Blog de SST

4ª fase de implantação do eSOCial em vigor para os Grupos 2 e 3

14 de janeiro de 2022

Blog de SST

Compartilhe

Em 10/01/2022, entrou em vigor o início do envio de dados de SST ao eSOCial para empresas do grupo 2 e 3.

 

No dia 10 de janeiro de 2022, teve início a obrigatoriedade do envio de dados de segurança e saúde no trabalho ao eSOCial para o Grupo 2 (empresas com faturamento anual de até R$78 milhões) e Grupo 3 (MEI, produtores rurais PF e entidades sem fins lucrativos).

Essa é a 4ª fase do cronograma de Implantação do eSOCial. » Confira o cronograma oficial de implantação do governo.

 

Entenda sobre os envios dos leiautes S-2210, S-2220 e S-2240 do eSOCial

 

Evento S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho

O evento S-2210 se refere à Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e deve ser utilizado para comunicar acidentes de trabalho pelo empregador, ainda que não haja afastamento do trabalhador de suas atividades laborais.

Atente-se porque existem três tipos de CAT para o leiaute S-2210:

  • Inicial: refere-se à primeira comunicação do acidente ou doença do trabalho;
    • Reabertura: quando houver reinício de tratamento ou afastamento por agravamento da lesão (acidente ou doença comunicados anteriormente ao INSS);
    • Comunicação de óbito: diz respeito ao aviso de morte em decorrência do acidente de trabalho ocorrida após a emissão da CAT inicial.

 

Evento S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador

Tratando-se do S-2220, este é o evento que detalha as informações relativas ao monitoramento da saúde do trabalhador durante o seu contrato de trabalho. Nele, constam as informações relativas ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), avaliações clínicas e exames complementares.

 

Evento S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho.

No evento S-2240, são prestadas as informações que dizem respeito às condições de trabalho do trabalhador. Por exemplo: condições de prestação de serviços e se há exposição à fatores de risco de acordo com a “Tabela 24 – Agentes Nocivos e Atividades – Aposentadoria Especial” do eSOCial.

 

De quem é a responsabilidade do envio de dados de SST ao eSOCial?

A responsabilidade de envio dos documentos referentes à saúde e segurança do trabalho é da própria empresa, porém é imprescindível que o envio dos documentos de SST para a plataforma do eSocial seja realizado por profissionais especializados em Segurança e Saúde do Trabalho, evitando penalidades.

 

Envio dos dados de SST ainda mais rápido e seguro com o SOC

O SOC é um software de gestão de SST totalmente integrado e está pronto para enviar os leiautes e receber as informações diretamente do governo federal por meio da Mensageria.

Além disso a nossa equipe participa do Grupo de Trabalho Oficial do Governo para empresas pilotos de SST, garantindo antecipação e objetividade das soluções do SOC.

Otimize suas operações com as soluções exclusivas para atender ao eSOCial!

» Conheça todas as soluções do SOC: https://www.soc.com.br/esocial/

 

Conheça a Central eSOCial do SOC

O eSOCial ainda gera muitas dúvidas e, para tornar esse processo mais tranquilo para você e sua empresa, reunimos todas as informações sobre o eSOCial para você ter acesso facilitado.

Tire as suas principais dúvidas sobre o eSOCial com vídeos exclusivos, materiais gratuitos para download, links úteis e todas as novidades sobre o projeto. Tudo isso em um só lugar.

» Acesse: https://www.soc.com.br/central-esocial/

 

Confira detalhes do evento S2240 nos nossos artigos:

Evento S-2240: Origens do preenchimento de campos de acordo com o MOS | Maratona Esocial – Parte 1

Evento S-2240: Origens do preenchimento de campos de acordo com o MOS | Maratona Esocial – Parte 2

Comentários