Trabalhadores estão sujeitos a diversas doenças relacionadas ao trabalho. São desde transtornos mentais, como estresse e ansiedade, até aquelas causadas por movimentos repetitivos. Saiba como sua empresa pode atuar na prevenção delas e melhorar o ambiente.
É no ambiente de trabalho onde as pessoas passam a maior parte do tempo. Geralmente por cerca de 8 horas, e muitas vezes um ambiente nada saudável, onde surgem doenças relacionadas ao trabalho.
O resultado é o surgimento de doenças típicas da atividade laboral que prejudicam, tanto o funcionário, quanto o trabalho executado por ele, gerando prejuízo a todos os envolvidos.
Conheça agora, as principais doenças relacionadas ao trabalho e como fazer a prevenção delas.
Doenças relacionadas ao trabalho
O trabalhador pode estar sujeito a todos os tipos de doenças, independentemente do local onde exerça as suas funções. Contudo, muitas dessas enfermidades são resultado de atividades específicas daquela função executada. Confira!
DORT e LER
As Lesões por Esforço Repetitivo e os Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho não são necessariamente doenças, mas uma síndrome que engloba uma série de doenças, como tendinite, mialgias e bursites que atingem algumas regiões específicas do corpo.
A área comprometida sofre com inflamação ocasionada pelo esforço constante, sem o tempo necessário para o descanso ou má postura frequente. O sintoma principal é a dor no local atingido, mas também pode provocar problemas funcionais e de mobilidade.
A prevenção exige um conjunto de ações dentro do ambiente de trabalho, como mobília adequada que permita a postura correta e confortável, o rodízio de atividades, o estímulo ao repouso durante o trabalho e à prática de exercícios físicos.
Doenças psicossociais
Doenças como ansiedade, depressão e outros problemas emocionais também são muito comuns no ambiente de trabalho. São situações ocasionadas, geralmente, por carga horária de trabalho em excesso, muitas cobranças e desentendimento dentro da equipe.
Os sintomas são:
- tristeza prolongada,
- desânimo,
- desinteresse pelas tarefas desempenhadas,
- e faltas frequentes ao trabalho.
A melhor prevenção contra as doenças psicossociais é a promoção de um ambiente de trabalho saudável. Com metas claras e divididas de forma coerente com toda a equipe para que nenhum colaborador se sinta sobrecarregado.
Também é importante que o gestor esteja atento aos possíveis atritos que possam surgir entre os integrantes da equipe, fazendo o possível para contorná-los estimulando sempre o bom relacionamento entre todos.
Surdez
Pessoas que trabalham em ambientes muito barulhentos costumam sofrer com a perda gradativa de audição. É uma doença que nem sempre é identificada a tempo, já que a redução acontece aos poucos.
Operadores de telemarketing e trabalhadores que lidam com equipamentos barulhentos estão mais suscetíveis à doença que pode ser irreversível. A prevenção acontece com o uso adequado de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e o descanso necessário entre as atividades.
Dermatite alérgica (eczema)
A dermatite alérgica é um conjunto de doenças de pele ocasionado pelo contato frequente e contínuo com algum agente nocivo causador do problema, durante a execução de uma tarefa de trabalho. Dermatites, úlceras, infecções e até câncer fazem parte desse grupo de doenças.
Profissionais que tem contato constante com produtos de limpeza, hidratantes, sabonetes, esmaltes de unha, medicamentos e até com sumo de frutas cítricas correm o risco de apresentar dermatite alérgica.
Como prevenção, a medida principal é evitar o contato com essas substâncias. Não sendo possível manter a distância, é recomendado substituir o produto por outros antialérgicos, fazer uso de luvas, calçados e uniformes, além da limpeza correta da região afetada.
As doenças relacionadas ao trabalho prejudicam a saúde do colaborador, o desempenho das atividades executadas e, como consequência, a produtividade da empresa. Oferecer medidas de prevenção é a melhor alternativa para a garantia de um trabalho confortável e satisfatório para todos.
Saiba mais sobre nossos conteúdos:
» Relatório de Exames auxilia na cobrança dos atendimentos via Rede Credenciada SOCNET