Com a chegada da transformação digital, as empresas começaram a digitalizar os documentos de vários setores, inclusive os de Medicina, Saúde e Segurança do Trabalho (SST). A maioria das organizações já está realizando a migração digital, porque a tecnologia possibilitou a assinatura realizada por meio de certificados digitais e o armazenamento de arquivos na nuvem.
A modernização dos processos trouxe uma série de benefícios aos empreendimentos, como uma gestão mais ágil e menos burocrática. Neste post, vamos explicar quais documentos de SST podem ser digitalizados em uma gestão de Saúde e Segurança do Trabalho. Aqui, você descobrirá as principais documentações desse departamento e a importância do gerenciamento eficaz.
Gostaria de saber quais documentos de SST podem ser digitalizados? Prossiga!
Saiba quais são os principais documentos de SST
Os principais documentos de SST são:
- Plano de Proteção Radiológica (PRR);
- Programa de Proteção Respiratória (PPR);
- Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);
- Programa de Saúde e Meio Ambiente do Trabalhador Rural (PGSSMTR);
- Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT);
- laudos de insalubridade e periculosidade;
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
- Atestado de Saúde Ocupacional (ASO);
- Programa de Gestão de Segurança;
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
- Análise Ergonômica do Trabalho (AET);
- certificados ou comprovantes de capacitações contidas nas Normas Regulamentadoras;
- Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes.
Compreenda a importância de uma boa gestão de documentos
A gestão dos documentos de SST é muito importante para evitar a ocorrência de erros que podem levar a empresa a sofrer condenações judiciais na área trabalhista. É necessário cumprir as exigências burocráticas referentes à elaboração e à guarda das documentações que podem ser exigidas pela fiscalização ou pelo Poder Judiciário.
Confira os documentos que podem ser digitalizados
A digitalização desses documentos facilita o gerenciamento e a proteção dos dados, simplifica a verificação das informações e reduz os custos para as organizações. Além disso, o uso do certificado digital para a assinatura eletrônica das documentações otimiza os processos e libera espaço nas estruturas físicas.
Veja, a seguir, alguns dos documentos de SST que podem ser digitalizados:
- PCMSO;
- PPRA;
- PGR;
- PCMAT;
- PPR;
- ASO;
- PGSSMTR;
- AET;
- PRR.
Os programas mencionados acima são indispensáveis para manter a saúde corporativa dos colaboradores de uma organização e podem ser assinados digitalmente. Mas as empresas que decidirem digitalizá-los precisam seguir alguns parâmetros na hora de assinar e armazenar esses documentos. O formato dos arquivos deve ser de qualidade conforme o padrão PDF/A 1.
Entendeu quais documentos de SST podem ser digitalizados? Considere que as assinaturas digitais precisam seguir o padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil) e que essas documentações devem ser guardadas por cinco anos pelas microempresas e microempreendedores individuais, três anos para empresas de pequeno porte e dois anos para outros tipos de empreendimentos.
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