Entenda como fazer uma Gestão FAP eficiente, focada na prevenção dos acidentes de trabalho e como isso está ligado diretamente ao financeiro de sua empresa.
O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) é o índice responsável pelo desempenho de uma empresa em relação a saúde de seus colaboradores, é um sistema de bonificação do SAT (Seguro contra Acidentes de trabalho). Instituições que apresentam um número maior de acidentes ou doenças ocupacionais, pagam mais, já as empresas que conseguem zerar esse número ganham 50% de desconto na alíquota.
Veja algumas dicas que podem ajudar na Gestão de FAP da sua empresa:
1. Faça um levantamento de riscos ocupacionais.
O primeiro passo é com o objetivo de analisar os possíveis riscos causadores de acidentes ou doenças ocupacionais. Após esse levantamento é necessário propor soluções que evitem situações de perigo, que possam vir a afetar a saúde do trabalhador, tanto física quanto psicológica.
2. Ofereça uma rotina de ginástica laboral para os colaboradores.
A rotina no ambiente de trabalho pode ser prejudicial para a saúde do colaborador, por esse motivo é importante oferecer um incentivo a uma rotina saudável. Existem algumas atividades que podem ajudar na prevenção de doenças crônicas que podem acabar surgindo no ambiente corporativo, são elas: Ginástica laboral, reeducação alimentar, fisioterapia preventiva e academia corporativa.
3. Adquira um laudo ergonômico.
O laudo ergonômico irá identificar as doenças ocupacionais que estão ligadas aos problemas de ergonomia. É de suma importância o investimento em um laudo ergonômico, pois, após os resultados do laudo, é possível realizar mudanças significativas que possam prevenir e, até mesmo, anular os problemas que afetam a qualidade de vida do trabalhador.
4. Tenha um sistema de Gestão de FAP eficiente.
Uma prática inteligente na hora de fazer a Gestão de FAP é a adquirir um sistema que ajude a simplificar e reduzir a Gestão de FAP. O SOC possibilita que toda a gestão seja feita dentro do sistema, onde você pode controlar todas as etapas, prazos e tarefas relativas ao processo de afastamento dos seus funcionários, além de permitir que a sua empresa personalize diversos controles focados na geração de evidências para a prevenção e respaldo legal de possíveis afastamentos.
Como a gestão do SOC pode ajudar?
O SOC é o maior Software de saúde e segurança do trabalho do país, com o nosso sistema, a sua empresa tem a possibilidade de otimizar as tarefas e organizar a gestão de FAP.
A Gestão de FAP é uma ótima estratégia para as empresas que buscam diminuir custos. Um exemplo de sucesso é o caso da Mendes Junior, que reduziu o FAP em 36%, economizando cerca de R$ 2 milhões de reais, com a funcionalidade de Gestão de FAP do SOC.
Busque por empresas que proporcionam uma gestão completa em saúde e segurança do trabalho, o SOC além de disso, oferece um sistema integrado com o eSOCial, que faz os envios dos eventos obrigatórios para o governo.
Contrate o SOC para a Gestão de FAP da sua empresa, e tenha um software completo para cuidar da saúde e segurança ocupacional dos seus colaboradores. Para mais informações entre em contato com a nossa equipe e solicite uma proposta.
Gostou deste conteúdo? Então, leia também:
Acompanhe o SOC nas redes sociais e fique por dentro das novidades na área de SST: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.