Também conhecida como employee experience, a experiência do funcionário é muito importante para sua empresa. Ela se trata de como o trabalhador está se sentindo perante a organização. Isto é, se ele está contente ou descontente com a companhia por qualquer motivo que seja.
Avaliar a experiência do colaborador é algo importantíssimo para qualquer negócio. Afinal, por meio da avaliação dessa experiência, é possível determinar o quão motivados estão seus colaboradores ou por que eles estão desmotivados. Quanto melhor for a experiência do colaborador com a empresa, melhor será a produção dele. Por isso, é essencial, sempre que possível, fazer pesquisas dentro de sua organização para escutar seus funcionários.
Interessado no assunto? Continue com a gente e tenha uma boa leitura!
Qual é a importância da experiência do colaborador?
É de suma importância que o colaborador tenha uma boa experiência com a empresa em que trabalha. Afinal, quem gosta de trabalhar em um lugar onde não se sente bem? Inclusive, esse aspecto influencia diretamente na produtividade do negócio, bem como nos resultados que serão alcançados.
Como melhorar a experiência dos funcionários?
Agora, você pode estar se perguntando: como garantir a boa experiência dos meus funcionários? A seguir, vamos dar algumas dicas valiosas que podem ajudá-lo com isso.
Sempre escute os seus colaboradores
Quem melhor que os seus colaboradores para falar sobre o que eles pensam e sentem sobre a empresa? Então, por isso é sempre importante perguntar aos seus funcionários como eles estão e o que pensam sobre a rotina de trabalho.
Dessa forma, você também mostrará aos seus colaboradores que se importa com a opinião e a saúde mental deles. Isso faz com que eles se aproximem e criem empatia com a empresa, tendo, assim, maior motivação e produtividade.
Essa também é uma forma de trazer seus funcionários para perto da gestão da empresa, criando laços de confiança entre os gestores e os geridos. Seus colaboradores se sentirão mais seguros quanto ao trabalho deles e ao mesmo tempo mais incluídos dentro das questões importantes do negócio.
Promova um bom ambiente de trabalho
A infraestrutura de um bom ambiente laboral engloba mais do que ter as melhores ferramentas de trabalho e um lugar climatizado. É importante que o ambiente seja acolhedor e promova o bem-estar do colaborador. Oferecer um ambiente de lazer e móveis confortáveis é uma boa tática para tornar o local melhor para seus funcionários.
Essa prática faz com que seus colaboradores se sintam mais à vontade. Dessa forma, eles ficam mais felizes e realizam suas tarefas com mais empenho. Além disso, trabalhar em um ambiente acolhedor é algo que impacta todas as áreas de uma empresa.
Portanto, promover esse tipo de ambiente em sua organização, comprovadamente, trará resultados melhores para você e para sua equipe. Todas as grandes empresas no mercado oferecem esse tipo de ambiente a seus colaboradores. Aqui, um dos exemplos mais famosos é o Google, reconhecido pela qualidade das suas instalações.
Ofereça benefícios
Alguns benefícios oferecidos pela organização podem aumentar a satisfação de seus funcionários com a empresa. As cestas básicas e o plano de saúde são os benefícios mais oferecidos pelas companhias, mas existem outros benefícios bem interessantes que podem ser disponibilizados, como o vale-cultura.
Oferecer benefícios a seus colaboradores, na grande maioria das vezes, representa um esforço pequeno da empresa, mas que auxilia, e muito, na vida de seus funcionários. Pensar em um plano de benefícios que seja realmente impactante e faça a diferença é uma ótima estratégia para manter seus funcionários motivados e felizes de trabalhar em sua organização.
Pratique a meritocracia
Estimular seus funcionários a atingir metas para que ganhem algo a mais, seja um bônus salarial, uma folga extra ou outros “prêmios”, é uma forma de manter seus colaboradores focados. Isso faz com que os funcionários se motivem mais e mais para alcançar os resultados necessários e, consequentemente, receber esses “prêmios”.
Desse modo, os colaboradores que entregarem os resultados que a empresa anseia serão bonificados. Com esse incentivo, a experiência deles na organização e a qualidade do trabalho só tendem a melhorar.
Oferecer essas bonificações também é uma forma de explorar o potencial máximo de seus colaboradores. Afinal, quem não quer ganhar algo a mais? Pois é, praticar a meritocracia dentro de sua empresa é outra boa prática que traz ótimos resultados.
Garanta boas oportunidades de crescimento na empresa
Ter um bom plano de carreira para o colaborador dentro da organização é uma boa estratégia para reter seus funcionários e mantê-los com um alto grau de produtividade. Afinal, crescer dentro da empresa é o sonho de todo trabalhador.
Oferecer uma oportunidade de promoção para seu funcionário sempre será a melhor forma de ele se manter focado em atingir suas metas. Dessa forma, com a expectativa de promoção de um ou mais funcionários, a performance de sua equipe aumentará.
Como avaliar se o colaborador está tendo uma boa ou uma má experiência com a empresa?
A principal forma de avaliar como está sendo a experiência de um funcionário com a empresa é analisar os resultados dele. Também é bom examinar as faltas injustificadas do colaborador, pois isso indica muitas vezes qual a experiência que ele está tendo com a organização.
Na grande maioria dos casos, quando um funcionário está com baixa produtividade ou com muitas faltas injustificadas, isso significa que ele está tendo uma experiência ruim com a empresa. Já quando o colaborador está apresentando bons resultados e poucas ou nenhuma falta injustificada, isso significa que, provavelmente, sua experiência está sendo agradável.
No decorrer deste post, foi possível aprender o quão importante é a experiência do funcionário dentro de uma companhia. Também foi possível destacar que funcionários que têm boas experiências com a empresa trazem resultados melhores.
Lembre-se de que uma das formas de garantir boas experiências é disponibilizar um ambiente saudável e acolhedor aos seus colaboradores. Ainda, é importante destacar que oferecer benefícios, crescimento dentro da empresa e “prêmios” por meritocracia são ótimas formas de manter seus funcionários focados e motivados.
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