOC:
“Dê adeus a esse monte de papel, a esse monte de dor de cabeça que você tem e vamos facilitar a vida. A tecnologia veio para nos ajudar”, encerra.
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