EPI e EPC são siglas em que a única diferença está na última letra. Por mais que isso aparente ser óbvio, aconselhamos que você guarde esse conceito para que, assim, realmente domine as particularidades de cada categoria. Para o desempenho correto de muitos serviços, faz-se indispensável um conjunto de equipamentos que garantam a proteção do trabalhador.
Dessa forma, aqui reservaremos a atenção para aprofundar os distintos cenários de uso, que podem ser de maneira individual ou coletiva. Saber disso é fundamental para evitar acidentes e aumentar a produtividade no trabalho. Por esse motivo, após a leitura deste texto, você compreenderá o que são EPI e EPC, quais as principais diferenças e qual a importância da utilização correta e constante. Confira!
O que são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)?
O ambiente de trabalho requer certos cuidados, entre eles o zelo pelo próprio corpo e pelo corpo coletivo. O raciocínio funciona do seguinte jeito: toda empresa é um organismo vivo que, para o seu todo funcionar bem, necessita de que cada pequena parte exerça a sua função livre de riscos. Assim, o passo inicial é partir de uma escala micro, isto é, voltar-se para o corpo individual de cada trabalhador.
Os Equipamentos de Proteção Individual são adicionais que aumentam a segurança no trabalho. Para você ter um exemplo, imagine um laboratório de produtos químicos. Nele, substâncias nocivas são manipuladas e, por conseguinte, precisam ser tratadas com todo o cuidado, a fim de que o corpo não as absorva. Logo, óculos, luvas e calçados de segurança são alguns dos EPIs que podem ser utilizados nesse caso.
Há, ainda, uma variedade de equipamentos que dependem do contexto de cada profissão. De toda forma, os pilares para a sua utilização devem sempre ser lembrados, com a finalidade de assegurar a conscientização e a clareza das informações.
Eis os três pilares: a atenuação de riscos de acidentes de trabalho, o respeito à saúde do trabalhador e a manutenção da progressão da produtividade laboral. Veremos em seguida que os EPCs também não ficam de fora disso.
O que são Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs)?
Seguindo o raciocínio de entender a empresa enquanto um organismo vivo, temos os Equipamentos de Proteção Coletiva como uma parte importante que estrutura, coletivamente, a prevenção de riscos. Os EPCs têm, pois, a função de alertar a possibilidade de perigo em determinados espaços. Desse modo, os trabalhadores obedecem aos cuidados exigidos, controlando-se os riscos do cotidiano do trabalho.
Portanto, faixas, cones, placas e quaisquer outros itens que aumentem a sinalização do ambiente de trabalho constam como um EPC. Ressalta-se que EPC e EPI são estratégias combinadas de proteção. Lembra-se de quando falamos que a empresa, para funcionar bem, precisa que cada parte cumpra a sua função, seja no âmbito micro, seja no âmbito macro? Então, o êxito vem daí.
Quais são as principais diferenças entre EPI e EPC?
Até aqui, você já deve ter percebido, de maneira indireta, algumas das distinções entre os dois tipos de Equipamento de Proteção. Agora, queremos relembrar o que destacamos na introdução deste texto no que se refere à diferença entre EPI e EPC estar na última letra. Pensar com simplicidade sobre questões óbvias também é um modo de inteligência que leva a lugares de sucesso.
Todo mundo sabe o que é algo unitário e algo comunitário. Assim, quando se fala nas diferenças entre EPI e EPC, o que facilita o aprendizado é entender as duas posições que o trabalhador ocupa na empresa: a de desempenhar funções que apenas ele é capaz de fazer e a de realizar atividades que envolvem outras pessoas. Para cada uma, conforme vimos, são requeridos equipamentos de proteção variados.
Qual a importância da utilização correta e constante?
Primeiro, vem a obrigatoriedade, regulamentada pelas NR-06, NR-04, NR-10, NR-12 e NR-33. Essas normas estabelecem a exigência legal, de sorte que as organizações têm o dever de fornecer os Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva. Cada norma regulamentadora determina as situações de requisição de uso dos EPs. Uma empresa que esteja dentro da legalidade sabe da importância da instalação desses aparatos de segurança.
Informação é prioridade
A conscientização e a informação também são um Equipamento de Proteção fundamental. Para isso, é primordial a promoção de uma cultura organizacional que priorize a disciplina e siga as instruções de uso dos EPs. Muitas vezes, uma boa conversa sobre as consequências de um uso leviano dos EPs consegue garantir a integridade física de toda uma equipe de trabalhadores.
Atualização é segurança
Além disso, mais do que disponibilizar um manual de instruções, é preciso colocar em movimento as diretrizes de proteção. Afinal, elas podem ser atualizadas e mudar de contexto diante de modificações físicas da empresa, por exemplo. Portanto, inserir práticas de atenção é uma das melhores estratégias para tornar o empreendimento um local seguro de trabalho.
Excelência é saúde preventiva
A prevenção de acidentes de trabalho figura como uma das formas mais conscientes de aumentar os lucros da organização. Posicionar-se positivamente no mercado de trabalho fortalece a atração de profissionais e investimentos excelentes.
Logo, o respeito à legislação, com a implementação das NRs aplicáveis ao caso, não é apenas uma formalidade usual, sendo igualmente um dos pilares para a construção de um futuro mais estruturado e seguro. Ser referência é ser um ambiente propício à manutenção da vida e da saúde dos trabalhadores.
O espaço de trabalho acontece na combinação entre o coletivo e o individual. Essa lógica não seria diferente com os Equipamentos de Proteção. À vista disso, EPI e EPC promovem a segurança integrada, oportunizando o aumento do nível de segurança de todos os envolvidos. Reiterando, os EPIs são capacetes, calçados, luvas, óculos e afins, ou seja, qualquer apetrecho que proporcione proteção individual. Por outro lado, os EPCs são faixas, placas e tudo o mais que consiga sinalizar bem o ambiente de trabalho.
Agora que você conferiu e já está por dentro da importância de conscientizar os trabalhadores para o uso correto dos Equipamentos de Proteção, veja as melhores formas de gestão de EPI e EPC com a tecnologia SOC!
Se interessou? Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita.