O absenteísmo no trabalho se refere à ausência dos colaboradores no horário em que deveriam estar no expediente, ou seja, às faltas, às saídas antecipadas ou aos atrasos dos funcionários. As empresas que não estão atentas a esse detalhe podem ter as atividades diárias prejudicadas, a produtividade diminuída e, consequentemente, os lucros reduzidos.
Sem contar que as equipes correm o risco de ficarem sobrecarregadas tendo de substituir a pessoa que está ausente. Isso pode acarretar pedidos de demissões por sobrecarga de trabalho por parte dos que estão todos os dias na firma. O resultado mais provável será a abertura de novos processos de seleção, que, por serem trabalhosos, certamente ocasionarão gastos adicionais e problemas financeiros à empresa.
Deseja se informar mais sobre o absenteísmo? Continue a leitura!
O que é a entrevista de absenteísmo?
A entrevista de absenteísmo nada mais é do que uma ferramenta utilizada para identificar a causa das desídias dos funcionários. Ela tem o propósito de descobrir o verdadeiro motivo pelo qual eles estão saindo antes do horário ou faltando. Ela pode ser realizada de maneira amigável, como se fosse uma conversa, ou em forma de perguntas.
Se for identificada a causa, estratégias poderão ser argumentadas e um plano de ação ser elaborado. As entrevistas podem ser armazenadas e, ao final de um período, ser analisadas pelos gestores, que conseguirão ter maior noção de como lidar com os funcionários, incluindo planejar e implementar novas técnicas que deixem os colaboradores mais animados para o trabalho.
Qual é a importância da entrevista de absenteísmo?
A entrevista de absenteísmo deve ser encarada enquanto uma ferramenta usada para o desenvolvimento da empresa. Por meio dela, é possível obter alguns benefícios. Entre as vantagens, listam-se:
- menor tensão entre empresa e funcionários;
- melhor clima organizacional;
- mais facilidade na atuação dos gestores e do RH;
- redução das faltas dos servidores;
- menos gastos com demissões.
Para que os pontos positivos citados acima sejam alcançados, é preciso colocar em prática todas as ações disponíveis relacionadas à entrevista de absenteísmo.
Como realizar a entrevista de absenteísmo?
A taxa de absenteísmo é um dos principais indicadores de desempenho empresarial. Para realizar a entrevista, é necessário satisfazer determinados critérios. Entre eles, os seguintes:
- calcular o total de horas a trabalhar;
- verificar o tempo que cada funcionário trabalha;
- conferir os cartões de ponto;
- estar sempre atento a qualquer falta dos funcionários, seja de minutos, seja de horas ou dias;
- criar planilhas ou lançar em sistema as ausências planejadas e as não planejadas dos empregados.
É importante manter um relacionamento de confiança com os funcionários, a fim de conhecer quais são os motivos de suas displicências. Fique atento aos colaboradores que têm mais faltas e, se houver oportunidade, tenha uma conversa com eles. Desse modo, o percentual de assiduidade poderá aumentar e você logrará êxito em seus objetivos.
Então, agora que você já sabe o que é a entrevista de absenteísmo, não deixe de aplicar as nossas dicas em sua empresa. Além disso, procure conhecer as soluções do SOC para ajudar na gestão da sua empresa.
Gostou do nosso post sobre o absenteísmo? Acompanhe o SOC nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e vagas abertas: Instagram | Youtube | Facebook | LinkedIn | Twitter.