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Estratégias para prevenção de acidentes em empresas

2 de julho de 2024

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Falar de prevenção de acidentes no trabalho é necessário, neste artigo, veja boas práticas a se seguir no local de trabalho.

Muito se fala sobre prevenção de acidentes, e há até uma data para comemorar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que foi criada devido aos altos índices de acidentes de trabalho.

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, 1 notificação de acidente de trabalho é notificada a cada 51 segundos, número que é preocupante e que precisa ser mudado.

No entanto, é necessário reforçar como ter uma boa prevenção de acidentes em empresas, isso porque, há muitos que podem ser evitados com simples atitudes do dia a dia.

O que é um Acidente do Trabalho?

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

>> Acidentes de trabalho e a diferença entre incidente, quase acidente e acidente

O acidente de trabalho tem diversos tipos, como o acidente atípico, acidente agravante, acidente de trajeto e doenças ocupacionais.

  • Acidente típico: é o tipo mais comum e diz sobre qualquer evento que não foi programado e que ocorreu no ambiente de trabalho, causando lesões físicas ou danos à saúde do colaborador.
  • Acidente agravante: é o tipo que agrava uma condição que o colaborador já tinha, ele não gera o problema, mas agrava o quadro prévio.
  • Acidente de trajeto: o acidente de trajeto é o tipo que ocorre durante o percurso que o trabalhador realiza entre sua casa e o local de trabalho ou vice-versa.
  • Doenças ocupacionais: a doença ocupacional também é considerada um acidente de trabalho e se dá pela exposição contínua ou repetitiva a fatores presentes no local de trabalho, podendo ser causada por agentes físicos, biológicos, químicos, psicossociais ou ergonômicos.

A importância da prevenção de acidentes em empresas

Um acidente na empresa é grave, afinal, é uma pessoa que se machucou, é um colaborador que precisa ficar fora do trabalho, é o membro de uma equipe que fará falta, é um custo para a empresa, e por aí vai. São muitos pontos que envolvem esse acidente.

>> Prevenção de riscos e acidentes: saiba como um software de SST pode auxiliar

Por isso, é importante tomar atitudes para evitá-los.

Veja boas práticas para prevenção de acidentes

  • Conscientize todos os funcionários sobre a importância da segurança do trabalho:

A segurança do trabalho deve ser uma pauta importante no dia a dia, os funcionários devem saber o papel deles com a segurança e os riscos que estão suscetíveis. Ações como Diálogo Diário de Segurança, avisos no local de trabalho e até palestras do assunto devem fazer parte da rotina.

  • Realize avaliações de risco a fim de identificar possíveis perigos presentes no ambiente:

A avaliação de risco ajuda a identificar processos e situações que podem causar acidentes, bem como determinam a probabilidade de acontecer cada perigo e suas consequências e quais estratégias a empresa pode ter para impedir que os riscos ocorram.

  • Local de trabalho limpo e organizado é imprescindível:

Seja no chão de fábrica até uma mesa de escritório, manter o local de trabalho limpo e organizado evita acidentes. Imagine só tropeçar em algum item que estava fora do lugar? Um acidente que parece ‘simples’, pode trazer grandes consequências para o colaborador.

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  • Conscientize sobre o uso de EPI’s adequados:

Um dos principais pontos para prevenção de acidentes é o uso de EPIs adequados. A empresa e o próprio colaborador possuem responsabilidade sobre isso, a empresa com a tarefa de conscientizar e oferecer o equipamento necessário, e o colaborador com o bom uso, notificar se o mesmo está quebrado e fazer a troca, guardar corretamente, e entre outras boas práticas.

  • Sinalize o ambiente:

A sinalização de segurança é regulamentada pela Norma Regulamentadora 26, que estabelece quais sinalizações devem ser adotadas e suas respectivas cores, com a finalidade de indicar a existência de riscos. A sinalização pode ter diversas funções, como indicar as saídas de emergência, indicar localização de extintores, a necessidade do uso de EPIs no ambiente, proibir a entrada de pessoas não autorizadas e outras.

  • Tenha rotinas de treinamentos:

Os treinamentos fazem parte de uma rotina de prevenção de acidentes de trabalho, existem diversos tipos de treinamentos, como sobre o uso de EPIs, primeiros socorros, CIPA, combate a incêndios e outros.

  • Canais de comunicação são importantes para os colaboradores poderem relatar suas condições:

Ter canais de comunicação para que o colaborador possa relatar condições de trabalho são essenciais.  A empresa deve ter uma pessoa responsável por esse canal, que fará a intermediação sobre o que o colaborador necessita. O colaborador poderá falar sobre perigos que vêm sentindo no ambiente de trabalho. Muitos trabalhadores ficam com ‘medo’ de expressar potenciais perigos, e ter um canal de comunicação facilita isso.

  • Estimule o trabalho e a segurança em equipe:

O trabalho em equipe também é uma forma de prevenção de acidentes. Isso porque, é importante ter mais de um membro verificando os sistemas de segurança e ajudando a identificar possíveis riscos, aumentando a atenção uns com os outros também.

Os acidentes de trabalho mais comuns

Segundo o Smartlab (Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho), foram registrados mais de 7 MILHÕES de acidentes de trabalho no Brasil, esse número considerando apenas os colaboradores registrados via CLT.

Entre os acidentes mais comuns, seja em uma fábrica, em uma obra ou em um escritório, estão:

  • Quedas: mesmo uma queda simples e considerada ‘boba’, pode ser fatal para um colaborador, e são recorrentes no trabalho;
  • LER (Lesões por Esforço Repetitivo): lesão provocada pela realização de uma atividade contínua e repetitiva. Muito comum em escritórios onde o colaborador digita em um teclado por muito tempo ou até mesmo com motoristas, ao dirigir um caminhão;
  • DORT (Distúrbio Ostoemuscular Relacionado ao Trabalho): é um distúrbio que engloba um conjunto de lesões. Isto é, afetando músculos, tendões, nervos e articulações, causam dor e comprometimento funcional. A causa mais comum é a sobrecarga;
  • Fraturas: uma fratura pode ocorrer devido a falta de sinalização de uma área molhada ou a falta de placas instruindo sobre o uso de equipamentos. São comuns em todos os tipos de trabalho;
  • Choques elétricos: tomadas e estruturas elétricas devem ser bem observadas, uma falta de manutenção ou o manuseamento errado pode levar a um choque elétrico, por isso é importante estar atento aos riscos e perigos ligados a parte elétrica;
  • Doenças mentais: a sobrecarga pode causar estresse, depressão e ansiedade, que são muito comuns em ambientes com muita pressão.

>> Veja quais são os 6 acidentes de trabalho mais comuns nas empresas

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