Realizar exames de rotina pode ajudar os médicos a identificar precocemente doenças e sintomas associados ou não à ocupação do trabalhador
Segundo um artigo da Associação Paulista de Medicina (APM), fazer o check-up e responder à anamnese (questionários sobre saúde) corretamente são essenciais para manter a saúde em dia. A medicina preventiva ajuda o médico a identificar e monitorar sintomas, levando em consideração as condições médicas. Essas informações, unidas ao seu histórico de saúde pessoal e familiar, podem fazer a diferença na hora de diagnosticar diversos problemas de saúde, como as doenças ocupacionais.
De acordo com o artigo, as pesquisas científicas indicam uma ligação entre o código genético de cada um e as doenças que essa pessoa poderá desenvolver no futuro. Dessa forma, saber detalhes do histórico familiar de problemas de saúde pode fazer a diferença para a prevenção de problemas semelhantes e fazendo com que o paciente preste atenção ao próprio corpo. Por exemplo, caso a pessoa sinta uma dor no peito e tenha algum parente consanguíneo que já teve problemas de coração, deve ficar mais alerta e procurar um médico imediatamente, já que o quadro pode evoluir para doenças isquêmicas do coração. Para os que não têm esse tipo de histórico, a probabilidade de que essa dor seja oriunda de problemas cardíacos é muito menor. No entanto, o artigo lembra a necessidade de consultar um médico, caso o problema persista ou o quadro de sintomas piore.
No caso da Saúde Ocupacional, além de realizar os exames exigidos pela legislação, incentivar hábitos saudáveis no ambiente de trabalho pode fazer a diferença para promover a saúde dentro do ambiente laboral. De uma maneira geral, essa atitude pode funcionar como medida preventiva contra boa parte dos problemas de saúde, inclusive as doenças que mais afastaram os trabalhadores brasileiros. A Ginástica Laboral, por exemplo, contribui para a diminuição dos custos de assistência médica e índices de absenteísmo, melhorando a produtividade e a satisfação dos colaboradores. A relação de custo e benefício dessas medidas pode ser muito positiva para a empresa e os seus funcionários, que costumam levar a prática para a sua vida pessoal e potencializam os resultados.
2 respostas
Legal.