Parceria com o Portal Telemedicina garante agilidade e redução de custos na liberação dos laudos e atestados ocupacionais
Um dos grandes entraves enfrentados por prestadores de serviço em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e SESMTS é a demora no processo de liberação dos exames ocupacionais e atestados de saúde ocupacional (ASO) que dependem de laudos de especialistas.
Mas a realidade dos clientes SOC é bem diferente. Visto que a marca fechou parceria com o Portal Telemedicina, empresa de tecnologia em elaboração e envio de laudos via internet. Isso garante um avanço aos clientes do SOC- Software Integrado de Gestão Ocupacional, que passam a contar com o serviço de laudos online.
De acordo com Rafael Figueroa, diretor de tecnologia do Portal Telemedicina, a solução desenvolvida pela empresa e disponibilizada pelo SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional vem para solucionar uma necessidade.
Impacta diretamente em custos e agilidade das empresas, que é a necessidade de um laudo específico para um determinado exame presente do ASO. Com a solução Portal Telemedicina/SOC é possível reduzir drasticamente tais custos e aumentar a rapidez com que os laudos são confeccionados para liberação dos ASOs.
A ideia é ter de forma pontual (conforme demanda) uma ampla equipe de médicos à disposição das empresas.
Com a integração dos sistemas (Telemedicina e SOC) os clientes do SOC recebem os laudos diretamente na ficha clínica do colaborador, e podem acessar os arquivos de imagem com os laudos no SOCGED. Os arquivos são armazenados com segurança, e as informações lançadas automático na tela de resultado de exames do SOC.
Elaboração de laudos online
De acordo com Rafael Figueroa, diretor da Portal Telemedicina, a integração possibilita reduzir drasticamente o tempo e custo na emissão dos laudos médicos para liberação dos ASOs.
“O processo de elaboração dos laudos online é simples. Com nossa tecnologia exclusiva, os exames são enviados diretamente dos aparelhos, para uma central de médicos especialistas. O laudo é emitido e disponibilizado no sistema on-line da Portal Telemedicina. Desta forma, as empresas têm acesso imediato a especialistas sob demanda, e o médico do trabalho pode liberar ASOs com mais velocidade“ explica Figueroa.
Cabe destacar que o Portal Telemedicina desenvolveu uma tecnologia que transforma aparelhos off-line em online e isso facilita o envio dos resultados dos exames diretamente dos equipamentos médicos.
Todo o procedimento, que sem essa tecnologia poderia demorar até 30 dias para ser concluído, agora é feito em apenas um único dia, reduzindo custos e ampliando a eficiência da operação. Para Anderson Andrade, arquiteto de soluções do SOC, a principal vantagem que o sistema de laudos online proporciona aos clientes SOC é a elevação da produtividade.
“Os laudos online permitem aos clientes SOC que estes liberem uma quantidade de ASOs muito maior, ao passo em que conseguem liberar colaboradores mais rápido para o início de suas atividades e ainda assim atender os prazos do eSocial, já que não precisam esperar o retorno do laudo em papel para dar prosseguimento aos trâmites de liberação do ASO”, conclui Anderson.
Após a conclusão do processo de integração entre os dois sistemas – Portal Telemedicina e SOC – os clientes do SOC poderão acessar os arquivos de imagem dos laudos diretamente no Módulo SOCGED, onde os documentos permanecem armazenados por tempo indeterminado e terão suas informações lançadas de forma automática na tela de resultado de exames do SOC.