Evitar e-mails e mensagens de remetentes desconhecidos e manter os seus dispositivos atualizados podem melhorar a segurança online
Com o crescimento de usuários ativos na internet, aumenta também a variedade de crimes cibernéticos, como o phishing (roubo de informações), aplicativos maliciosos e até lojas virtuais falsas. Os usuários, em especial aqueles muito inexperientes ou desatentos, podem cair em diversas armadilhas virtuais ou até mesmo sofrer tentativas de fraudes e golpes. Por isso, a Segurança da Informação assume um papel cada vez mais importante na vida das pessoas e no cotidiano das empresas, que devem ser sempre muito cuidadosos ao navegar pela web.
A Agência de Segurança e Inteligência do Governo Britânico (Government Communications HeadQuarters, ou GCHQ) indicou que a maior parte dos casos de crimes virtuais acontece através do phishing. Ratificando essa informação, o Relatório Trimestral de Ameaças do McAfee Labs indicou que 80% dos usuários corporativos não conseguem identificar um a cada sete e-mails desse tipo. O golpe funciona principalmente por três vias, sendo a primeira com mensagens falsas de bancos ou da Justiça solicitando a confirmação de dados ou alteração de senhas. Outro tipo comum é a oferta de algum produto a um preço muito vantajoso ou com condições de pagamento praticamente irrecusáveis. Há também a terceira via, que envolve mensagens muito vagas, como “fotos da festa” ou “você caiu na net” e outros. Todas essas mensagens contém links ou aplicativos de smartphone e, se o usuário acessá-los, corre o risco de enviar aos bandidos os dados pessoais solicitados, incluindo os bancários.
Para se proteger desses ataques, esteja sempre atento e evite acessar links de e-mails, especialmente de endereços desconhecidos. Se algum conhecido enviou um link suspeito, envie uma mensagem perguntando a veracidade daquela informação. Não caia em promoções tentadoras demais e lembre-se: nem os bancos e nem a Justiça confirmam informações por e-mail! Se você caiu em algum golpe, não fique calado! Procure a delegacia mais próxima ou verifique se existe uma Delegacia Especializada em Crimes Eletrônicos na sua região e registre a ocorrência.
Navegue sempre em segurança! Certifique-se que os seus dispositivos estão com a versão mais atualizada do Sistema Operacional, antivírus e tome cuidado com links em e-mails ou arquivos anexados. Utilizar senhas seguras e diferentes para cada máquina que acessará a internet também ajuda a melhorar a sua segurança online. Também é importante evitar a instalação de programas indesejados, que podem prejudicar o desempenho da sua máquina ou conter vírus. Essas medidas em si já diminuem a chance da sua máquina pessoal ou do trabalho ficar infectada ou de que os dispositivos se tornem uma arma contra você.
0 resposta